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1(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 42Código: 17681

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Reprodução - Algas Reprodução - Pteridófitas Reprodução - Angiospermas Reprodução - Briófitas Reprodução - Fungos Rec Reprodução - Gimnospermas
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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Entre os seres vivos ocorrem os tipos gamética, espórica e zigótica, de meiose, segundo o esquema: meiose espórica ——» 4esporosn célula2n =» meiose gamética ——» 4 gametasn meiose zigótica — — 4 núcleos n As meioses espórica, gamética e zigótica ocorrem, respectivamente, em a) algas, vegetais e fungos. b) vegetais, algas e fungos. c) vegetais, fungos e algas. d) fungos, algas e vegetais. e) fungos, vegetais e algas.


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2(UFMG- aa - 2010)Número Original: 4Código: 6388859

Segunda Etapa

Identificação de hormônios vegetais por meio de suas ações fisiológicas .f Uso de figuras (Biologia).t Análise dos mecanismos fisiológicos de plantas por consequência da poda .f Características do crescimento e desenvolvimento vegetal .f Características do fototropismo de plantas em diferentes condições .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Buscando explicar a ocorrência do fototropismo, Charles Darwin realizou, juntamente com Francis Darwin, seu filho, várias experiências, mostradas nas figuras I e II, utilizando sementes de gramíneas. Analise estas duas figuras: x Y w z Raios x Y Ww z de luz I-Na ausência de luz II -Na presença de luz Legenda. X- Coleóptilo com a ponta descoberta W- Coleóptilo com a ponta retirada Y - Coleóptilo coma ponta envolvidaem Z- Coleóptilo com a ponta descoberta e com o papel opaco meio do corpo envolvido em papel opaco 1.A) A partir da análise dessas figuras e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, ELABORE duas conclusões a que se pode chegar com base nos resultados das experiências descritas. Conclusão 1 Conclusão 2: B) REPRESENTE, no espaço próprio da ampliação, a alteração morfológica das células do segmento da planta destacado na figura abaixo. Raios de luz C) EXPLIQUE a ação da substância envolvida no processo representado no subitem B, deste item. 2. Em determinada época do ano, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza poda de árvores das vias públicas da cidade CITE uma consequência dessa prática para as plantas e EXPLIQUE os mecanismos fisiológicos dela decorrentes. Consequência: Explicação: 3. Hormônios vegetais sintéticos podem ser empregados, na agricultura, com diferentes objetivos — entre eles, a obtenção de frutos sem sementes, como mostrado nestas figuras: (HE À “a Considerando a obtenção de frutos sem semente exemplificada, IDENTIFIQUE a fase do ciclo do desenvolvimento da planta em que ocorreu a aplicação do hormônio vegetal. JUSTIFIQUE sua resposta. Fase" Justificativa:


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3(USP- SP - 2016)Número Original: 6Código: 6387115

Segunda Fase - Terceiro Dia

Identificação da curva que representa o processo de transpiração da água de uma árvore Indicação do fluxo de água entre as células estomáticas para manter o estômato aberto Uso de figuras (Biologia).t Relação fisiológica entre o processo de transpiração e a absorção de água nas plantas Identificação da curva que representa o processo de absorção da água de uma árvore Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - USP 2016
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No gráfico abaixo, uma das curvas representa a entrada e a outra, a saída de água em uma árvore da mata atlântica, ao longo de 12 horas, num dia ensolarado. Taxa relativa (g/h) Hora da dia a) Considerando que, em uma planta terrestre, a transpiração é realizada majoritariamente pelos estômatos, identifique a curva que representa a transpiração e a que representa a absorção de água. b) Explique como os processos da transpiração e da absorção de água nas plantas se relacionam fisiologicamente. c) Na página de resposta, há o esquema de um estômato aberto. Nas quatro barras pretas, coloque setas indicando a direção do fluxo da água entre as células estomáticas, para manter o estômato aberto. Célula subsidiária Célula guarda


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4(UECE - 2016)Número Original: 9Código: 7864721

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Funções do hormônio vegetal Etileno .f Funções do hormônio vegetal Giberelina .f Funções do hormônio vegetal Auxina.t Funções do hormônio vegetal Ácido abscísico (ABA)
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Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
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Quando Fitting, em 1909, usou o termo para descrever o fenômeno de senescência induzida pela fertilização da flor em orquideas, o conceito de hormônio surgiu no contexto das plantas. O uso desse termo foi consolidado pelos trabalhos feitos com fototropismo na época da descoberta das auxinas. O botânico alemão Julius Von Sachs (1897) já havia postulada que as plantas produziam determinadas substâncias responsáveis pela formação de órgãos, tais como raizes e flores. Tal conceito foi recentemente desenvolvido pelo grupo do professor Leubner Metzger da Albert Ludwigs University, na Alemanha. O conceito atual inclui a função dos hormônios como mensageiros quimicos na comunicação entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores. (Os Hormônios Vegetais, Lourdes Isabel Velho do Amaral, 2010). No que diz respeito aos hormônios das plantas, assinale a afirmação INCORRETA. A) As auxinas apresentam uma gama enorme de efeitos fisiológicos, mas sua marca típica é o envolvimento no alongamento celular e sua interação sinergética com histonas na regulação do processo de divisão celular. B) As giberelinas (GAs) regulam a mobilização de reservas em graos de cereais e transformam anões genéticos de milho, ervilha e arroz em plantas de altura normal. C) O ácido abscísico (ABA) está envolvido na regulação do fechamento estomático, na adaptação a vários estresses e na indução de estruturas dormentes, como gemas de inverno de árvores decíduas da região temperada. A embriogênese e a maturação da semente, inclusive a sintese de proteínas de reserva, também são mecanismos regulados por ABA. D) O etileno foi descoberto por seu efeito no crescimento de plântulas e no amadurecimento de frutos. Esse hormônio regula várias respostas nos vegetais, tais como germinação, expansão celular, diferenciação celular, florescimento, senescência e abscisão, embora sua ação dependa do estágio de maturação.


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5(MACKENZIE - 2017)Número Original: 43Código: 6891454

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Características do ciclo reprodutivo das Angiospermas Características do ciclo reprodutivo das Pteridófitas .f Características do ciclo reprodutivo das Gimnospermas .f Características gerais da reprodução das briófitas .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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A respeito da reprodução nos 4 grupos vegetais (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), é correto afirmar que a) b) há ocorrência, em todos eles, de alternância de gerações, Isto é, ocorre uma fase gametofítica seguida de uma fase esporofítica. a meiose, nas Angiospermas e Gimnospermas, ocorre para a formação de gametas; enquanto nas Briófitas e Pteridófitas, a meiose ocorre para a formação de esporos. a fase predominante, em todos os 4 grupos, é a esporofítica. o grão-de-pólen é uma exclusividade das Angiospermas. óvulo e ovário são estruturas que se desenvolvem em Gimnospermas e Angiospermas e que levam à formação da semente e do fruto.


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