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Resultados

1(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 3Código: 6991218

Exame Discursivo

Uso de figuras (Biologia).t Determinação de genótipos através do sistema de determinação sexual em aves .f Determinação da porcentagem de um fenótipo definido por genes ligados ao cromossomo Z .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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Em pombos, o sexo é determinado pelos cromossomos Z e W, sendo as fêmeas heterozigóticas ZW e os machos homozigóticos ZZ. A coloração das penas desses animais é definida por três genes ligados ao cromossomo Z. Observe a imagem, que representa o padrão de dominância desses genes no cruzamento dos pombos. MACHO FÊMEA Vermelho Azul É | Vermelho Ef <—Marrom i, Gene para cor nos cromossomos: alelo vermelho —» alelo azul ——————» alelo marrom ——» sem gene para cor À) Vermelho Vermelho Marrom Adaptado de learn.genetics.utah.edu. A partir dessas informações, considere o cruzamento entre fêmeas de pombos vermelhos com machos azuis. Apresente os genótipos possíveis desses machos azuis. Calcule, ainda, para cada um desses genótipos, a porcentagem de pombos de coloração azul na prole, independentemente do sexo.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UECE - 2019)Número Original: 20Código: 7854907

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Identificação do genótipo para hemofílica a partir de um cruzamento .f Identificação do genótipo para calvície a partir de um cruzamento .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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A hemofilia é uma enfermidade recessiva ligada ao cromossomo X e a calvície é uma característica autossômica dominante no homem e recessiva na mulher. Sabendo disso, considere o cruzamento entre os seguintes fenótipos: Cruzamento 1: XHXxhx Xhy Cruzamento 2: XCXcx XCyC Assim, é correto afirmar que os genótipos de uma filha hemofílica do Cruzamento 1 e de um filho calvo do Cruzamento 2 são, respectivamente, A) (XHXM e (XE YE ou XE YC), B) (X4 XH) e (xe YE ou XE Y°), C) (X" X") e (Xf YS ou XS Y¢). D) (xX xh) e (XC YC ou X¢ YC),


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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 66Código: 13840

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Cromossomos Sexuais Rec Determinação Sexual
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Eu e meus dois papais No futuro, quando alguém fizer aquele velho comentário sobre crianças fofinhas: “Nossa, é a cara do pai!”, será pre- ciso perguntar: “Do pai número um ou do número dois?”. A ideia parece absurda, mas, em princípio, não tem nada de im- possível. A descoberta de que qualquer célula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e versátil pode significar que homens são capazes de produzir óvulos, e mulheres têm chance de gerar espermatozoides. Tudo graças às células iPsS (sigla inglesa de “células-tronco pluripotentes induzidas”), cujas capacidades “miraculosas” es- tão começando a ser estudadas. Elas são funcionalmente idênti- cas às células-tronco embrionárias, que conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo. Em laboratório, as células iPS são revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação ge- nética. (Revista Galileu, maio 2009.) Na reportagem, cientistas acenaram com a possibilidade de uma criança ser gerada com o material genético de dois pais, necessitando de uma mulher apenas para a “barriga de alu- guel”. Um dos pais doaria o espermatozoide e o outro uma amostra de células da pele que, revertidas ao estado iPS, da- riam origem à um ovócito pronto para ser fecundado in vitro. Isto ocorrendo, a criança (A) necessariamente seria do sexo masculino. (B) necessariamente seria do sexo feminino. (C) poderia ser um menino ou uma menina. (D) seria clone genético do homem que forneceu o esperma- tozoide. (E) seria clone genético do homem que forneceu a célula da pele.


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4(MACKENZIE - 2020)Número Original: 42Código: 7505115

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Características genéticas do daltonismo .f Características gerais da hemofilia .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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No heredograma esquematizado a seguir, os genes recessivos (d) e (h) causam, respectivamente, daltonismo e hemofilia. O casal teve um primeiro filho normal; um segundo daltônico e hemofilico; um terceiro, apenas daltônico; um quarto, apenas hemofílico. A partir do heredograma e de seus conhecimentos, considere as afirmações a seguir: XX XY 1º 2° 3º 4º Filho Filho Filho Filho I. Tratam-se de heranças ligadas ao sexo. II. Os genes de h estão em situação de linkage e são distribuídos aos gametas de acordo com a 2º lei de Mendel HI. Apenas a mãe pode transmitir os genes d e h aos descendentes do sexo masculino. IV. 03º eo 4º filhos são resultantes de crossing-over na gametogênese feminina. V. Não considerando o crossing-over, o casal tem 25% de chance de ter uma 5º criança com daltonismo e hemofilia. Estão corretas a) apenasle ll. b) apenas II, Hle IV. c) apenas Ile IV. d) apenas I, II, le IV e) apenas I, HI, IV e vV.


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5(UFPR - 2014)Número Original: 10Código: 6340564

Segunda Fase

Determinação de genótipos com genes de herança ligada ao sexo .f Motivos da falta do fenótipo cálico em gatos machos .f Determinação de genótipos com genes de herança autossômica .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2014
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Nos gatos domésticos, a herança da cor da pelagem é ligada ao sexo. Os machos e as fêmeas podem ser pretos ou malhados (com pelos pretos e pelos brancos), ou podem ser amarelos ou malhados (com pelos amarelos e pelos brancos). Somente as fêmeas podem possuir as três cores (com pelos pretos, pelos amarelos e pelos brancos), sendo este último fenótipo chamado de cálico. A cor branca dos pelos é condicionada por um gene autossômico e tanto o macho quanto a fêmea podem ou não expressá-lo. Sabendo disto, responda: Quais são os genótipos e fenótipos dos pais cujos descendentes são: metade das fêmeas possuem fenótipo cálico e a) metade são malhadas (pelos pretos e brancos), e metade dos machos são malhados (pelos amarelos e brancos) b) Qual a hipótese que melhor explica a falta do fenótipo cálico nos machos? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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