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  • Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular)
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Resultados

1(FAMERP - 2018)Número Original: 3Código: 7908800

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Consequências da redução de mitocôndrias para as células musculares e neurônios .f Características da síndrome de depleção do DNA mitocondrial .f Probabilidades envolvendo herança autossômica .f Identificação da molécula fundamental ao metabolismo celular sintetizada pelas mitocôndrias.t
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Questão de Vestibular - FAMERP 2018
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O bebê Charlie Gard, de 11 meses, morreu devido à Síndrome de Depleção do DNA mitocondrial, doença muito rara, que causa a morte precoce. Essa síndrome é determinada por uma mutação no gene autossômico RRM2B, situado no núcleo celular. Essa mutação faz com que o gene não produza uma proteina essencial para a síntese de DNA mitocondrial, o que provoca uma redução na quantidade dessas organelas, afetando principalmente células musculares e neurônios, como ocorreu com o bebê Charlie. (Folha de S.Paulo, 05.07.2017. Adaptado.) a) Qual molécula fundamental ao metabolismo celular é sintetizada pelas mitocôndrias? Por que a redução da quantidade de mitocôndrias afeta principalmente células musculares e neurônios? b) Considerando que os pais de Charlie não possuem a síndrome e que as mitocôndrias são herdadas da linhagem ma- terna, por que a mãe de Charlie não apresenta a doença? Qual a probabilidade de os pais de Charlie gerarem outra criança com a mesma síndrome?


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2(UFPR- aa - 2016)Número Original: 10Código: 6388518

Segunda Fase

Consequências da alteração de pH no interior dos lisossomos Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Consequências do uso de detergente nas mitocôndrias Consequências da alteração de pH na matriz mitocondrial Consequências do aumento de ATP para os lisossomos
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Uma das condições necessárias para o funcionamento dos lisossomos e das mitocôndrias é a manutenção de concentração de prótons no seu interior diferente da encontrada no citosol (pH = 7). Essa diferença na concentração depende de transporte ativo e da integridade das membranas. Mitocôndrias e lisossomos foram separadamente, durante algumas horas, na presença de 3 diferentes substâncias (detergente, gerando os resultados apresentados na figura. Nas situações |, Il e Ill, o meio de incubação foi preparado em solução- tampão com pH = 7, oxigênio e outras moléculas requeridas para o experimento. 5 7758 . . EscaladepH J TT) Organelas após incubação Mitocôndrias Lisossomos Organelas antes da incubação Mitocôndrias ! ! 0 GD GS 1O Lisossomos O I ul O) a) No caso das mitocôndrias, qual das três situações (1, Il ou | detergente? representa o resultado obtido após a incubação com b) Qual dos três resultados (|, I! ou Ill) foi obtido após a incubação de lisossomos com ATP? c) Explique como o funcionamento dos lisossomos seria prejudicado caso o valor de pH do interior da organela fosse alterado para 7. d) Explique como o funcionamento das mitocôndrias seria prejudicado caso o valor de pH da matriz mitocondrial fosse alterado para 7


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3(UFRGS - 2018)Número Original: 2Código: 7079116

Terceiro Dia

Características das mitocôndrias .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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A mitocôndria é uma organela da célula eucariótica. Considere as seguintes afirmações sobre essa organela. I -A membrana interna forma pregas, possibilitando o aumento da superficie que contém proteinas e enzimas da cadeia respiratória. Il - A membrana externa apresenta aceptores que participam da glicólise. III- Ela esta presente em abundância nas células do tecido muscular estriado esquelético. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, Ile III.


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     C     
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4(UFMG - 2008)Número Original: 2Código: 6347226

Segunda Etapa

Mitocôndrias - Cloroplastos (Fisiologia celular)
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Questão de Vestibular - UFMG 2008
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1. Observe esta figura, em que está representado o cromossoma X: tino Cie hemalc (areia ‘Aenzima G-6-PD (glicose seis fosfato desidrogenase), presente nas hemácias, está envolvida no metabolismo. da glicose. Sabe-se que a deficiência dessa enzima toma a hemácia sensível a certas drogas — por exemplo, alguns. tipos de analgésicos. Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, ARGUMENTE a favor de ou contra cada uma das afirmativas que se seguem. A) O número de mulheres e de homens que podem desenvolver crises hemoliticas é igual B) Indivíduos com o mesmo genótipo mutante para a síntese da enzima G-6-PD podem apresentar fenótipos. diferentes. C) Os genes para o daltonismo e para a síntese de G-6-PD segregam-se independentemente. 2. Analise este quadro: Variantes da Genes Atividade ovzimatica Quadro clínico B B 105 Normal A A 80-100 Normal A A 1020 Sensiblidada a drogas; Mes & os “co penta ve Considerando a figura do cromossoma X apresentada no item 1 desta questão e as informações contidas. nesse quadro, RESPONDA: A) Os genes que determinam os diferentes tipos da enzima G-6-PD são alelos? sul] nao [_] JUSTIFIQUE sua resposta. B) É possível uma criança com genótipo favorável ao desenvolvimento de crise hemolitica grave ser filha de um casal, em que o homem é a mulher apresentam a variante enzimática B? smb] nioL ] JUSTIFIQUE sua resposta, explicitando seu raciocínio.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(UDESC - 2017)Número Original: 21Código: 9676070

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Manhã

Características das mitocôndrias .f Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas)
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Questão de Vestibular - UDESC 2017
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As mitocôndrias são estruturas citoplasmáticas em formato de bastão com um tamanho de aproximadamente 2 um. Analise as proposições em relação à estrutura citoplasmática e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O número de mitocôndrias é igual para os diferentes tipos celulares. (. ) No interior delas ocorrem reações com moléculas orgânicas que acabam formando gás carbônico e água. ( ) São capazes de se autoduplicarem, pois possuem DNA próprio. ( ) Estão presentes também nos procariontes, como bactérias e algas verdes. (. ) Têm origem materna nos seres vivos com reprodução sexuada. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. TT —F- —V— -V- -V- —V— non > () () () () ()


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