Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Energia de Ativação e Catalisador
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 117Código: 6341447

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Tarde

Influência do Catalisador na energia de ativação de uma reação química .f Estudo da influência dos catalisadores no equilibrio de uma reação química .f Interpretar (Gráficos)

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

O uso de catalisadores para diminuir a emissão de gases poluentes pelos escapamentos dos automóveis tem contri- buído para redução da taxa de aumento da poluição urbana. São representadas duas curvas das energias envolvidas na reação das espécies reagentes A + B — C + D na presença e na ausência do catalisador. a 120 290 2 3 2 É | A+B so - 20] c+D Caminho de Reação Em relação à sua atuação no processo reacional, é correto afirmar que o catalisador (A) aumenta a energia de ativação da reação direta, diminui a energia de ativação da reação inversa e desloca o equi- líbrio reacional no sentido dos produtos. (B) aumenta a energia de ativação da reação direta, aumenta a energia de ativação da reação inversa e não altera o equilíbrio reacional. (C) diminui a energia de ativação da reação direta, aumenta a energia de ativação da reação inversa e desloca o equi- líbrio reacional no sentido dos produtos. (D) diminui a energia de ativação da reação direta, diminui a energia de ativação da reação inversa e não altera o equilíbrio reacional. (E) diminui a energia de ativação da reação direta, diminui a energia de ativação da reação inversa e desloca o equi- líbrio reacional no sentido dos produtos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFMG - 2009)Número Original: 63Código: 6347320

Primeira Etapa

Identificação da causa da velocidade de uma reação ser mais rápida que a outra

Questão de Vestibular - UFMG 2009
Exibir texto da questão

O propeno, CH, —- CH=CH,, ao reagir com o brometo de hidrogênio, HBr, produz uma mistura de dois compostos — o brometo de n-propila, CH, — cH, — CH,Br, e o brometo de isopropila, CH,-CHBr-CH.. Asreações responsáveis pela formação desses compostos estão representadas nestas duas equações: Reação I CH,- CH=CH,+HBr— CH,-CH,-CHBr | AH=-150kJ/mol Brometo de n-propila Reação II CH,-CH=CH,+HBr — CH, -CHBr-CH, AH=~160 kJ/mol Brometo de isopropila Sabe-se que a velocidade da reação II é maior que a da reação I. Comparando-se essas duas reações, é CORRETO afirmar que, na II, A) a energia de ativação é maior. B) a energia do estado de transição é menor. C) a energia dos reagentes é maior. D) a energia liberada na forma de calor é menor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UERJ- RJ - 2011)Número Original: 43Código: 9421

Segundo exame de qualificação

Energia de Ativação e Catalisador Esboçar (Gráficos) Rec

Questão de Vestibular - UERJ 2011
Exibir texto da questão

A fim de aumentar a velocidade de formação do butanoato de etila, um dos componentes do aroma de abacaxi, emprega-se como catalisador o ácido sulfúrico. Observe a equação química desse processo: o O ests A À —— Am + Ho === o + HO As curvas de produção de butanoato de etila para as reações realizadas com e sem a utilização do ácido sulfúrico como catalisador estão apresentadas no seguinte gráfico: (A) o 1 S E 5 E 8 E : 37 = com catalisador — sem catalisador 0 tempo (B) + ms S 4 ms 5 E 8 E : 84 —e— com catalisador —- sem catalisador 0 tempo (O o 1$ 5 g 5 a 3 a 8 —e— com catalisador —- sem catalisador 0 tempo D) .» ‘Ss S S 5 E 8 E a 3 == com catalisador —+ sem catalisador 0 tempo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2010)Número Original: 65Código: 5922

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Energia de Ativação e Catalisador Teoria Rec

Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
Exibir texto da questão

Um estudante desejava estudar, experimentalmente, o efeito da temperatura sobre a velocidade de uma transformação química. Essa transformação pode ser representada por: A + p —Satalisador , p Após uma série de quatro experimentos, o estudante representou os dados obtidos em uma tabela: 1 3 temperatura (C) massa de catalisador (mg) 1 2/3 [4 concentração inicial de A (mol) [0,1 [01 [01 [01 concentração inicial de B (mol) [02 [02 [02 [02 tempo decorrido até que a transformação se completasse | 47 | 15 | 4 | 18 (em segundos) Que modificação deveria ser feita no procedimento para obter resultados experimentais mais adequados ao objetivo proposto? a) Manter as amostras à mesma temperatura em todos os experimentos. b) Manter iguais os tempos necessários para completar as transformações. c) Usar a mesma massa de catalisador em todos os experimentos. d) Aumentar a concentração dos reagentes A e B. e) Diminuir a concentração do reagente B.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 5345

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Energia de Ativação e Catalisador Teoria Rec

Questão de Vestibular - USP 2011
Questão de Vestibular - USP 2011
Exibir texto da questão

Ao abastecer um automóvel com gasolina, é possível sentir o odor do combustível a certa distância da bomba. Isso significa que, no ar, existem moléculas dos componentes da gasolina, que são percebidas pelo olfato. Mesmo havendo, no ar, moléculas de combustível e de oxigênio, não há combustão nesse caso. Três explicações diferentes foram propostas para isso: 1. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio estão em equilíbrio químico e, por isso, não reagem. À temperatura ambiente, as moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio não têm energia suficiente para iniciar a combustão. lll. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio encontram-se tão separadas que não há colisão entre elas. Dentre as explicações, está correto apenas o que se propõe em a). b) IL. co) Ill. d) lell. e) Ile dll.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.