Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Cruzadas na Baixa Idade Média
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 46Código: 6092410

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e culturais das Cruzadas na Baixa Idade Média Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Chegam a Jerusalém a 7 de junho de 1099. Jejuam e fazem procissões em redor da cidade, esperando que as suas orações deitem abaixo as muralhas, do mesmo que as trombetas de Josué tinham derrubado as de Jericó, A chegada a Jafa de navios genoveses, pisanos e venezianos é para eles de um grande auxílio [..] A cidade tão cobiçada é tomada a 15 de julho de 1099. Assistimos, então, à pilhagem e ao massacre sistemático de toda a população. Depois do regresso dos cruzados ao Ocidente, a posse de Jerusalém toma-se precária. Tate, G. Dois séculos de confronto entre o Oriente e o Ocidente. In Ameville, MB. D’ e outros, As Cruzadas. Trad, Cascais: Pergaminho, 2001, p. 22. O texto acima refere-se à A terceira Cruzada e revela os interesses bizantinos nessa expedição. B Reconquista Ibérica e apresenta as motivações religiosas dessa empreitada. € sétima Cruzada e demonstra a forte presença da monarquia francesa. D primeira Cruzada e revela a forte religiosidade da peregrinação armada. E quarta Cruzada e revela a participação exclusiva dos fiéis franceses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEMA - 2023)Número Original: 21Código: 12911766

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (Hist.) Europa.b Consequências do movimento das cruzadas na Baixa Idade Média para o mundo cristão e o mundo islâmico.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2023
Exibir texto da questão

O papa Urbano II, cujo pontificado decorreu entre 1088 e 1099, prometia a remissão dos pecados de quem participasse das Cruzadas. https://igaraislam.com/primeira-cruzada-foi-realmente-uma-guerra-contra-o-isla O movimento das Cruzadas, ocorrido na Idade Média, consistiu em expedições militares promovidas pelos países cristãos ocidentais. Uma das consequências dessas expedições foi a) levar ao término do Cisma do Oriente, com a reunificação da Igreja Católica, em nome da unidade cristã, contra muçulmanos e hereges. b) aumentar a tolerância entre orientais e ocidentais, obtendo a conversão dos maometanos, com o apoio da Igreja, dos reis e da nobreza europeia. c) restabelecer rapidamente a paz no território da chamada Terra Santa, possibilitando a volta das peregrinações dos cristãos nos locais sagrados. d) auxiliar as cidades italianas que tinham interesses comerciais na região, estabelecendo o controle das especiarias por meio da rota do Oceano Atlântico. e) proporcionar o fortalecimento da burguesia, graças às novas rotas comerciais que foram criadas, restabelecendo relações europeias com o norte da Africa e a Asia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ESPCEX - 2022)Número Original: 36Código: 11800662

Segundo Dia - Modelo F

Aspectos e características políticas, econômicas e culturais das Cruzadas na Baixa Idade Média Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2022
Exibir texto da questão

Por quase duzentos anos (1096 a 1270), a região do Mediterrâneo Oriental viveu o movimento das Cruzadas, expedições de perfil militar organizadas pela Igreja Católica. Relativamente a esse assunto, é correto afirmar que A) na Idade Média havia uma distinção rígida entre o poder do clero e dos nobres, o que pode ser percebido inclusive no movimento das Cruzadas. B) as Cruzadas levaram ao enfraquecimento do poder real, à medida que os senhores feudais ganhavam força com as expedições. C) a luta de reconquista das Cruzadas não era desejada pelos imperadores bizantinos, os quais desde o Cisma do Oriente (1054), pretendiam combater os povos muçulmanos sem ajuda do Ocidente. D) havia outros interesses em jogo nas Cruzadas, como a comercio atividade em destaque no início do período, mas que perdeu importância no decorrer do tempo, dado que era considerada uma atividade mundana", E) para a historiografia dos países árabes as Cruzadas foram a primeira manifestação do imperialismo ocidental.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ESPCEX - 2021)Número Original: 43Código: 11574421

Segundo Dia - Modelo D

Aspectos e características políticas, econômicas e culturais das Cruzadas na Baixa Idade Média Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2021
Exibir texto da questão

Por quase duzentos anos (1096 a 1270), a região do Mediterrâneo Oriental viveu o movimento das Cruzadas, expedições de perfil militar organizadas pela Igreja Católica. Relativamente a esse assunto, é correto afirmar que [A] na Idade Média havia uma distinção rígida entre o poder do clero e dos nobres, o que pode ser percebido inclusive no movimento das Cruzadas. [B] as Cruzadas levaram ao enfraquecimento do poder real, à medida que os senhores feudais ganhavam força com as expedições. [C] a luta de reconquista das Cruzadas não era desejada pelos imperadores bizantinos, os quais, desde o Cisma do Oriente (1054), pretendiam combater os povos muçulmanos sem ajuda do Ocidente. [ID] havia outros interesses em jogo nas Cruzadas, como o comércio, atividade em destaque no início do período, mas que perdeu importância no decorrer do tempo, dado que era considerada uma atividade “mundana”. [E] para a historiografia dos países árabes, as Cruzadas foram a primeira manifestação do imperialismo ocidental.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2019)Número Original: 27Código: 10006397

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Segundo Dia

Relações entre mouros e cristãos nas obras literárias da Idade Média .f Questões de identificações (Hist.) Espanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2019
Exibir texto da questão

Uma das obras literárias mais importantes da Idade Média foi o Poema de Mio Cid, que cantava as aventuras do cavaleiro Rodrigo Diaz de Vivar: “Abraçam os escudos, levantam as lanças, enrolam os pendões e acometem denodadamente. O que em boa hora nasceu diz em grandes vozes: - A eles, meus cavaleiros, em nome de Deus! Eu sou Rui Dias de Vivar, o Cid Campeador! Todos vão sobre a fila em que está lutando Pero Bermúdez. São trezentas lanças com pendões: trezentos golpes matam trezentos mouros; e carregando de novo, matam outros tantos. Ali veríeis subir e descer tantas lanças, traspassar e romper tanto escudo, tanta espada quebrar-se e perder as malhas, tantos pendões brancos a tingir- se de sangue, tantos formosos cavalos sem cavaleiro. Os mouros invocam Maomé e os cristãos, Santiago. Em pouco tempo, jaziam no campo não menos de mil e trezentos mouros”. (ALMEIDA, Maria do Socorro (trad.). Poema do Cid. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988, p. 25. Adaptado.) O trecho cita as lutas entre a) orei Arthur e seus cavaleiros. b) mouros e cristãos na Espanha. c) cristãos e judeus na Alemanha. d) turcos e bizantinos no Mediterrâneo. e) franceses e ingleses na Guerra dos 100 anos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?