Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Exploração do Trabalho Indígena na América espanhola
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS- SP - 2010)Número Original: 25Código: 19393

Azul (Direito) - Verão

Processos e fatos históricos sobre o tratamento dispensado pelos espanhóis às populações nativas da América espanhola .f Questões com imagens (Hist.) Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Exibir texto da questão

Observe a figura e analise o texto de Bartolomeu de Las Casas. Gravura feita por nativos da América Pode-se estabelecer uma relação entre o texto e a figura, na medida em que, o texto (A) faz uma denúncia contra a violência da colonização espanhola, enquanto a figura ilustra cenas de violências praticadas pelos espanhóis durante a colonização. revela que a maioria dos indígenas morreu vítima da violência dos espanhóis, enquanto a figura retrata o tráfico de escravos indígenas. destaca a coragem e o espírito empreendedor dos espanhóis, enquanto a figura faz uma denúncia contra os maus tratos dos espanhóis na população indígena. mostra o espírito de justiça dos espanhóis durante a colonização, enquanto a figura trata do olhar de quem se angustiou com o massacre do índio americano. analisa a colonização da América espanhola séculos depois, enquanto a figura faz uma comparação entre as práticas de violência dos espanhóis e portugueses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2015)Número Original: 2Código: 6986444

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características dos sistemas de controle e exploração da mão-de-obra dos indígenas na América Espanhola .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2015
Exibir texto da questão

No concernente à mão de obra, a economia colonial hispano-americana baseou-se em variadas formas de trabalho compulsório [...]. (Ronaldo Vainfas. Economia e sociedade na América Espanhola, 1984.) Cite e caracterize duas formas de trabalho compulsório presentes na América Hispânica colonial.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UFPR - 2017)Número Original: 2Código: 7929193

Segunda Fase

Características do líder indígena Túpac Amaru II e as reivindicações do seu movimento frente à coroa espanhola.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

[...] Ataram-lhe às mãos e pés quatro cordas e prenderam-nos ao dorso de quatro cavalos [...). Não sei se porque os cavalos não fossem muito fortes, ou o índio, em realidade, fosse de ferro, não puderam absolutamente dividi-lo, depois de um interminável momento em que o mantiveram puxando, de modo que o tinham no ar, num estado em que parecia uma aranha. Tanto que o visitador, movido de compaixão, para que não padecesse mais aquele infeliz, despachou uma ordem mandando que O carrasco cortasse sua cabeça, como se executou [...]). Desse modo, acabaram José Gabriel Tupac Amaru e Micaela Bastidas. [...] (Fonte: Kátia Gerab e Maria Angélica Campos Resende. A Rebelião de Tupac Amaru - luta e resistência no Peru do século XVIII. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 40-41.) De acordo com o relato e seus conhecimentos sobre o antigo sistema colonial na América espanhola, caracterize Tupac Amaru e qual era a reivindicação mais importante perante a coroa espanhola no Vice-Reinado do Peru, assim como qual foi o papel da igreja católica durante o conflito armado.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(FATEC- SP - 2010)Número Original: 2Código: 5974489

Segundo Semestre

Exploração do Trabalho Indígena na América espanhola
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2010
Exibir texto da questão

Considere o texto a seguir: Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança. (LAS CASAS. Frei Bartolomé de. O Paraíso Destruído. A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.) Frei Bartolomé de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto é correto afirmar que na América espanhola, (A) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam. (B) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pe- cadores contumazes. (C) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes violentas. (D) aplicou-se o sistema de mita, em que um grupo de ameríndios era entregue aos colonos espanhóis para construir moradias e igrejas, esses indígenas, apesar de serem violentos, aos olhos de Las Casas, davam bons trabalhadores. (E) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forçado dos indígenas, em troca de, em princípio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?