Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(FATEC - 2010)Número Original: 2Código: 5974489

Segundo Semestre

Exploração do Trabalho Indígena na América espanhola
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2010
Exibir texto da questão

Considere o texto a seguir: Deus criou essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança. (LAS CASAS. Frei Bartolomé de. O Paraíso Destruído. A sangrenta história da conquista da América Espanhola. Porto Alegre: L&PM Editores S/A, 1996. p. 24.) Frei Bartolomé de Las Casas foi um importante observador e defensor das populações indígenas das terras recém-descobertas. Sobre esse período, séculos XVI e XVII, e sobre o texto é correto afirmar que na América espanhola, (A) empregou-se o sistema de capitanias hereditárias, que consistia em grandes extensões de terras entregues a particulares que se encarregariam de promover seu povoamento e de catequizar os povos indígenas que, segundo Las Casas, facilmente se converteriam. (B) adotou-se o sistema de sesmarias, lotes de terras que deveriam ser desenvolvidos economicamente pelos colonos espanhóis, e nessas terras trabalhariam os povos indígenas que, na visão de Las Casas, eram pe- cadores contumazes. (C) utilizou-se o sistema de governadores-gerais, escolhidos e nomeados diretamente pelo rei, e que deveria se incumbir da defesa militar contra os indígenas que, segundo Las Casas, eram responsáveis por atitudes violentas. (D) aplicou-se o sistema de mita, em que um grupo de ameríndios era entregue aos colonos espanhóis para construir moradias e igrejas, esses indígenas, apesar de serem violentos, aos olhos de Las Casas, davam bons trabalhadores. (E) usou-se o sistema da encomienda, em que o encomendero tornava-se beneficiário do trabalho forçado dos indígenas, em troca de, em princípio, prestar assistência religiosa e material a esses nativos que, segundo Las Casas, eram desprovidos de todo pecado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Exploração do Trabalho Indígena na América espanhola

Exibir Questões - FATEC

Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS- SP - 2010)Número Original: 25Código: 19393

Azul (Direito) - Verão

Processos e fatos históricos sobre o tratamento dispensado pelos espanhóis às populações nativas da América espanhola .f Questões com imagens (Hist.) Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Exibir texto da questão

Observe a figura e analise o texto de Bartolomeu de Las Casas. Gravura feita por nativos da América Pode-se estabelecer uma relação entre o texto e a figura, na medida em que, o texto (A) faz uma denúncia contra a violência da colonização espanhola, enquanto a figura ilustra cenas de violências praticadas pelos espanhóis durante a colonização. revela que a maioria dos indígenas morreu vítima da violência dos espanhóis, enquanto a figura retrata o tráfico de escravos indígenas. destaca a coragem e o espírito empreendedor dos espanhóis, enquanto a figura faz uma denúncia contra os maus tratos dos espanhóis na população indígena. mostra o espírito de justiça dos espanhóis durante a colonização, enquanto a figura trata do olhar de quem se angustiou com o massacre do índio americano. analisa a colonização da América espanhola séculos depois, enquanto a figura faz uma comparação entre as práticas de violência dos espanhóis e portugueses.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP - 2015)Número Original: 2Código: 6986444

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características dos sistemas de controle e exploração da mão-de-obra dos indígenas na América Espanhola .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2015
Exibir texto da questão

No concernente à mão de obra, a economia colonial hispano-americana baseou-se em variadas formas de trabalho compulsório [...]. (Ronaldo Vainfas. Economia e sociedade na América Espanhola, 1984.) Cite e caracterize duas formas de trabalho compulsório presentes na América Hispânica colonial.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UFPR - 2017)Número Original: 2Código: 7929193

Segunda Fase

Características do líder indígena Túpac Amaru II e as reivindicações do seu movimento frente à coroa espanhola.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

[...] Ataram-lhe às mãos e pés quatro cordas e prenderam-nos ao dorso de quatro cavalos [...). Não sei se porque os cavalos não fossem muito fortes, ou o índio, em realidade, fosse de ferro, não puderam absolutamente dividi-lo, depois de um interminável momento em que o mantiveram puxando, de modo que o tinham no ar, num estado em que parecia uma aranha. Tanto que o visitador, movido de compaixão, para que não padecesse mais aquele infeliz, despachou uma ordem mandando que O carrasco cortasse sua cabeça, como se executou [...]). Desse modo, acabaram José Gabriel Tupac Amaru e Micaela Bastidas. [...] (Fonte: Kátia Gerab e Maria Angélica Campos Resende. A Rebelião de Tupac Amaru - luta e resistência no Peru do século XVIII. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 40-41.) De acordo com o relato e seus conhecimentos sobre o antigo sistema colonial na América espanhola, caracterize Tupac Amaru e qual era a reivindicação mais importante perante a coroa espanhola no Vice-Reinado do Peru, assim como qual foi o papel da igreja católica durante o conflito armado.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?