Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revolução Francesa
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 6074278

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

“A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a ela deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical- democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido às ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Essa foi a obra da Revolução Francesa.” HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções (1789-1848). Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, pp. 71-72. a) Na análise do autor, quais são as diferenças, em termos de importância, entre a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa? b) Explique por que a França “deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo”. c) O autor afirma que a Revolução Francesa contribuiu para a difusão da ideologia do mundo moderno e que influenciou antigas civilizações. Com relação à América, aponte dois movimentos políticos influenciados pelo Processo Revolucionário que culminou com a Revolução Francesa de 1789.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(FATEC - 2016)Número Original: 18Código: 7876691

Primeiro semestre

França.b Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2016
Exibir texto da questão

Se não têm pão, que comam brioches! A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução. (A) Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média. (B) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza. (C) A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil. (D) Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central. (E) Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na Africa para a ampliação da produção agrícola.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ESPCEX - 2016)Número Original: 39Código: 9256568

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2016
Exibir texto da questão

Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa. I - Sua principal função social era defender a nação. II - Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799. III- Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780. IV- Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário. Os fragmentos I,II,IIIe IV referem-se, respectivamente, ao, a(s) [A] jacobinos, diretório, nobreza, jaqueries. [B] nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos. [C] diretório, jaqueries, jacobinos, nobreza. [D] nobreza, jaqueries, diretório, jacobinos. [E] jaqueries, jacobinos, nobreza, diretório.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ESPCEX - 2017)Número Original: 41Código: 9257175

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

O barrete frígio ou barrete da liberdade, constante da ima- gem ao lado, é uma espécie de touca ou carapuça, originariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Asia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada e queda da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da Primeira República Francesa em 1793. As ideias a seguir também estão relacionadas com a Revolução Francesa. I - Período do Terror II - Segundo Estado Desenho Ilustrativo III - Primeiro Estado Fora de Escala IV - Jacobinos V - Girondinos VI - Comité de Salvacao Publica Assinale a alternativa que apresenta as ideias relacionadas à Revolução Francesa e que estejam ligadas à imagem acima. [A] I, Ile IV. [B] Il, IVeV. [C] IV, Ve VI. [D] I, IVe VI. [E] II, Ill e VI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UPE - 2023)Número Original: 24Código: 13054854

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Observe as duas imagens a seguir. Disponíveis em: https://falauniversidades.com.br/como-a-moda-foi-afetada-pela-revolucao-francesa/ Acesso em: 25/05/2022. O movimento revolucionário francês entre finais do século XVIII e início do XIX alterou profundamente as estruturas da sociedade, incluindo o vestuário, como demonstram as imagens. O principal impacto percebido nesse aspecto foi a a) reelaboração de um passado glorioso francês, retomando o império de Carlos Magno. b) popularização de materiais de consumo típicos da nobreza, especialmente a seda e a renda. c) adoção de hábitos e costumes burgueses, representados por trajes menos suntuosos. d) construção de valores clássicos greco-romanos, desvalorizando cores e vestimentas nacionais. e) reconstrução dos estereótipos da nobreza moderna pela valorização da monarquia do Rei Sol.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?