Sabão Ivory 1909 - Sabonete L’Aureole
Na segunda metade do século XIX, em todo mundo ocidental, verificou-se
o crescimento das elites urbanas. A existência de um público leitor urbano,
com determinado nível de renda e de instrução, determinou a reformulação da
linguagem visual da época, como vemos nas imagens de embalagem de sabonete
acima. Além das novas tecnologias introduzidas no setor gráfico, permitindo a
produção e a veiculação em maior escala de informações e de imagens, o outro
fator decisivo para essa expansão foi
a) a mudança na relação entre comerciante e consumidor que passou a depender
muito mais do poder de influência da publicidade e da embalagem dos
produtos, do que da real necessidade do consumidor em adquiri-los.
b) o apoio irrestrito dos governos nacionais, que se utilizaram dessa expansão
inédita de impressos e do consumo tipográfico pela população urbana para
anunciar e veicular símbolos patrióticos e incentivar o nacionalismo.
c) a ávida necessidade, nessas novas sociedades urbanas ocidentais, de
informação e de ideais, como pátria e liberdade, civilização e tecnologia,
capazes de unirem, em torno de um mesmo ideal, os diferentes grupos
sociais.
d) a maior oferta de mão-de-obra especializada nos grandes centros urbanos,
capaz de atender a demanda desse novo setor tipográfico e também de se
tornarem futuros consumidores.
e) a busca constante de novidades que pudessem aumentar as vendas no
comércio, dado ao aumento expressivo da capacidade de consumo das
classes trabalhadoras urbanas.