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  • Política, economia e cultura na ditadura.g
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1(UNESP- SP - 2015)Número Original: 4Código: 5825489

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Expressões artísticas e seus sentidos no contexto do regime civil-militar brasileiro de 1964 .f Estratégias da propaganda política da ditadura civil/militar brasileira de 1964 .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Imagem 1 Imagem 2 (Nosso Século: 1960/1980, 1980.) (“Almanaque do Ziraldo”, julho de 1979. Nosso Século: 1960/1980, 1980.) A imagem 1 deriva de uma campanha governamental e a imagem 2 é uma charge, ambas referentes ao Brasil dos anos 1970. É correto dizer que cada uma delas trata o lema “Brasil: ame-o ou deixe-o” de forma diferente? Justifique sua resposta, associando as imagens ao regime político brasileiro do período.


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2(UFU - 2018)Número Original: 4Código: 7821466

Dois - Segunda Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Medidas repressivas de manutenção da ordem política, social e econômica da ditadura brasileira de 1964 Aspectos e características do grupo de guerrilha urbana de Marighella durante a ditadura de 1964
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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“A acusação de 'violência' ou 'terrorismo' sem demora tem um significado negativo. Esse termo tem adquirido uma nova roupagem, uma nova cor. (...) Hoje, ser 'violento' ou ser 'terrorista' é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada, porque é um ato digno de um revolucionário, engajado na luta armada contra a vergonhosa ditadura militar e suas atrocidades”. MARIGHELLA, Carlos, Manual do Guerrilheiro Urbano, 1969 (adaptado). A proibição de canais legais de participação política e o aumento da repressão, durante a Ditadura Civil-Militar, fez com que a oposição ao regime se reorganizasse para a luta armada, fomentando o surgimento de vários grupos de guerrilha urbana. Carlos Marighella liderou um dos grupos mais atuantes, formado por estudantes e por políticos na clandestinidade. Sobre essa temática, faça o que se pede. A) Cite o grupo de guerrilha liderado por Marighella, discorrendo sobre sua vinculação política e suas principais ações. B) Aponte uma medida de repressão legal e outra de ordem policialesca, tomadas pelo governo militar para sufocar a guerrilha urbana.


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3(UNESP - 2018)Número Original: 4Código: 7002447

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Significados políticos e econômicos da construção da Zona Franca de Manaus no período da ditadura civil-militar brasileira de 1964 Significados políticos e econômicos da construção da Transamazônica no contexto da ditadura civil/militar brasileira no final do século XX.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional. No caso da Ama- zônia, o projeto da corrente nacionalista de direita do Exército era o de povoar, mas as contingências do tempo e do capital não seguiam mais as fórmulas pombalinas. Assim, na impossibilidade de povoar com gente — seria necessária a migração de toda a população brasileira para chegar-se a taxas de densidade razoáveis no vasto território amazônico — optou-se pelo povoamento com interesses: a Zona Franca de Manaus configura-se como uma modalidade de povoamento por meio de interesses constituídos. A própria Transamazônica era uma estra- tégia mista de povoamento populacional e de interesses. (Francisco de Oliveira. “A reconquista da Amazônia”. Novos Estudos Cebrap, março de 1994. Adaptado.) a) Em que período da história brasileira foi proposto e iniciado o projeto de construção da rodovia Transamazônica? Qual semelhança o texto estabelece entre o projeto de construção da Transamazônica e a constituição da Zona Franca de Manaus? b) Qual foi a justificativa dada pelo governo federal para a abertura da estrada? A que se refere a afirmação de que “A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional"?


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4(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 24Código: 4661

Segunda Fase

Manifestações e movimentos sócio-culturais.g Processo de Redemocratização
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada “Linha de Montagem”, que fazia referência às recentes greves do ABC: As cabeças levantadas, Máquinas paradas, Dia de pescar, Pois quem toca o trem pra frente Também, de repente, Pode o trem parar. (http:/Avww.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm) a) Qual foi a importância das greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985? b) Aponte duas mudanças políticas que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.


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5(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 49Código: 17043

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Tensões políticas e sociais na ditadura civil militar brasileira.g Governo Castelo Branco
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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(...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto. O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional. Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965 Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima. a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional. b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964. c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular. d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais. e) Foirealizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.


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