A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional. No caso da Ama-
zônia, o projeto da corrente nacionalista de direita do Exército era o de povoar, mas as contingências do tempo
e do capital não seguiam mais as fórmulas pombalinas. Assim, na impossibilidade de povoar com gente — seria
necessária a migração de toda a população brasileira para chegar-se a taxas de densidade razoáveis no vasto
território amazônico — optou-se pelo povoamento com interesses: a Zona Franca de Manaus configura-se como
uma modalidade de povoamento por meio de interesses constituídos. A própria Transamazônica era uma estra-
tégia mista de povoamento populacional e de interesses.
(Francisco de Oliveira. “A reconquista da Amazônia”. Novos Estudos Cebrap, março de 1994. Adaptado.)
a) Em que período da história brasileira foi proposto e iniciado o projeto de construção da rodovia Transamazônica?
Qual semelhança o texto estabelece entre o projeto de construção da Transamazônica e a constituição da Zona
Franca de Manaus?
b) Qual foi a justificativa dada pelo governo federal para a abertura da estrada? A que se refere a afirmação de que
“A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional"?