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1(USP - 2018)Número Original: 5Código: 6984857

Segunda Fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do processo de abolição da escravatura no Brasil do século XIX .f Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - USP 2018
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Em 14 de maio de 1930, um jornalista argentino compôs a seguinte crônica, referindo-se à abolição da escravidão no Brasil: Hoje almoçando na companhia do senhor catalão cujo nome não vou dizer por razões que os leitores podem adivinhar, ele me disse: — 13 de maio é festa nacional... Ah! É mesmo? Continuei botando azeite na salada. — Festa da abolição da escravatura. — Ah, que bom. E como o assunto não me interessava especialmente, dedicava agora minha atenção a dosar a quantidade de vinagre que colocava na verdura. — Semana que vem fará 42 anos que foi abolida a escravidão. Dei tamanho pulo na cadeira, que metade da vinagreira foi parar na salada... — Como disse? — repliquei espantado. — Sim, 42 anos, sob a regência de dona Isabel de Bragança, aconselhada por Benjamin Constant. Dona Isabel era filha de Dom Pedro ll. — Quarenta e dois anos? Não é possivel... — 13 de maio de 1888, menos 1930: 42 anos... — Quer dizer que... — Que qualquer negro de 50 anos que você encontrar hoje pelas ruas foi escravo até os 8 anos de idade; o negro de 60 anos, escravo até os 18 anos. — Não será possível! O senhor deve estar enganado. Não será o ano de 1788... Olhe: acho que o senhor está enganado. Não é possível. — Bom, se não acredita em mim, pode averiguar por ai. Roberto Arlt. Águas-fortes cariocas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. Tradução: Gustavo Pacheco. a) Identifique e explique o estranhamento do cronista argentino. b) Aponte e explique duas características do processo de abolição da escravidão no Brasil.


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2(USP- SP - 2006)Número Original: 39Código: 5965820

Primeira Fase - Grupo V

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Questão de Vestibular - USP 2006
Questão de Vestibular - USP 2006
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Durante o periodo em que o Brasil foi Império houve, entre outros fenômenos, a a) b) consolidação da unidade territorial e a organização da diplomacia predominância da cultura inglesa nos campos literário e das artes plásticas constituição de um mercado interno nacional, integrando todas as regiões do pais incidência de guerras extemas e a ausência de rebeliões internas nas províncias inclusão social dos índios e a abolição da escravidão negra.


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3(USP- SP - 2005)Número Original: 8Código: 5965714

Segunda Fase

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Questão de Vestibular - USP 2005
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“Este comércio de carne humana é, pois, um cancro que corrói as entranhas do Brasil ... Acabe- se de uma vez o infame tráfico de escravatura africana... Torno a dizer, porém, que eu não desejo ver abolida de repente a escravidão; tal acontecimento traria consigo grandes males. Para emancipar escravos, sem prejuízo da sociedade, cumpre fazê-los primeiramente dignos da liberdade: cumpre que sejamos forçados pela razão e pela lei a convertê-los gradualmente de vis escravos em homens livres e ativos”. José Bonifácio, 1823. a) Qual a posição do autor com relação à escravidão no Brasil? b) Essas idéias estão relacionadas ao contexto sócio-econômico brasileiro? Por quê?


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4(USP- SP - 2010)Número Original: 3Código: 5799

Segunda fase - Terceiro dia

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Questão de Vestibular - USP 2010
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Ontem plena liberdade, A vontade por poder... Hoje.. cum'lo de maldade, Nem são livres p'ra morrer... Prende-os a mesma corrente — Férrea, lúgubre serpente — Nas roscas da escravidão. E assim zombando da morte, Dança a lúgubre coorte Ao som do açoite... Irrisão!... Castro Alves, O Navio Negreiro, 1868. O poema, a que pertencem esses versos, a) representou uma crítica a aspectos sociais do Brasil no período imperial. Explique. b) causou forte impacto na opinião pública, contribuindo, assim, junto com outros fatores, para as mudanças políticas que ocorreram no final do Império. Explique tais mudanças.


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5(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 5971

Segunda Fase

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Voluntários da Pátria Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Imagem de Ângelo Agostini sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira. Fonte: Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Biblioteca Nacional, 2003. Observando a ilustração, explique a) o impacto social a que ela se refere; b) os desdobramentos políticos dessa guerra.


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