Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - USP - Reforma Protestante - Reforma e Contrarreforma Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Reforma Protestante
  • Reforma e Contrarreforma
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(USP- SP - 2009)Número Original: 3Código: 5976

Segunda Fase

Reforma Protestante Reforma e Contrarreforma
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2009
Exibir texto da questão

A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas si cativas em várias esferas. Indique transformações decorrentes da Reforma nos âmbitos a) político e religioso; b) sócio-econômico.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(USP- SP - 2013)Número Original: 48Código: 4970

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Sentidos das fontes históricas que indicam aspectos da sociedade europeia no contexto da contrarreforma .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

“O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”. Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113. O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica a) uma percepção da variedade de crenças, passíveis de serem consideradas, pela Igreja Católica, como heréticas. b) uma crítica à incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar suas dissidências internas. c) um interesse de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época, pela Igreja Católica. d) um apoio às iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de opção religiosa. e) uma perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(USP- SP - 2019)Número Original: 4Código: 6991071

Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos sociais, políticos e econômicos da Reforma Protestante no século XVI .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

Observe a gravura. A gravura ilustra o interior de uma catedral católica na Antuérpia e representa um importante desdobramento sociocultural da Reforma Protestante. A partir da imagem e de seus conhecimentos, a) identifique o tema da imagem; b) aponte a abrangência social da Reforma; c) cite dois princípios da Reforma que permitem compreender os fatos representados na imagem.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(USP- SP - 2005)Número Original: 35Código: 5965480

Primeira Fase - Grupo V

Reforma e Contrarreforma
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2005
Questão de Vestibular - USP 2005
Exibir texto da questão

“Depois que a Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda rapariga, capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que entendiam o que Ele dizia”. Esse comentário de Thomas Hobbes (1588-1679) a) ironiza uma das consequências da Reforma, que levou ao livre exame da Biblia e à alfabetização dos fiéis. alude à atitude do papado, o qual, por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de ler a Bíblia. elogia a decisão dos reis Carlos | e Jaime |, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as várias igrejas. ressalta o papel positivo da liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo monárquico. critica a diminuição da religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas protestantes. b) c) d e)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(USP- SP - 2020)Número Original: 5Código: 7504699

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Companhia das Índias Ocidentais Reforma e Contrarreforma
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2020
Exibir texto da questão

Observe a imagem e leia o texto. GAVIMAL EGO DE SEISAV| MALE 00 Felipe Guaman Poma de Ayala, o autor da imagem, foi um cronista Pie SAV] VII datos ys tres dd ameríndio de ascendência incaica que viveu no Peru entre 1534 e 1615. A ex amaltapa lay qua "panei imagem faz parte de sua Nueva Coronica y Buen Gobierno, finalizada no CS a ae tf Ea Ai o Z . . ; ai qe começo do século XVII e endereçada ao rei Felipe Ill, sendo acompanhada da seguinte legenda, traduzida do espanhol: “Pobre dos índios, de seis animais que comem e a que temem os pobres dos índios deste reino: serpente, corregedor; tigre, espanhóis das cidades; leão, encomendero; cadela, padre da doutrina; gato, escrivão; rato, cacique principal. Estes ditos animais que não temem a Deus esfolam aos pobres índios deste reino, e não há remédio, pobre Jesus Cristo”. We = u 03 bos Sos amados » no lema sos des alos obees dedos urs = ca É eo 9 É pober Ja jesu ced to ql o a) Identifique a situação do Peru quando da elaboração da obra. b) Descreva as estruturas de poder político e econômico que são comentadas na imagem e no texto que a acompanha. c) Analise as tensões no mundo indígena sugeridas por texto e imagem.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?