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1(USP - 2017)Número Original: 10Código: 6978126

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Realismo
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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Considerado no contexto de Memórias póstumas de Brás Cubas, o “livro” dos amores de Brás Cubas e Virgília, apresentado no breve capítulo aqui reproduzido, configura uma a) demonstração da tese naturalista que postula o fundamento biológico das relações amorosas. b) versão mais intensa e prolongada da típica sequência de d) e) animação e enfado, característica da trajetória de Brás Cubas. incorporação, ao romance realista, dos triângulos amorosos, cuja criação se dera durante o período romântico. manifestação da liberdade que a condição de defunto- autor dava a Brás Cubas, permitindo-lhe tratar de assuntos proibidos em sua época. crítica à devassidão que grassava entre as famílias da elite do Império, em particular, na Corte.


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2(USP- SP - 2016)Número Original: 60Código: 6387567

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Tal como se encontra caracterizado no excerto, o destino alcançado pela personagem Jacinto contrasta de modo mais completo com a maneira pela qual culmina a trajetória de vida da personagem a) Leonardo (filho), de Memórias de um sargento de milícias. b) Jão Fera, de Til. c) Brás Cubas, de Memórias póstumas de Brás Cubas. d) Jerônimo, de O cortiço. e) Pedro Bala, de Capitães da Areia.


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3(USP- SP - 2016)Número Original: 58Código: 6387565

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Nesse livro, ousadamente, varriam-se de um golpe o sentimentalismo superficial, a fictícia unidade da pessoa humana, as frases piegas, o receio de chocar preconceitos, a concepção do predomínio do amor sobre todas as outras paixões; afirmava-se a possibilidade de construir um grande livro sem recorrer à natureza, desdenhava se a cor local; surgiram afinal homens e mulheres, e não brasileiros (no sentido pitoresco) ou gaúchos, ou nortistas, e, finalmente, mas não menos importante, patenteava-se a influência inglesa em lugar da francesa. Lúcia Miguel: Pereira, História da Literatura Brasileira — Prosa de ficção — de 1870 a 1920. Adaptado. O livro a que se refere a autora é a) Memórias de um sargento de milícias. b) c) Memórias póstumas de Brás Cubas. d) O cortiço. e) Acidade e as serras.


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4(USP- SP - 2015)Número Original: 33Código: 5780138

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Realismo
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Questão de Vestibular - USP 2015
Questão de Vestibular - USP 2015
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Em que pese a oposição programática do Naturalismo ao Romantismo, verifica-se no excerto — e na obra a que pertence — a presença de uma linha de continuidade entre e a corrente naturalista br: a) exaltação patriótica da mistura de raças. b) necessidade de autodefinição n c) aversão ao cientificismo. d) recusa dos modelos literários estrangeiros. e) idealização das relações amorosas. nal.


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5(USP- SP - 2014)Número Original: 7Código: 31776

Segunda Fase - Primeiro Dia

Realismo
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Questão de Vestibular - USP 2014
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No breve “Prólogo da 3º edição” das Memórias póstumas de Brás Cubas, assinado pelo autor, Machado de Assis, constava o seguinte trecho: Capistrano de Abreu, noticiando a publicação do livro, perguntava: “As Memórias póstumas de Brás Cubas são um romance?” Macedo Soares, em carta que me escreveu por esse tempo, recordava amigamente as Viagens na minha terra. Ao primeiro respondia já o defunto Brás Cubas (como o leitor viu e verá no prólogo dele que vai adiante) que sim e que não, que era romance para uns e não o era para outros. Quanto ao segundo, assim se explicou o finado: “Trata-se de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterne ou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti algumas rabugens de pessimismo”. Toda essa gente viajou: Xavier de Maistre à roda do quarto, Garrett na terra dele, Sterne na terra dos outros. De Brás Cubas se pode talvez dizer que viajou à roda da vida. O que faz do meu Brás Cubas um autor particular é o que ele chama “rabugens de pessimismo”. Há na alma deste livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero, que está longe de vir dos seus modelos. É taça que pode ter lavores de igual escola, mas leva outro vinho. Machado de Assis Considerando esse trecho no contexto da obra à qual se incorpora, atenda ao que se pede. a) Identifique um aspecto das Memórias póstumas de Brás Cubas capaz de ter suscitado a dúvida expressa por Capistrano de Abreu. Explique resumidamente. b) Em que consistem os “lavores de igual escola”, a que se refere o autor, no final do trecho? Explique sucintamente.


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