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Busca de Exercícios - USP - Herança Ligada ao Sexo - Permutação (Crossing-over) Aprenda a usar!

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1(USP- SP - 2012)Número Original: 3Código: 5069

Segunda fase - Terceiro dia

Herança Ligada ao Sexo Permutação (Crossing-over) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
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A figura A abaixo mostra o par de cromossomos sexuais humanos X e Y. Esses cromossomos emparelham-se na meiose, apenas pelos segmentos homólogos que possuem nas extremidades de seus braços curtos. Ocorre permuta entre esses segmentos. —» Segmento homólogo ao Y Figura A x No heredograma (figura B), os indivíduos |-1 e dominante ligada ao X. —— Segmento homólogo ao X Y 1-2 são afetados por uma doença que tem herança = Figura B e a) Desenhe os cromossomos sexuais de 1-1 e Il-2, representando-os como aparecem na figura A. b) Indique os genótipos de 1-1 e Il-2, localizando, nos cromossomos desenhados, o alelo (d) normal e o alelo (D) determinante da doença.


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2(USP- SP - 2009)Número Original: 54Código: 6121

Primeira Fase

Análise de Genealogias Herança Ligada ao Sexo Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X. oO WH ressoas coma doonsa O LD pesoos sema doença td OU o Considere as afirmações: 1. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado. Il. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado. HI. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença. Está correto apenas o que se afirma em a) | b) Il c) Ill d) lel e) le


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(USP- SP - 2008)Número Original: 1Código: 6181

Segunda Fase

Herança (Genética) Herança Ligada ao Sexo Rec
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Questão de Vestibular - USP 2008
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Na revista Nature, em 11 de agosto de 2005, foi publicada uma carta em que os autores sugeriram que as histórias do jovem “bruxo” Harry Potter, escritas por J. K. Rowling, poderiam ser úteis no ensino da hereditariedade. Nessas histórias, os indivíduos podem ser “bruxos” ou “trouxas”. |. Harry Potter é filho único de um casal de “bruxos”. IH. O amigo de Potter, Ron Weasley, é “bruxo” e tem pai e mãe “bruxos”. Os irmãos de Ron, Fred e George, e sua irmã Gina também são “bruxos”. Ill. A jovem “bruxa” Hermione nasceu do casamento entre uma “trouxa” e um “trouxa”. IV. O “bruxo” Draco Malfoy, inimigo de Potter, tem pai e mãe “bruxos”. Com base nessas informações, responda: a) Supondo que ser “bruxo” ou “trouxa” é um caráter hereditário monogênico, qual(quais) das famílias permite(m) concluir que o gene que determina tal característica não se localiza no cromossomo X? Justifique. b) O “bruxo” Draco Malfoy despreza pessoas como Hermione, que têm pais “trouxas”, pois se considera um “bruxo” de sangue puro. Se vierem a se casar com “bruxos”, quem tem maior probabilidade de ter crianças “bruxas”, Draco ou Hermione? Por quê?


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4(USP- SP - 2010)Número Original: 2Código: 5828

Segunda fase - Terceiro dia

Núcleo e Cromossomos Permutação (Crossing-over) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2010
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Nas células somáticas de um animal, um cromossomo tem os alelos M1, Q1, Rf e T1, e seu homólogo possui os alelos M2, Q2, R2 e T2. a) Na folha de respostas, está esquematizada uma célula germinativa desse animal com esses cromossomos duplicados. Ordene os alelos dos lócus M, Q, R e T nesses cromossomos. b) Admitindo a ocorrência de um único crossing-over (permutação) entre os lócus Q e R na divisão dessa célula germinativa, esquematize as células resultantes dessa divisão com os respectivos alelos dos lócus M, Q, ReT.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(USP - 2017)Número Original: 1Código: 6978631

Segunda Fase - Terceiro dia

Possibilidade da transmissão de alelos mutantes após o transplante de células-tronco .f Uso de figuras (Biologia).t Compatibilidade para o transplante de medula óssea através da análise de antígenos .f Características do tratamento de doenças por meio do transplante de células-tronco da medula óssea .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
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Um homem recebeu, quando recém-nascido, o diagnóstico de síndrome da imunodeficiência combinada grave, com herança recessiva ligada ao cromossomo X. Aos dois meses de idade, foi submetido a transplante de células-tronco obtidas de medula óssea e não apresenta mais os sintomas da doença. a) b) c) Existe possibilidade de esse homem transmitir o alelo mutante, que causa a doença, para as crianças que vier a ter? Justifique sua resposta. Como o transplante de células-tronco de medula óssea pôde levar à cura da doença? A identidade quanto aos antígenos do sistema HLA (Human Leukocyte Antigen) é avaliada para que se determine a compatibilidade entre um doador e um receptor de medula óssea. Esses antígenos são determinados por um conjunto de genes ligados (haplótipo) localizados no cromossomo 6. São representados, a seguir, o genótipo de um candidato a transplante de medula óssea e os genótipos de seus genitores, quanto a esse haplótipo. <<) . - Candidato ao Pai Mae transplante Esse candidato ao transplante pode ter maior identidade de haplótipos com um irmão do que com seus genitores? Justifique sua resposta.


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