Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNITAU - Aspectos políticos e econômicos do comércio de escravos para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos políticos e econômicos do comércio de escravos para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2018)Número Original: 16Código: 10595596

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Aspectos políticos e econômicos do comércio de escravos para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

Redescobertas no ano de 2011, em um achado arqueológico na área portuária da cidade do Rio de Janeiro, as pedras do antigo cais de escravos do Valongo, desde então expostas ao público como monumento, são um testemunho mudo de parte da história brasileira. No Valongo, nas encostas de seus morros, funcionou o maior mercado de escravos do Brasil — lugar até há pouco tempo esquecido, no sentido de apartado de uma certa narrativa da cidade e do país. Naquele trecho do litoral, passaram mais de 700 mil africanos, de meados do século XVIII até 1831, quando o tráfico passou a ser feito de modo ilegal. JORDÃO, R.P. O Valongo de Machado na cartografia do Rio de Janeiro: a escravidão em cena na cidade, in Machado de Assis em Linha, São Paulo, vol.8, n.16, dez. 2015. Adaptado. Estimativas de importação de escravos para o Brasil no período de 1801 a 1866. De 1801 a 1825 1.160.601 De 1826 a 1850 1.299.969 De 1851 a 1866 9.309 Fonte: Banco de Dados do Tráfico Transatlântico de Escravos. Disponível em http://www .slavevoyages.org/voyage/. Acesso set 2017. A partir do texto e da tabela apresentados anteriormente, é CORRETO afirmar, sobre o tráfico de escravos para o Brasil: a) O maior volume de importação de escravos ocorreu a partir de 1831, e o fim do tráfico aconteceu, definitivamente, em 1850, pois acabar com o comércio de escravos pressupunha um processo gradual, sobre o qual a pressão inglesa desempenhou um papel fundamental. b) O maior volume de importação de escravos no Brasil ocorreu devido à exploração de ouro em Minas Gerais, no século XVIII Com o declínio da economia mineradora, a necessidade de reduzir o número de escravos africanos levou à proibição do tráfico atlântico e ao desenvolvimento do comércio interno de escravos. c) O maior volume do tráfico de escravos ocorreu até 1831, tendo sido proibido totalmente nessa data, devido ao clima político liberal e reformista vigente no Brasil desde a abdicação de D. Pedro I e a queda na procura de escravos, motivada pelo aumento das importações que se seguiram ao decreto de abertura dos portos, em 1808. d) O tráfico atlântico de escravos foi proibido em 1831, porém, após essa data, e até 1850, as articulações políticas e econômicas possibilitaram a continuidade da vinda de grandes quantidades de africanos escravizados. e) A importação de escravos cresceu após 1826, quando surgiu, no interior das instituições políticas, a iniciativa de acabar com o tráfico, reforçada pela mobilização social antiescravista no espaço público, o que levou à criação da lei de fim do tráfico de 1831.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?