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Exercício 10595596

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(UNITAU - 2018)Número Original: 16Código: 10595596

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Aspectos políticos e econômicos do comércio de escravos para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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Redescobertas no ano de 2011, em um achado arqueológico na área portuária da cidade do Rio de Janeiro, as pedras do antigo cais de escravos do Valongo, desde então expostas ao público como monumento, são um testemunho mudo de parte da história brasileira. No Valongo, nas encostas de seus morros, funcionou o maior mercado de escravos do Brasil — lugar até há pouco tempo esquecido, no sentido de apartado de uma certa narrativa da cidade e do país. Naquele trecho do litoral, passaram mais de 700 mil africanos, de meados do século XVIII até 1831, quando o tráfico passou a ser feito de modo ilegal. JORDÃO, R.P. O Valongo de Machado na cartografia do Rio de Janeiro: a escravidão em cena na cidade, in Machado de Assis em Linha, São Paulo, vol.8, n.16, dez. 2015. Adaptado. Estimativas de importação de escravos para o Brasil no período de 1801 a 1866. De 1801 a 1825 1.160.601 De 1826 a 1850 1.299.969 De 1851 a 1866 9.309 Fonte: Banco de Dados do Tráfico Transatlântico de Escravos. Disponível em http://www .slavevoyages.org/voyage/. Acesso set 2017. A partir do texto e da tabela apresentados anteriormente, é CORRETO afirmar, sobre o tráfico de escravos para o Brasil: a) O maior volume de importação de escravos ocorreu a partir de 1831, e o fim do tráfico aconteceu, definitivamente, em 1850, pois acabar com o comércio de escravos pressupunha um processo gradual, sobre o qual a pressão inglesa desempenhou um papel fundamental. b) O maior volume de importação de escravos no Brasil ocorreu devido à exploração de ouro em Minas Gerais, no século XVIII Com o declínio da economia mineradora, a necessidade de reduzir o número de escravos africanos levou à proibição do tráfico atlântico e ao desenvolvimento do comércio interno de escravos. c) O maior volume do tráfico de escravos ocorreu até 1831, tendo sido proibido totalmente nessa data, devido ao clima político liberal e reformista vigente no Brasil desde a abdicação de D. Pedro I e a queda na procura de escravos, motivada pelo aumento das importações que se seguiram ao decreto de abertura dos portos, em 1808. d) O tráfico atlântico de escravos foi proibido em 1831, porém, após essa data, e até 1850, as articulações políticas e econômicas possibilitaram a continuidade da vinda de grandes quantidades de africanos escravizados. e) A importação de escravos cresceu após 1826, quando surgiu, no interior das instituições políticas, a iniciativa de acabar com o tráfico, reforçada pela mobilização social antiescravista no espaço público, o que levou à criação da lei de fim do tráfico de 1831.


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