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Busca de Exercícios - UNICAMP - Questões escravistas no Segundo Reinado.g - Proclamação da República Aprenda a usar!

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1(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 16Código: 4160

Segunda Fase

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Proclamação da República
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
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Após a queda da monarquia, a República tentou ligar-se à memória da abolição. Seu principal argumento era a recusa do Exército em capturar os escravos fugidos. Reivindicava-se, assim, o reconhecimento dos republicanos militares como atores da abolição e redentores da pátria livre. Nas comemorações oficiais da abolição, o 13 de maio e o 15 de novembro eram apresentados como datas complementares de um mesmo processo de modernização do país, abrindo as portas do Brasil ao progresso e à civilização. De modo complementar, ligava-se o sistema monárquico à escravidão e ao atraso do país. (Adaptado de Robert Daibert Jr., “Guerra de Versões”. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jun. 2008. http://www revistadehistoria.com.br/secao/capalguerra-de-versoes. Acessado em 30/09/2012.) a) Explique por que o regime republicano associou a monarquia à escravidão. b) Como a questão militar contribuiu para o fim do Império do Brasil?


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2(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 35Código: 4460

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias. (Adaptado de lvana Stolze Lima, Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.) A partir do enunciado, podemos concluir que ha um uso político na maneira de classificar a população, já que a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era necessário em um momento de transição para um novo regime. b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos ex- escravos. c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social. d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica em crise.


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3(UNICAMP - 2018)Número Original: 4Código: 6988831

Segunda Fase

Aspectos da Lei Áurea no final do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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4. No dia seguinte ao decreto da Libertação, negros e negras deixaram apressadamente os lugares onde tinham vivido durante longo tempo nas humilhações da escravidão e, das fazendas e sítios, afluíram em direção às cidades próximas. A maior parte desses novos cidadãos livres tinha pequenas economias. Ora, seu primeiro ato foi correr às lojas de calçados. (Adaptado de Louis Albert Gaffre, Visions du Brésil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1912, p. 205. Disponível em: https://archive.org/details/visionsdubrsil0Ogaff. Acessado em 01/08/2017.) a) Considerando o depoimento citado, explique um significado social do uso do sapato na época. b) Nomeie duas estratégias de sobrevivência dos brancos pobres, mestiços e forros no período do pós-abolição.


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4(UNICAMP- aa - 2017)Número Original: 53Código: 6627620

Primeira Fase - Prova Q e Y

Representações artísticas sobre o reconhecimento da república brasileira e sua relação com a Argentina e a França.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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Compare as duas ilustrações de Angelo Agostini (1843- 1910) sobre o reconhecimento da República brasileira pela Argentina (fig.1) e pela França (fig.2). França, em Revista Ilustrada, dez 1889.) Assinale a alternativa correta. a) As alegorias expressam visões diferentes sobre o imaginário da República brasileira: na primeira ela é representada com um olhar de proximidade, e, na segunda o olhar expressa admiração, remetendo à visão corrente do gravurista sobre as relações entre Brasil, França e Argentina. b) O reconhecimento da França traz a confraternização entre dois países com tradições políticas muito diferentes, porém unidos pelo constitucionalismo monárquico e posteriormente pelo ideário republicano. c) No reconhecimento da Argentina ao regime republicano brasileiro, as duas repúblicas ocupam a mesma posição, indicando ter a mesma idade de fundação do regime e a similaridade de suas histórias de passado colonial ibérico. d) As duas imagens usam a figura feminina para representar as três repúblicas, característica não usual para a representação artística do ideário — republicano, protagonizado por lideranças masculinas.


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5(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 3Código: 6387443

Segunda Fase

Projetos abolicionistas em disputa no final do século XIX.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena política brasileira no último quarto do século XIX. O de André Rebouças foi um dos mais radicais. Mulato, baiano, filho de um membro da elite política imperial, engenheiro militar, dedicou-se à modemização de portos e à construção de estradas. Dedicado a compreender os mecanismos que emperravam o desenvolvimento do país, chegou à conclusão de que vivíamos um bloqueio estrutural para a emergência de indivíduos livres. A libertação dos escravos, por si só, não seria suficiente. Entendia a abolição como um primeiro passo, ao qual se seguiria uma necessária eliminação do monopólio da terra, pois a autonomia individual só seria possível com a transformação do ex- escravo em pequeno produtor independente. (Adaptado de Maria Alice Rezende de Carvalho, A terra prometida. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, maio de 2008. Disponível em http://www. thbn.com.br/secaolcapa/a-terra-prometida. Acessado em 28/09/2015.) a) Por que o projeto de André Rebouças foi caracterizado como um projeto radical? b) Identifique e caracterize outro projeto abolicionista que divergia do projeto de Rebouças.


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