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1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 58Código: 7507825

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Ao descrever a rotina do protagonista Raimundo Silva, o narrador da História do Cerco de Lisboa afirma que só restaram fragmentos dos sonhos noturnos, “imagens insensatas aonde a luz não chega, indevassáveis até para os narradores, que as pessoas mal informadas acreditam terem todos os direitos e disporem de todas as chaves.” (José Saramago, História do Cerco de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.122.) Com base nesse excerto e relacionando-o ao conjunto do romance, é correto afirmar que o narrador é a) polifônico, pois, ao considerar todos os pontos de vista das personagens, relativiza a visão de mundo e respeita a privacidade delas. observador, pois dissimula sua avaliação política da realidade ao se mostrar empático ao mundo das personagens. protagonista, pois, ao fazer parte da própria narrativa, assemelha-se às demais personagens e não pode duvidar dos protocolos necessários para contar a história de Portugal. onisciente, pois simula ser tolerante com a pluralidade de vozes narrativas, mas é a singularidade de seu modo de narrar que produz a coesão e a autonomia da narração.


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2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 3Código: 6991666

Segunda Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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(...) Recordo-lhe que os revisores são gente sóbria, já viram muito de literatura e vida, O meu livro recordo-lhe eu, é de história, Assim realmente o designariam segundo a classificação tradicional dos géneros, porém, não sendo propósito meu apontar outras contradições, em minha discreta opinião, senhor doutor, tudo quanto não for vida, é literatura, A história também, A história sobretudo, sem querer ofender, (José Saramago, História do Cerco de Lisboa. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de São Paulo, 2003, p.12.) (...) O que você quer dizer, por outras palavras, é que a literatura já existia antes de ter nascido, Sim senhor, como o homem, por outras palavras, antes de o ser já o era. Parece-me um ponto de vista bastante original, Não o creia, senhor doutor, o rei Salomão, que há muito tempo viveu, já então afirmava que não havia nada de novo debaixo da rosa do sol. (Idem, p.13.) (...) Então o senhor doutor acha que a história e a vida real, Acho, sim, Que a história foi vida, real, quero dizer, Não tenho a menor dúvida, Que seria de nós se não existisse o deleatur, suspirou o revisor. (Idem, p.14.) a) Nos excertos acima, revisor e autor discutem uma questão decisiva para a escrita do romance de José Saramago. Identifique essa questão, presente no diálogo entre as duas personagens, e explique sua importância para o conjunto da narrativa. b) No terceiro excerto, o revisor utiliza a palavra deleatur. O que significa essa expressão e por que ela é tão importante para o revisor”?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 8Código: 6983851

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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O título do romance Caminhos cruzados, de Érico Veríssimo, a) alude às dificuldades vividas pelas personagens mais representativas da elite urbana, além de sugerir que nenhum homem é uma ilha. sugere que a vida social das personagens é constituída pelo conjunto de relações econômicas e psicológicas dos indivíduos. remete à técnica narrativa do romance, no qual várias histórias são relacionadas, sem o estabelecimento de um protagonista principal. simboliza as relações de poder da classe burguesa emergente eo seu desejo de controlar a conduta ética da sociedade.


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4(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 6Código: 6983832

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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é. > Caneta Desmanipuladora Olhando assim a manchete parece que o prejuizo já é enorme e a mineradora já contribuiu bastante com a sua parte, certo? Só que não. Esses R$655 milhões gastos até agora correspondem a 1/30 do que foi homologado na justiça. = FOLHADES.PAULO * * tragédia no rio doce Tragédia de Mariana já custou R$ 655 milhões para mineradora Samarco até agora (Caneta Desmanipuladora.” Facebook. 17/10/2016. Disponível em https: //www.facebook.com/canetadesmanipuladora/. Acessado em 15/07/2017.) Em relação ao post adaptado da página do Facebook “Caneta Desmanipuladora”, é correto afirmar que a “desmanipulação” (substituição de “já” por “só” e acréscimo de “até agora”) explicita a tentativa do jornal de levar o leitor a pensar que a) b) ainda falta muito a ser pago pela mineradora e ha atrasos no pagamento. a Samarco teria pago uma grande parte do que devia eo prazo provavelmente esta sendo cumprido. a Samarco ja quitou o que devia , conforme valor homologado na justiça. a mineradora não deveria arcar sozinha com a despesa da tragédia de Mariana.


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5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 13Código: 6983573

Primeira Fase - Prova Q e X

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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“Picado pelo ciúme, abriu o ourives seu peito à órfã, ofereceu-lhe a mão, e uma pulseira de brilhantes nela, com a condição de me esquecer. Leontina disse que sim, cuidando que mentia; mas passados oito dias admirou-se de ter dito a verdade. Nunca mais soube de mim, nem eu dela; até que, um ano depois, a criada, que a servia, me contou que a menina casara com o padrinho e que as enteadas, coagidas pelo pai, se tinham ido para o recolhimento do Grilo com uma pequena mesada e a esperança de ficarem pobres. Não sei mais nada a respeito da primeira das sete mulheres que amei, em Lisboa.” (Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago, p. 4. Disponível em www.dominiopublico.gov.br. Acessado em 20/05/2018.) O excerto anterior apresenta uma síntese acerca do primeiro dos setes amores da personagem Silvestre da Silva. Considere essa experiência amorosa no contexto da primeira parte da narrativa e assinale a alternativa correta. a) A mulher é idealizada em cada caso relatado, não havendo espaço para uma ótica realista. b) A experiência amorosa recebe tratamento solene e sublime por parte das personagens. c) À personagem masculina se caracteriza pelo interesse sexual; a feminina, pela devoção ao marido. d) O protagonista da narrativa se frustra em sua crença amorosa a cada vez que se apaixona.


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