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Busca de Exercícios - UNICAMP - Morfologia - Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) - Linguagem Não-Verbal Aprenda a usar!

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1(UNICAMP - 2018)Número Original: 2Código: 6988835

Segunda Fase

Morfologia Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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2. Leia a seguir trechos das entrevistas concedidas pelo escritor chileno Alejandro Zambra ao jornal Folha de São Paulo e à revista Cult sobre seu livro Múltipla Escolha, lançado no Brasil em 2017. A obra imita o formato da Prova de Aptidão Verbal aplicada de 1966 a 2002 aos candidatos a vagas em universidades no Chile. Falando à Folha, Zambra afirma que havia na prova de múltipla escolha “uma grande sintonia com a ditadura chilena. Para entrar na universidade, teríamos que saber eliminar as orações. Havia censura, e nos aconselhavam a censurar”. E acrescenta que o sistema educacional moldava o pensamento dos alunos com “a ideia de que só existe uma resposta correta.” Abordando o sentido crítico da escolha desse formato para a narrativa, o autor explica à Cult que, tendo sido criado nesse sistema, interessava-lhe mais a autocrítica. Escrevendo uma espécie de novela, lembrou- se da prova e começou a brincar com esse formato. “No começo foi divertido, como imitar as vozes das pessoas, mas logo me dei conta de que também imitava minha própria voz, até que de repente entendi que esse era o livro. A paródia e a autoparódia, a crítica e a autocrítica, o humor e a dor...” O formato de prova oferece diversas opções para completar e interpretar cada resposta, mas pede ao leitor um movimento duplo de leitura: testar possibilidades de respostas e erigir uma opção única e arbitrária. Zambra esclarece: “me interessam todos esses movimentos da autoridade. A ilusão de uma resposta, por exemplo. Creio que este é um livro sobre a ilusão de uma resposta. Nos ensinaram isso, que havia uma resposta única, e logo descobrimos que havia muitas e isso às vezes foi libertador e outras vezes foi terrível. Quem sabe algumas vezes nós também quisemos que houvesse uma resposta única.” (Adaptado de entrevistas de Alejandro Zambra concedidas ao jornal Folha de São Paulo e à revista Cult em maio de 2017. Disponíveis em https://revistacult. uol.com.br/home/alejandro-zambra-multipla-escolha/ e em http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1885551 -literatura-esta-ligada-a-desordem-diz-escritor-chileno-alejandro-zambra.shtml. Acessados em 11/12/2017.) a) Cite dois fatores que levaram Zambra a adotar a forma narrativa empregada em Multipla Escolha. b) Por que Multipla Escolha nao funciona como a Prova de Aptidao Verbal chilena? Justifique sua resposta com base no tipo de leitor solicitado pela obra.


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2(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 83Código: 6387743

Primeira Fase - Prova Q e Z

Morfologia Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Cem anos depois Vamos passear na floresta Enquanto D. Pedro não vem D. Pedro é um rei filósofo, Que não faz mal a ninguém. Vamos sair a cavalo, Pacíficos, desarmados A ordem acima de tudo. Como convém a um soldado. Vamos fazer a República, Sem barulho, sem litígio, Sem nenhuma guilhotina, Sem qualquer barrete frigio. Vamos, com farda de gala, Proclamar os tempos novos, Mas cautelosos, furtivos, Para não acordar o povo. (José Paulo Paes, O melhor posta da minha rua, em Femando Paixão (sel. e org.), Para gostar de ler. São Paulo: Ática, 2008, p.43.) O tom irônico do poema em relação à história do Brasil põe em evidência a) o modo como a democracia surge no Brasil por interferência do Imperador. b) a maneira despótica como os republicanos trataram os símbolos nacionais. c) a postura inconsequente que sempre caracterizou os governantes do Brasil d) a forma astuciosa como ocorreram os movimentos políticos no Brasil


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3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 59Código: 7507823

Primeira Fase - Prova Q e X

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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As palavras organizadas comunicam sempre alguma coisa, que nos toca porque obedece a certa ordem. Quando recebemos o impacto de uma produção literária, oral ou escrita, ele é devido à fusão inextricável da mensagem com a sua organização. Em palavras usuais: o conteúdo de uma obra literária só atua por causa da forma. (Adaptado de Antonio Candido, “O direito à literatura”, em Vários escritos. São Paulo: Ouro sobre azul e Duas Cidades, 2004, p.178.) ARLS Rae mkt Refrigere minha alma e quia-me pelo caminho da justiça ae ea aT _ CUISIUT OU OPURATASSGOS | da sombra e Da morte | nao temerei mal alqum Nar ae crass Cee i) vx; cav.4” A , contracapa Te oor i BS A obra Sobrevivendo no inferno do grupo Racionais Mc's é composta pelas canções e pelo projeto editorial da capa e contracapa do CD. Nesse projeto editorial, encontram-se elementos visuais e verbais que estabelecem um jogo de formas e sentidos. Com base na afirmação de Antonio Candido, é correto afirmar que a organização desses elementos a) produz uma simetria entre som e sentido, sendo que tal simetria indica que os símbolos religiosos são uma resposta à violência. b) configura um sistema de oposições, uma vez que imagens e palavras estabelecem tensões materiais e espirituais, constitutivas do sentido das canções. Cc) configura uma sintaxe poética de ordem espiritual. Essa sintaxe espelha o caos e as injustiças vividos na periferia das grandes cidades. d) produz uma lógica poética racional. Essa lógica se explicita na vitória do crime sobre a visão de mundo presente nos versículos bíblicos transcritos.


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4(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 70Código: 7507809

Primeira Fase - Prova Q e X

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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A volta da França é uma das maiores competições do ciclismo mundial. Num treino, um ciclista entra num circuito reto e horizontal (movimento em uma dimensão) com velocidade constante e positiva. No instante t,, ele acelera sua bicicleta com uma aceleração constante e positiva até o instante t,. Entre t, e t,, ele varia sua velocidade com uma aceleração também constante, porém negativa. Ao final do percurso, a partir do instante t,, ele se mantém em movimento retilineo uniforme. De acordo com essas informações, o gráfico que melhor descreve a velocidade do atleta em função do tempo é a) velocidade 2 we t Es tempo o e” velocidade o ty ts És tempo velocidade t ; eT Pd ti O tempo velocidade o ty fs fs tempo


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5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 6Código: 6991674

Segunda Fase

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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6.0 xeque-mate - do persa shah mat: o rei esta morto - ocupa uma fungao controversa nas leis do jogo de xadrez. Trata-se de uma expressão que designa o lance final - é quando um dos reis não tem mais qualquer possibilidade de movimento. De saída, e nisso consiste o primeiro traço de ambivalência da expressão, a rigor, o rei não morre. Pode-se dizer até que o rei agoniza - mas de seu destino quase nada sabemos. Em resumo, o xeque-mate é exatamente, negando o que enuncia a expressão, o lance anterior ao que podemos chamar de morte. Diferentemente do senso comum, que vê grandeza naquele que luta até o ultimo instante - a saber, até a morte -, o jogador de xadrez deve ter a medida de seu esforço. Saber abandonar uma partida no momento certo, portanto, é uma demonstração de domínio da própria derrota. A morte, por jamais tornar-se concreta, fica sendo pura potência. Talvez seja este caráter inacabado - o jogo acaba sempre antes de acabar - que concede, afinal, ao jogo de xadrez, na forma de rito, a possibilidade de um eterno recomeçar. (Adaptado de Victor da Rosa, “Xeque-mate”. Disponível em http://culturaebarbarie.org/sopro/verbetes/xequemate. html. Acessado em 04/09/2018.) a) Victor da Rosa afirma que há uma ambivalência na expressão 'xeque-mate”. Explique-a. b) Explique, com dois argumentos, por que a posição do autor quanto à grandeza do jogo de xadrez contraria o senso comum.


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