Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 31Código: 13030634

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Grécia.b Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relacio- na intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações en- tre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se rea- lizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens. (Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.) O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza (A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políti- cas dos homens, sustentada pela filosofia clássica. (B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vin- culo desse mito com manifestações de caráter público. (C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a inca- pacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade. (D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de cul- pa posteriormente apropriados pelo cristianismo. (E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhe- cimento por essa democracia da igualdade entre os ho- mens livres.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 31Código: 7505927

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do pensamento mitológico dos gregos antigos na apreensão da realidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

A Odisseia choca-se com a questão do passado. Para perscrutar o futuro e o passado, recorre-se geralmente ao adivinho. Inspirado pela musa, o adivinho vê o antes e o além: circula entre os deuses e entre os homens, não todos os homens, mas os heróis, preferencialmente mortos glorio- samente em combate. Ao celebrar aqueles que passaram, ele forja o passado, mas um passado sem duração, acabado. (François Hartog. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo, 2015. Adaptado.) O texto afirma que a obra de Homero (A) questiona as ações heroicas dos povos fundadores da Grécia Antiga, pois se baseia na concepção filosófica de physis. (B) valoriza os mitos em que os gregos acreditavam e que estão no fundamento das concepções modernas de tem- po e história. (C) é fundadora da ideia de história, pois concebe o passado como um tempo que prossegue no presente e ensina os homens a aprenderem com seus erros. (D) identifica uma forma do pensamento mítico e uma visão de passado estranha à ideia de diálogo entre temporali- dades, que caracteriza a história. (E) desenvolve uma abordagem crítica do passado e uma re- flexão de caráter racionalista, semelhantes à da filosofia pré-socrática.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?