Considere o seguinte experimento:
Um experimento simples consiste em mergulhar a
extremidade cortada de um ramo de planta de flores com
pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum
tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas.
(Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011)
Considere os mecanismos de condução de seiva bruta
e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o
processo que resultou na mudança da cor das pétalas é
análogo à condução de
(A) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na
parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática
positiva no interior do floema, forçando a elevação da
coluna de água com corante até as pétalas das flores.
(B) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as cé-
lulas da extremidade inferior do xilema absorveram
pigmentos do corante, o que aumentou a pressão
osmótica nas células dessa região, forçando a passa-
gem de água com corante pelo xilema até as células
das pétalas das flores.
(C) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as
células adjacentes ao floema absorveram a sacaro-
se produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a
pressão osmótica nessas células, permitindo que, por
osmose, absorvessem água com corante do floema.
(D) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte
aérea da planta criou uma pressão hidrostática ne-
gativa no interior do xilema, forçando a elevação da
coluna de água com corante até as pétalas das flores.
(E) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hi-
potônica em relação à osmolaridade da seiva elabo-
rada e, por osmose, a água passou da solução para o
interior do floema, forçando a elevação da coluna de
água com corante até as pétalas das flores.