Os gráficos indicam a expansão das redes de transporte fer-
roviário e rodoviário no Brasil (em km) em função do tempo
(ano).
REDE FERROVIÁRIA REDE RODOVIÁRIA
A A
km km
50000 + 500 0007
400007 A 4000007
30000 + 3000007
20000 + 2000007
100007 1000007
1910 1920 1930 1940 1950 1960.
Tempo (anos)
1910 1920 1930 1940 1950 1960.
Tempo (anos)
(Dados extraídos de: Paul Singer. “Interpretação do Brasil:
uma experiência histórica de desenvolvimento”. In: Boris Fausto (org.).
História geral da civilização brasileira, tomo III, vol. 4, 1986.)
As informações dos dois gráficos estão traduzidas na tabela:
(A) Rede ferroviária Rede rodoviária
1928 31.851,2 113.570,0
1938/39 34.206,6 258.390,0
1955 37.092,0 459.714,0
(B) Rede ferroviária ' Rede rodoviária
1928 36.441,4 98.673,0
1938/39 25.004,0 240.221 ,0
1955 32.533,8 501.342,0
(C) Rede ferroviaria Rede rodoviária
1928 31.851,2 254.722,0
1938/39 41.436,3 213.870,0
1955 21.984,6 440.657,0
(D) Rede ferroviaria Rede rodoviária
1928 22.389,6 302.793,0
1938/39 44.376,0 266.134,0
1955 50.328,9 115.681,0
(E) Rede ferroviária Rede rodoviária
1928 32.231,0 109.273,0
1938/39 30.579,2 260.991 ,0
1955 27.774,6 155.832,0