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1(UNESP- SP - 2020)Número Original: 4Código: 7505945

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Modernismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)


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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Em sua carta, Antônio Vieira relata os padecimentos (A) dos nativos e dos capitaes-mores. (B) dos negros e dos colonos pobres. (C) dos nativos e dos colonos pobres. (D) dos negros e dos capitaes-mores. (E) dos nativos e dos negros.


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2(UNESP - 2018)Número Original: 19Código: 7002492

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Ricardo Reis é, assim, o heterônimo clássico, ou melhor, neoclássico: sua visão da realidade deriva da Antiguidade greco-latina. Seus modelos de vida e de poesia, buscou-os na Grécia e em Roma. (Massaud Moisés. “Introdução”. In: Fernando Pessoa. O guardador de rebanhos e outros poemas, 1997.) Levando-se em consideração esse comentário, pertencem a Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), OS Versos: (A) Nada perdeu a poesia. E agora há a mais as máquinas Com a sua poesia também, e todo o novo gênero de vida Comercial, mundana, intelectual, sentimental, Que a era das máquinas veio trazer para as almas. (B) Súbita mão de algum fantasma oculto Entre as dobras da noite e do meu sono Sacode-me e eu acordo, e no abandono Da noite não enxergo gesto ou vulto. (C) Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio. Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas. (Enlacemos as mãos.) (D) À dolorosa luz das grandes lâmpadas elétricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. (E) O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente.


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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 30Código: 13590

Provas Específicas - Meio de Ano

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)


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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Explique por que o comportamento que as personagens apresentam no poema contribui para sintetizar a proposta de um mundo ideal, utópico, governado por um só sentimento.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7505888

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Examine os gráficos. GRÁFICO 1 GRÁFICO 2 °C mm 120 100 (http://pt.climate-data.org) As dinamicas climaticas representadas nos graficos 1 e 2 cor- respondem, respectivamente, aos espacos retratados em (A) Capitães da Areia, de Jorge Amado, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da Areia, de Jorge Amado. (C) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. (D) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (E) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Vidas secas, de Graciliano Ramos.


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5(UNESP - 2018)Número Original: 17Código: 7002138

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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De fato, este romance constitui um dos poucos ro- mances cômicos do romantismo nacional, afastando-se dos traços idealizantes que caracterizam boa parte das obras “sérias” dos autores de então. O modo pelo qual este romance pinta a sociedade, representado-a a partir de um ângulo abertamente cômico e satírico, também era relativamente novo nas letras brasileiras do século XIX. (Mamede Mustafa Jarouche. “Galhofa sem melancolia”, 2003. Adaptado.) O comentário refere-se ao romance (A) O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Ássis. (C) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel An- tônio de Almeida. (D) Iracema, de José de Alencar. (E) Macunaíma, de Mário de Andrade.


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