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1(UNESP - 2019)Número Original: 36Código: 6984952

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos e características da produção nas fábricas da primeira revolução industrial no final do século XVIII na visão de Adam Smith.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Um homem transporta o fio metálico, outro endireita-o, um terceiro corta-o, um quarto aguça a extremidade, um quinto prepara a extremidade superior para receber a cabe- ça; para fazer a cabeça são precisas duas ou três operações distintas; colocá-la constitui também uma tarefa específica, branquear o alfinete, outra; colocar os alfinetes sobre o pa- pel da embalagem é também uma tarefa independente. [...] Tive ocasião de ver uma pequena fábrica deste tipo, em que só estavam empregados dez homens, e onde alguns deles, consequentemente, realizavam duas ou três operações di- ferentes. Mas, apesar de serem muito pobres, e possuindo apenas a maquinaria estritamente necessária, [...] conse- guiam produzir mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia. Se dividirmos esse trabalho pelo número de trabalhadores, poderemos considerar que cada um deles produz quatro mil e oitocentos alfinetes por dia; mas se trabalhassem separa- damente uns dos outros, e sem terem sido educados para este ramo particular de produção, não conseguiriam produzir vinte alfinetes, nem talvez mesmo um único alfinete por dia. (Adam Smith. Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, 1984.) O texto, originalmente publicado em 1776, demonstra (A) o avanço tecnológico representado pelo surgimento da fábrica na Inglaterra, relacionando a riqueza com o apri- moramento científico e o trabalho simultâneo de milhares de operários. (B) o crescimento do mercado consumidor e a maior velo- cidade na distribuição das mercadorias inglesas, desta- cando o vínculo entre riqueza e uma boa relação entre oferta e procura. O a força crescente dos sindicatos e das federações de tra- balhadores na Inglaterra, enfatizando o princípio marxista de que apenas o trabalho permite a geração de riqueza. o a produtividade do artesanato e o conhecimento da to- talidade do processo produtivo pelos trabalhadores in- gleses, relacionando a noção de riqueza ao acúmulo de metais nobres. (E) a disciplina no trabalho e o parcelamento de tarefas pre- sentes nas manufaturas e fábricas inglesas, associando o crescimento da riqueza à produtividade do trabalho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2021)Número Original: 31Código: 13024556

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Revoluções Industriais
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A revolução das telecomunicações, iniciada no Brasil dos anos 70, foi um marco no processo de reticulação do territó- rio. Novos recortes espaciais, estruturados a partir de forças centrípetas e centrífugas, decorriam de uma nova ordem, de uma divisão territorial do trabalho em processo de realização. Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, à fibra óptica e à Internet, o desenvolvimento das telecomunicações participou vigorosamente do jogo entre separação material das atividades e unificação organizacio- nal dos comandos. (Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil, 2006.) No Brasil, a revolução das telecomunicações possibilitou (A) o avanço de indicadores sociais, uma vez que facilitou o contato entre pessoas que habitam regiões remotas. (B) o anonimato em mensagens eletrônicas, ainda que infor- mações pessoais alimentem bancos de dados de empre- sas privadas. (C) a participação das cidades na globalização, o que uni- formizou as possibilidades de apropriação dos espaços pelo capital. (D) a desconcentração industrial paulista, embora os cen- tros corporativos estratégicos tenham permanecido cen- tralizados. (E) o rompimento do paradigma técnico-científico-informa- cional, o que contribuiu para democratizar a troca de mensagens entre as pessoas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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3(UNESP- SP - 2015)Número Original: 3Código: 5825498

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Revoluções Industriais
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Tanto as seções, como as máquinas, têm as necessárias separações. Trabalhando esta fábrica somente com fios tintos e produzindo artigos sujeitos à variação da moda, possui desenvolvida seção de preparo e tinturaria com todos os melhoramentos e condições de higiene desejadas. Somente na seção de aproveitamento de re- síduos se nota absoluta falta de asseio. As máquinas dessa seção são todas de manejo perigoso, ocasionando frequentemente pequenos desastres. O dia é de dez horas e um quarto. Damos abaixo um quadro do pessoal desta fábrica, classificando os ope- rários segundo as idades e nacionalidades: adultos menores nacionalidades mulheres total homens | demais | de 162 | homens | mulheres de 22 anos | 22 anos brasileira 74 63 60 4 4 242 italiana | 234 223 225 22 243 947 espanhola 17 16 8 — — 4 siria 9 12 4 6 21 52 japonesa — n — — — n alemã 4 4 2 — — 10 francesa 1 — — — — 1 inglesa 1 — — — — 1 total] 340 329 299 32 305 1305 (Condições do trabalho na indústria têxtil no estado de São Paulo”, Boletim do Departamento Estadual do Trabalho, 1912. In: Paulo Sérgio Pinheiro e Michael Hall (orgs.). A classe operdria no Brasil, vol. 2, 1981. Adaptado.) Justifique a afirmação “Tanto as seções, como as máquinas, têm as necessárias separações.”, considerando a lógica de organização fabril. Utilize os dados do texto e da tabela para indicar três características das condições de trabalho e do grupo de trabalhadores dessa fábrica.


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4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 18Código: 14208

Provas Específicas - Ciências Humanas - Meio de Ano

Revoluções Industriais
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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É nas áreas rurais que o trabalho infantil é mais acentuado. Segundo o IBGE (2004). de 1.8 milhão de pessoas de 10 a 17 anos ocupadas nas áreas rurais, 37.6% começaram a trabalhar com menos de 10 anos de idade. Geralmente, essas crianças trabalham em atividades árduas ou insalubres e. pela longa jornada de trabalho, estão impedidas de realizarem tarefas mais indicadas a essa faixa etária. Cite dois principais problemas que podem advir do trabalho infantil e explique o que eles representam para o futuro dessas crianças.


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5(UNESP - 2017)Número Original: 45Código: 6988613

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Revoluções Industriais Evolução do Processo Agrícola
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Considerando os setores da economia, o conjunto das ativi- dades intensivas em pesquisa, desenvolvimento e inovação ligadas ao mundo da informação tecnológica indica a confi- guração do setor (A) especulativo. B) informal. D ) (B) (C) primário. (D) transnacional. (E) E) quaternário.


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