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1(UNESP - 2023)Número Original: 36Código: 13030732

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Evolução do Processo Agrícola
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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A expressão “Educação Ambiental” passou a ser usada como termo genérico para algo que se aproximaria de tudo o que pudesse ser acolhido sob o guarda-chuva das “boas práticas ambientais” ou ainda dos “bons comportamentos ambientais”. Mas, mesmo assim, restaria saber: que critérios definiriam as tais boas práticas? Do ponto de vista de quem são boas? [...] Com base em que concepção de meio am- biente certas práticas sociais estariam sendo classificadas como ambientalmente adequadas ou inadequadas? (Isabel C. de M. Carvalho. Educação ambiental, 2012.) A expressão “Educação Ambiental” envolve outros aspectos importantes, tais como: (A) natural e ético, que regulariam, por exemplo, o custo de acesso para grupo social aos espaços naturais. (B) físico e cognitivo, que cessariam, por exemplo, o vínculo do indivíduo com o espaço que habita. (C) econômico e cultural, que questionariam, por exemplo, o acesso e o uso de recursos naturais. (D) étnico e cultural, que determinariam, por exemplo, os limites de crescimento para as áreas urbanas. (E) político e social, que problematizariam, por exemplo, a supervalorização de áreas verdes para o lazer.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2022)Número Original: 31Código: 11574228

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Evolução do Processo Agrícola
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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O Brasil se consolidou na Divisão Internacional do Tra- balho enquanto exportador de produtos de baixo valor agre- gado e que podem ser estocados por certo período de tempo sem perder a qualidade. As grandes corporações dominam o comércio e a produção tecnológica, bem como a oferta ge- neralizada dos insumos; mais recentemente, os grandes ne- gociantes no mundo tornaram o produtor brasileiro um mero apêndice na máquina de concentração da renda, riqueza e poder para poucos. Resumidamente, a miséria de grande parte da população nacional con' com o nanismo pro- vocado pela desnutrição, em meio à riqueza expressa pela vastidão da produção para o atendimento dos negócios nos mercados estrangeiros. (https://outraspalavras.net, 17.05.2021. Adaptado.) O excerto aborda, no Brasil, o processo de (A) transnacionalização da economia, baseada em incenti- vos fiscais. (B) reprimarização da economia, pautada na exportação de commodities. (C) financeirização da economia, regulada por capitais espe- culativos. (D) recuperação da economia, pautada no investimento es- tatal. (E) privatização da economia, regulada pela entrada de ca- pital estrangeiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2021)Número Original: 41Código: 9363647

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Evolução do Processo Agrícola
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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No contexto descrito, (A) a industrialização no Ocidente expandiu-se 12% no período de 1973 a 1980, o que refletiu a plena inde- pendência da indústria ocidental em relação ao petró- leo produzido e exportado pelo Oriente Médio. (B) o crescimento da riqueza foi menor no período de 1973 a 1980, em relação às décadas anteriores, demonstrando o impacto da crise do petróleo na economia norte-ameri- cana e na do Ocidente europeu. (C) a taxa de produção industrial cresceu 132% no período de 1953 a 1975, o que fortaleceu a economia norte-ame- ricana e permitiu investimentos nos países do Ocidente europeu. (D) a produção industrial norte-americana manteve-se está- vel no período de 1953 a 1975, o que impediu que os Estados Unidos abalassem a liderança econômica mun- dial da China e da União Soviética. (E) a riqueza per capita sofreu redução de 2,5% no período de 1973 a 1980, o que fragilizou a posição norte-ameri- cana na disputa pelos mercados dos países do Ocidente europeu.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP - 2015)Número Original: 8Código: 6986488

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Evolução do Processo Agrícola
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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O circuito inferior da economia urbana é resultado da modernização seletiva e incompleta que caracteriza a urbaniza- ção dos países subdesenvolvidos e coloca grande parte da população praticamente à margem do usufruto do processo de acumulação. Enquanto uns se preocupam em acumular capital para a renovação das atividades produtivas modernas, outros se preocupam apenas em garantir a sobrevivência da família, buscando formas alternativas de trabalho e renda. O circuito inferior da economia urbana ocupa bairros, ruas, becos, terminais rodoviários e metroviários, praças e porões, fundos de quintal, vans, motocicletas, permeando o tecido urbano. À margem dos circuitos oficiais, uma multiplicidade de atores econômicos de porte modesto preenche os interstícios dos grandes negócios, preservando o espaço urbano como um território de cultura, vida e liberdade — uma resposta à segregação social da metrópole capitalista. (Mônica Arroyo. “A economia invisível dos pequenos”. www.diplomatique.org.br, 04.10.2008. Adaptado.) O circuito inferior da economia urbana revela a existência de uma economia popular nas cidades, ajustada às condições econômicas e às restrições de consumo da população mais pobre. Considerando a dinâmica do mercado de trabalho e o processo de urbanização nos países subdesenvolvidos, cite duas razões que explicam a expansão do chamado circuito inferior da economia urbana nas últimas décadas e cite dois exem- plos de atividades econômicas que correspondam a esse circuito econômico.


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5(UNESP - 2016)Número Original: 54Código: 6985179

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Evolução do Processo Agrícola
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Na agricultura moderna, os cultivos transgênicos foram ado- tados para (A) eliminar o uso de agrotóxicos e garantir a segurança ali- mentar da população. (B) aumentar a produtividade e proporcionar maior rentabili- dade ao produtor. (C) preservar a função social da terra e diminuir os custos de produção. (D) superar deficiências das áreas agricultáveis e expandir as práticas orgânicas. (E) oferecer novos alimentos ao mercado e gerar renda às pequenas comunidades rurais.


Opções de Resposta: 
     A     
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