Busca de Exercícios - UNESP - Fontes Renováveis de Energia Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fontes Renováveis de Energia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2008)Número Original: 36Código: 14666

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Combustíveis Fósseis Brasil.b Biocombustíveis Fontes Renováveis de Energia

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

O petróleo lidera e continuará liderando o ranking das fontes energéticas nas próximas décadas, seguido do carvão e do gás natural. Outras fontes de energia já são também apontadas como alternativas para o século XXI. Assinale a alternativa que ressalta a contribuição do Brasil nesse panorama global. (A) O Brasil desponta com tecnologias para a produção de energia nuclear como uma alternativa mais econômica do que as demais. (B) O Brasil tem, nos últimos anos, exportado conhecimentos e tecnologias no setor de energia eólica, liderando o ranking nesse setor. (C) No Brasil, são as pequenas indústrias as responsáveis pela produção e pelos acordos internacionais relativos ao biocombustível. (D) Estudos sobre a energia solar utilizada na região Sul bra- sileira têm chamado a atenção de países como Inglaterra e Itália, os quais têm investido maciçamente no setor. (E) O Brasil apresenta grandes vantagens (físicas e terri- toriais) para a produção de biocombustível, as quais potencializam a produção de energia renovável.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2023)Número Original: 52Código: 13030679

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Fontes Renováveis de Energia

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Analise os componentes que caracterizam o cálculo desen- volvido para avaliar a pressão exercida pela população hu- mana sobre o meio ambiente. Carbono: extensão de áreas florestais capazes de seques- trar emissões de CO, deriva- das da queima de combustí- veis fósseis. Áreas de cultivo: extensão de áreas usadas para a pro- dução de alimentos e fibras para o consumo humano, bem como para a produção de ra- ção para o gado, oleaginosas e borracha. Pastagens: extensão de áreas utilizadas para a criação de gado de corte e leiteiro e para a produção de couro. Florestas: extensão de áreas necessárias para o forneci- mento de madeira, celulose e lenha. Áreas construídas: extensão de áreas cobertas por infraes- trutura humana. Estoques pesqueiros: esti- mativa de produção primária necessária para sustentar os peixes e mariscos capturados. (www.wwf.org.br. Adaptado.) Coerente com as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável e atrelado à biocapacidade dos ecossistemas em produzir recursos e absorver resíduos, o cálculo pretende avaliar A) o Ecodesenvolvimento. B) a Agrobiodiversidade. ( ( (C) a Pegada Ecológica. (D) o Dano Ambiental. ( E) o Crédito de Carbono.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2023)Número Original: 51Código: 13030678

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Fontes Renováveis de Energia

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

A produção de metano (CH,), chamado de “gas dos pan- tanos”, na Amazônia representou 8% de suas emissões glo- bais. Cerca de três quartos desse gás liberado na região, que corta nove países e concentra 60% de sua área no Brasil, foram produzidos por um processo natural, em razão da de- composição de biomassa, essencialmente árvores e vegeta- ção, em áreas parcial ou totalmente alagadas durante o ano. (https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.) Na Amazônia, o “gás dos pântanos” está associado, dentre outros fatores, (A) ao processo de lixiviação. (B) à incorporação da água de afluentes. (C) ao assoreamento dos rios. (D) à transposição de rios. (E) aos reservatórios das usinas hidrelétricas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2022)Número Original: 35Código: 11574205

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Fontes Renováveis de Energia

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Analise a tabela. Resíduos em água potável (ug/L) Limite máximo | Quantas vezes o limite máximo União | Brasil no Brasil é maior que Europeia na União Europeia 01 30 [1300 Diuron Herbicida Mancozebe Fungicida/acaricida, 0,1 180 1800 Tebuconazol Fungicida Glifosato Herbicida 01 500 5000 (https:lreporterbrasilorg br, 27.11.2017. Adaptado.) As diferenças observadas nos limites máximos de resíduos proporcionam ao Brasil, por exemplo, (A) iculdade para a compra e a venda de sementes trans- gênicas. (B) controle sobre a manutenção e a conservação da biodi- versidade. (C) segurança para a variedade e a rotatividade das espé- cies animais nativas. (D) insegurança sobre a contaminação e a qualidade dos recursos hídricos. (E) proteção contra a entrada e a reprodução de espécies animais invasoras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2021)Número Original: 53Código: 9314259

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Fontes Renováveis de Energia

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

Nas atividades cotidianas de indústrias, de empresas ou de pessoas em suas residências, o empenho pelo aumento da eficiência energética pode contribuir para (A) reestruturar sistemas de produção e reduzir as possibili- dades de as sociedades usufruirem de seus bens. (B) ampliar a dependência global por petróleo e redesenhar as alianças políticas alinhadas ao seu consumo. (C) contornar o déficit global por energia e redistribuir os re- cursos entre os países de maneira igualitária. (D) valorizar a oferta de fontes renováveis e extinguir gastos com subsídios publicos ao setor energético. (E) otimizar os recursos energéticos e reduzir os impactos ambientais relacionados à sua produção.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.