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1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 46Código: 32244

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Estrutura da População Teoria Eco-Malthusiana
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A população de Londres, com 12% da população total do Reino Unido, exige uma pegada ecológica de 21 milhões de hectares ou, simplesmente, toda a terra produtiva do Reino Unido. Em Vancouver, no Canadá, constatou-se que a área exigida para manter o nível de vida da população corresponde a 174 vezes a área de sua própria jurisdição. Uim habitante de uma cidade típica da América do Norte tem uma pegada ecológica de 461 hectares, enquanto na Índia a pegada ecológica per capita é de 45 hectares. Assim, o planeta sofre um impacto dez vezes maior quando nasce um bebê no primeiro mundo do que quando nasce um bebê na Índia, na China ou no Paquistão. Um malthusianismo cego, ainda hegemônico nas lides ambientalistas, está infelizmente muito mais preocupado com o controle da população na fn- dia do que com a injustiça ambiental que sustenta a injusta ordem de poder mundial. (Rogério Haesbaert da Costa e Carlos Walter Porto-Gonçalves. “Anova des-ordem mundial, 2005. Adaptado) No texto, os autores fazem uma crítica à abordagem malthu- siana, que tende a considerar o tamanho da população como o fator principal do impacto sobre os recursos naturais exis- tentes no planeta. Dessa forma, para se entender a atual “crise ambiental”, outros fatores, também importantes, devem ser levados em consideração, a saber, (A) o tamanho dos territórios de cada país e a falta de conhe- cimento sobre a quantidade de recursos naturais que cada população dispõe. (B) o baixo nivel de renda das populações dos países desen- volvidos e seu reduzido grau de desenvolvimento tecno- lógico. (© o modelo de desenvolvimento econômico adotado pelos países e os padrões de consumo difundidos em escala mundial (D) o tamanho das populações dos países subdesenvolvidos e seu baixo nível de escolaridade. (E) o baixo desenvolvimento técnico-científico dos países e a ausência de conhecimentos sobre a finitude dos recur- sos naturais existentes no planeta.


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2(UNESP - 2016)Número Original: 47Código: 6985163

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Transição Demográfica Pirâmide Etária
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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População urbana segundo os níveis de renda 100 + p o oo oO oO oO | | | N oO | em 2014 (em porcentagem) o | Proporção da população urbana Países de renda Países de renda Países de renda Países de renda baixa média-baixa média-alta alta Renda Nacional Bruta per capita em 2012 (em níveis de renda) Região População © Africa >1 bilhão O Ásia — 500 milhões a 1 bilhão O Oceania 100 milhões a 500 milhões © América Latina e Caribe 50 milhões a 100 milhões Europa e América do Norte 10 milhões a 50 milhões O 5 milhões a 10 milhões o 1 milhão a 5 milhões ° 500.000 a 1 milhão < 500.000 (Department of Economic and Social Affairs. World urbanization prospects, 2015. Adaptado.) Avaliando o gráfico e considerando os conhecimentos acerca do espaço urbano no mundo contemporâneo, é correto afir- mar que (A) o nível de urbanização tende a se estabilizar com o au- mento da renda. (B) o desenvolvimento econômico não constitui uma condi- ção necessária para a urbanização. (C) os países com pequena população tendem a se localizar entre aqueles com baixa urbanização. (D) o aumento na taxa de urbanização de um país ocorre atrelada à mudança em seu nível de renda. (E) as taxas de urbanização entre países com mesma renda apresentam baixa variação.


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3(UNESP - 2019)Número Original: 48Código: 6984978

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Brasil.b Identificação dos efeitos da revolução médico-sanitária no processo de transição demográfica.m
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Em seu processo de transição demográfica, a população bra- sileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico- -sanitária. Essas mudanças provocaram (A) a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expec- tativa de vida. (B) a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da popu- lação relativa. (C) a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos. (D) a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos. (E) a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da popu- lação absoluta.


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4(UNESP - 2024)Número Original: 48Código: 14096722

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Transição Demográfica
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Questão de Vestibular - UNESP 2024
Questão de Vestibular - UNESP 2024

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5(UNESP - 2021)Número Original: 32Código: 13024557

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Transição Demográfica
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O crescimento horizontal, conceito demográfico importante para a compreensão do processo de formação da população brasileira, caracteriza-se (A) pela manutenção no território de povos dele originários, especificamente comunidades indígenas estabelecidas antes do século XVI. (B) pelo saldo positivo na participação de imigrantes na população, sobretudo de portugueses entre os séculos XVl e XX. (C) pelo espraiamento na base da pirâmide etária nacional, fato que possibilitou a ocupação e a posse territorial entre os séculos XVI e XVIII. (D) pela ampliação da longevidade, que aumentou em nú- meros absolutos a densidade demográfica nacional no século XX. (E) pela disparidade entre as taxas de natalidade e de mor- talidade, condição que contribuiu para o bônus demográ- fico no século XX.


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