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1(UNESP - 2022)Número Original: 30Código: 11574158

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Índice de Desenvolvimento Humano
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Analise o mapa que se refere a um índice medido no ano de 2017. 1: pior 28-32 353-393 [394-427 (428-457 EB ass-s7 i 5.18-5.86 7: melhor (https://knoema fr. Adaptado.) Considerando a espacialização dos dados e conhecimentos sobre a globalização, o índice medido em 2017 e um dos fato- res mensurados por ele em cada país são, respectivamente: (A) competitividade global e produtividade. (B) desenvolvimento humano e distribuição de renda. (C) desenvolvimento sustentável e biodiversidade. (D) Gini e concentração de renda. (E) consumo de recursos naturais e padrões de consumo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP- SP - 2007)Número Original: 36Código: 15064

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Índice de Desenvolvimento Humano Bahia.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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GRANDE SALVADOR É MAIS DESIGUAL QUE BRASIL — Morador da lo- calidade mais rica da Região Metropolitana de Salvador recebe 25 vezes o que ganha habitante da porção mais pobre (...) GRANDE SALVADOR TEM IDH DE EurorA E ÁFRICA — Dados do Índice de Desenvolvimento Humano desmembrados por bairros ou grupo de bairros, explicitam desigualdade social da região. (www.pnud.org.br) DADOS DO IDH — 2004 LOCAL IDH Noruega 0,965 EUA. 0,939 Angola 0,381 África do Sul 0,653 Brasil 0,775 São Paulo 0,820 RMS* 0,791 Localidade mais rica da RMS* 0,971 Localidade mais pobre da RMS* 0,652 *Região Metropolitana de Salvador (PNUD, 2004) Com base no exposto, aponte a alternativa que contém a explicação correta. (A) A realidade de países africanos e do Nordeste brasileiro é similar, ou seja, apresenta muita desigualdade interna. Já nos EUA não existe pobreza e, portanto, a sociedade é igualitária. (B) Essa realidade retrata o processo de desenvolvimento desigual e combinado, que ocorre em grande parte do território nacional, e que afeta também parcelas da popu- lação nos diversos lugares do mundo, as quais estão sendo excluídas dos benefícios do progresso e do dinamismo econômico. (C) No Brasil, essas diferenças de renda ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, o que não se dá, por exemplo, com a região Sul, que é um território homogêneo. (D) A localização geográfica é um fator de restrição ao de- senvolvimento. Salvador, por ser cidade litorânea, suas praias são áreas exclusivas dos turistas e dos moradores mais ricos, enquanto que as zonas interiores são ocupadas pelos pobres. (E) O desenvolvimento desigual ocorre apenas nos países periféricos do mundo globalizado; em contrapartida, nos países desenvolvidos, o que ocorre é uma generalização da riqueza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2008)Número Original: 16Código: 14800

Provas Específicas - Ciências Humanas - Início de Ano

Índice de Desenvolvimento Humano
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe as áreas 1 e 2, identificadas na figura, e analise os dados da tabela. Área 1 Area 2 INDICADORES SOCIOECONOMICOS EM DUAS AREAS URBANAS, EM 2005. Indicadores Area 1 Area 2 IDH 0,61 0,89 Analfabetismo 18% 2% Número médio de anos de estudo 3,7 11,9 Acesso à Universidade 2,0% 55% Renda per capita R$ 153.00 R$ 1.743.00 Salário médio R$214,00 R$2.042,00 (IBGE, IPEA, 2006.) Utilizando os indicadores socioeconômicos da tabela, compare e descreva cada área, identificando o conceito geográfico que as diferencia.


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4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 8Código: 14002

Provas Específicas - Início de Ano

Índice de Desenvolvimento Humano
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Os aspectos socioeconômicos são uma das formas utilizadas, atualmente, para a regionalização do planeta, embora seja uma maneira bastante genérica e simplificada. Através desses aspectos divide-se o mundo em Norte e Sul. Analise os dados contidos na tabela. Países PopuLação | PopuLação |MORTALIDADE INFANTIL| EXPECTATIVA DE | POPULAÇÃO URBANA PRODUTO INTERNO BRUTO Ínpice DE (apos DE 2004)| ToTAL URBANA (aTÉ 1 ANO, POR MIL | VIDA AO NASCER | COM ACESSO À ÁGUA PER CAPITA DEsENVOLVIMENTO HuMANO (MILHÕES) |(% DO TOTAL)| | NASCIDOS VIVOS) (EM ANOS) POTÁVEL (EM %) |(PODER REAL DE compra — US$ (IDH) Mexico 103.0 76 23 75 91 7.298 0,821 NiceR 12,1 17 108 43 46 278 0,311 Suécia 9,9 83 3 81 100 39.658 0,951 ARGENTINA 38,5 90 16 75 79 4.512 0,863 HoLanDA 16,3 90 4 79 100 38.333 0,947 Ínpia 1.103,1 28 58 64 86 714 (-) 0,500 Japão 127,5 79 3 82 100 35.787 0,949 CANADÁ 32,2 81 5 80 100 35.064 0,950 Brasi 184,1 84 18 72 89 4.297 0,792 VENEZUELA 26,5 88 17 74 83 5.026 0,784 CHILE 16,2 87 8 78 95 7.040 0,859 (Dan Smith. Atlas da situação mundial. Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências globais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.) (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento — PNUD, 2006.) Indique o país que melhor representa o Norte e aquele que melhor representa o Sul. Justifique a sua resposta, utilizando os aspectos socioeconômicos da tabela.


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