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Busca de Exercícios - UNESP - Conceitos Geográficos (Geografia Humana) - Ientificação dos problemas comtemporâneos relacionados ao controle do estado brasileiro sobre suas fonteiras territoriais.m Aprenda a usar!

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1(UNESP - 2016)Número Original: 53Código: 6985177

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conceitos Geográficos (Geografia Humana) Ientificação dos problemas comtemporâneos relacionados ao controle do estado brasileiro sobre suas fonteiras territoriais.m
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Apesar de ser estratégica para a integração sul-america- na, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobser- vância de cidadania e por problemas peculiares as regiões fronteiriças. (Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009. Adaptado.) Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exem- plos de problemas peculiares às regiões fronteiriças (A) a captação de recursos por instituições financeiras inter- nacionais e a evasão de divisas. (B) a ausência de tributação legal e a desarticulação político- “institucional dos municípios. (C) a formação de economias de subsistência e a organiza- ção de movimentos separatistas. (D) a entrada de produtos ilícitos e a saída de recursos natu- rais explorados ilegalmente. (E) a livre atividade de grileiros e a comercialização de títulos de propriedade para terras devolutas.


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2(UNESP- SP - 2016)Número Original: 51Código: 6388058

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conceitos Geográficos (Geografia Humana) Ientificação dos problemas comtemporâneos relacionados ao controle do estado brasileiro sobre suas fonteiras territoriais.m
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Juntos, tais vetores levaram a linha de fronteira do Tratado de Tordesilhas a deslocar-se para além dos limi- tes formais, empurrando-os crescentemente para os con- fins da hinferlândia, obrigando a se estabelecer um novo acerto de fronteira com o Tratado de Madri, que em 1750 consagrou como marco de domínio das colônias de Portu- gal e da Espanha o traçado de fronteira que praticamente risca como definitivo o desenho do território brasileiro de hoje. (Ruy Moreira. A formação espacial brasileira, 2014. Adaptado.) Considerando o processo de ocupação do espaço brasi- leiro, os vetores que propiciaram uma nova fronteira e o estabelecimento de pequenos aglomerados no interior do território foram (A) a borracha e as rotas de procura por matéria-prima. (B) a planfation e a construção de entrepostos para o transporte. (C) a mineração e o comércio informal de ouro. (D) as expedições bandeirantes e as trilhas do gado. (E) as missões jesuíticas e a instalação de núcleos co- merciais.


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3(UNESP - 2024)Número Original: 55Código: 14096705

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conceitos Geográficos (Geografia Humana)
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Questão de Vestibular - UNESP 2024
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4(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 13024565

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Conceitos Geográficos (Geografia Humana)
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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TEXTO 1 S6 reconhecerei um sistema como empirico ou cientifico se ele for passível de comprovação pela experiência. Essas considerações sugerem que deve ser tomada como crité- rio de demarcação [...] a falseabilidade de um sistema. Em outras palavras, não exigirei que um sistema científico seja suscetível de ser dado como válido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exigirei, porém, que sua forma lógica seja tal que se torne possível validá-lo por meio de recurso a provas empíricas, em sentido negativo: deve ser possível refutar, pela experiência, um sistema científico empírico. (Karl Popper. A lógica da pesquisa científica, 2001.) TEXTO 2 Imagine um dia em que a humanidade soubesse de tudo. Todos os detalhes do surgimento e da evolução do Universo, da vida e da inteligência fossem conhecidos. E aí, o que fariam os cientistas nesse dia? [...] “Essa no- ção de que existe uma resposta final empobrece o conheci- mento em vez de enriquecê-lo”, afirma o físico Marcelo Gleiser. “Porque é justamente o não saber, a ideia de estar sempre buscando, que nutre nossa curiosidade”. (Salvador Nogueira. “Não há respostas finais na ciência, diz Marcelo Gleiser”. www.folha.uol.com.br, 11.08.2014.) De acordo com os textos, para assegurar a validade do conhecimento produzido, é necessário que a ciência (A) valorize os aspectos culturais presentes nos experimentos. (B) divulgue e defenda o conhecimento e a sabedoria abso- lutos obtidos com a investigação. (C) relacione os dados sensíveis e intuitivos identificados nos experimentos. (D) duvide e verifique continuamente os resultados obtidos. (E) recorra ao senso comum no processo metódico de investigação.


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5(UNESP - 2021)Número Original: 38Código: 13024564

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Conceitos Geográficos (Geografia Humana)
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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TEXTO 1 O significado do termo kosmos para os gregos pré-socra- ticos liga-se diretamente as ideias de ordem, harmonia e mesmo beleza. [...] O cosmo é assim o mundo natural, bem como o espaço celeste, enquanto realidade ordenada de acordo com certos princípios racionais. A ideia básica de cos- mo é, portanto, a de uma ordenação racional, uma ordem hierárquica, em que certos elementos são mais básicos, e que se constitui de forma determinada, tendo a causalidade como lei principal. (Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.) TEXTO 2 Quando a filosofia, pela mão de Sócrates, “desceu do céu à terra”, na sugestiva expressão de Cícero, o homem passou a ser o centro das indagações dos pensadores gre- gos. Platão atribui ao mestre a busca obsessiva do ser e do saber humanos. (João Pedro Mendes. “Considerações sobre humanismo”. Hvmanitas, vol. XLVII, 1995.) Os textos caracterizam uma mudança importante na história do pensamento filosófico, trazida pela filosofia de Sócrates e que se expressou (A) na defesa dos princípios participativos da democracia ateniense. (B) na busca pela compreensão do princípio fundamental da natureza. (C) no questionamento da vida social e política dos seres humanos. (D) na crítica aos prazeres humanos como finalidade da vida. (E) no desenvolvimento de uma teoria da causalidade.


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