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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 22Código: 14518

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Carboidratos (Bioquímica Celular) Lipídios (Bioquímica Celular) Proteínas (Bioquímica Celular) Vitaminas (Bioquímica Celular) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O sanduíche que João comeu foi feito com duas fatias de pão, bife, alface, tomate e bacon. Sobre a digestão desse sanduíche, pode-se afirmar que (A) os carboidratos do pão começam a ser digeridos na boca e sua digestão continua no intestino. (B) as proteinas do bife são totalmente digeridas pela ação do suco gástrico no estômago. (C) a alface é rica em fibras, mas não tem qualquer valor nutricional, uma vez que o organismo humano não digere a celulose. (D) as vitaminas do tomate, por serem hidrossolúveis, têm sua digestão iniciada na boca, e são totalmente absorvidas ao longo do intestino delgado. (E) a maior parte da gordura do bacon é emulsificada pelo suco pancreático, facilitando a ação das lípases.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2017)Número Original: 63Código: 6988653

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Reação química envolvendo hidrogênio e oxigênio que ocorre nos cloroplastos.t Identificação (Biologia) Reação química envolvendo hidrogênio e oxigênio que ocorre nas mitocrôndrias.t Reação química envolvendo hidrogênio e oxigênio que ocorre nos peroxissomos.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Os elementos químicos hidrogênio e oxigênio estão presen- tes em todos os seres vivos. A combinação destes elementos pode formar a água, fundamental para a vida, assim como a agua oxigenada, tóxica para as células. As equações quimi- cas a seguir são exemplos de reações que ocorrem em seres vivos e que envolvem os elementos hidrogênio e oxigênio. 1. água — oxigênio + íons de hidrogênio 2. água oxigenada — água + gás oxigênio 3. oxigênio + íons de hidrogênio —s agua As reações químicas 1, 2 e 3 ocorrem, respectivamente, em A) cloroplastos, peroxissomos e mitocôndrias. B) peroxissomos, mitocôndrias e cloroplastos. (A) (B) (C) mitocôndrias, peroxissomos e cloroplastos. (D) mitocôndrias, cloroplastos e peroxissomos. (E) E) cloroplastos, mitocôndrias e peroxissomos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2010)Número Original: 62Código: 13962

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Mitose Fisiologia Celular Bioquímica Celular Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Atualmente, os pacientes suspeitos de serem portadores de cân- cer contam com aparelhos precisos para o diagnóstico da doença. Um deles é o PET-CT, uma fusão da medicina nuclear com a radiologia. “Esse equipamento é capaz de rastrear o metabolismo da glicose e, consequentemente. as células tumorais”. afirma um dos médicos especialistas. O exame consiste na injeção de um radiofármaco (glicose mar- cada pelo material radioativo Flúor 18) que se distribui pelo organismo. gerando imagens precisas que. registradas pelo equi- pamento. permitem associar anatomia interna e funcionamento. Dentre as características das células tumorais que favorecem o emprego do PET-CT. pode-se dizer que apresentam (A) alto metabolismo e, consequentemente, consumo excessivo de glicose. Além disso. apresentam alto índice mitótico. falta de inibição por contato e capacidade para se instalarem em diferentes tecidos. (B) alto metabolismo e, consequentemente, consumo excessivo de glicose. Além disso. apresentam inibição por contato, o que favorece o desenvolvimento de tumores localizados. (C) alto metabolismo. o que favorece o acúmulo de glicose no hia- loplasma. Além disso. apresentam alto índice mitótico. o que favorece a distribuição da glicose marcada por todo o tecido. (D) baixo metabolismo e, consequentemente, consumo excessivo de glicose. Além disso, apresentam baixo índice mitótico e inibição por contato. o que leva à instalação das células cancerosas em diferentes tecidos. (E) baixo metabolismo. o que favorece o acúmulo de glicose na área vascularizada ao redor do tecido tumoral. Além disso, apresentam intensa morte celular, o que provoca a migração de macrófagos marcados para a área do tecido doente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP- SP - 2014)Número Original: 61Código: 32214

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Célula Vegetal Níveis de Organização em Citologia Citologia Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A figura apresenta os esquemas de duas células Célula 1 Célula II 2 1-Tonoplasto 5 6-Vacúolo de suco celular 2-Cloroplsto 7 -Reticuo endoplasmáticoliso 3 parede celular & Complexo galgense Aiminocondria 9: Membrana plasmática 5 Reticloendoplesmáticorugoso 10-Cemtrilos (http://macanicacelular webnode.com br. Adaptado ) Porém, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as es- truturas celulares. É correto afirmar que (A) E é uma célula vegetal e o engano está na identificação do complexo golgiense nesta célula, uma vez que este ocorre em células animais, mas não em células vegetais (B) é uma célula animal e o engano está na identificação do vacúolo em ambas as células, além de este ser carac- teristico de células vegetais, mas não de células animais. (C) E é uma célula animal e o engano está na identificação dos centríolos nesta célula, uma vez que estes são carac- terísticos de células vegetais, mas não de células animais. (D) I é uma célula animal e o engano está na identificação das mitocôndrias em ambas as células, além de estas ocorrerem em células animais, mas não em células ve- getais. (E) 1 é uma célula vegetal e o engano está na identificação da membrana plasmática nesta célula, uma vez que esta ocorre em células animais, mas não em células vegetais


Opções de Resposta: 
     A     
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5(UNESP- SP - 2016)Número Original: 14Código: 6387963

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Características do volume de células em diferentes soluções.f Diferenças na atividade dos vacúolos contráteis de uma célula em diferentes soluções
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura vacúolos contráteis (http:japapedia wikispaces.com) Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCt à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios. Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos para- mécios da amostra, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCt? Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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