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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 7Código: 14377

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Início de Ano

Código Genético (Genética Molecular) Mutações Gênicas e Cromossômicas Reino Monera Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Um cientista analisou a seqtiéncia de bases nitrogenadas do DNA de uma bactéria e verificou que era formada pelos códons AGA-CAA-AAA-CCG-AAT. Verificou também que a sequência de aminoácidos no polipeptídio correspondente era serina-vali- na-fenilalanina-glicina-leucina. Ao analisar o mesmo segmento de DNA de outra bactéria da mesma colônia, verificou que a sequência de bases era AGA-CAA-AAG-CCG-AAT, porém não verificou qualquer alteração na composição de aminoácidos da cadeia polipeptídica. Como você explica o fato de bactérias de uma mesma colônia apresentarem, para o mesmo segmento de DNA, diferentes sequências de bases e o fato dessas bactérias apresentarem a mesma composição de aminoácidos na cadeia polipeptídica correspondente?


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2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 15Código: 14324

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

DNA (Genética Molecular) Mutações Gênicas e Cromossômicas Rec Agentes Mutagênicos
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia o texto. Aradiação está ao nosso redor e existe desde o início do nosso planeta. Ela torna-se um problema quando ocorre em altas doses e tempo de exposição curto. O efeito biológico de radionuclídeos depositados internamente depende. em grande parte, da sua ativi- dade e distribuição no organismo, além da taxa de remoção dessa substância que. por sua vez. depende da sua forma química. O iodo radiativo é um produto comum da fissão nuclear: era o com- ponente principal da radiação liberada pelo desastre de Chernobyl (na antiga União Soviética, em 1986). o que levou a muitos casos pediátricos de câncer da glândula tireoidea. (WHO, Fact Sheet 303, 2006. Adaptado) De acordo com o texto, ocorreu câncer da glândula tireoidea. após a liberação de iodo radiativo no desastre de Chernobyl. porque (A) B) © ©) © houve aumento na quantidade de iodo disponível, com excesso de produção dos hormônios tiroxina e triiodoti- ronina. a radiatividade danificou parte do DNA da glândula, levando a mutações carcinogênicas. a remoção do iodo do corpo através da glândula tireoidea, que foi afetada pela radiação, causou hipertireoidismo e. como consequência. o câncer. mecanismos de reparação celular. com substituição da fita danificada do DNA na glândula tireoidea, resultaram em câncer. o iodo radiativo foi absorvido pelas células germinativas dos adultos, gerando crianças com problemas na glândula tireoidea.


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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 13752

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Nova esperança contra a anemia falciforme A anemia falciforme é uma doença genética na qual a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua função no transporte de oxigênio. Acura só é possível por meio do transplante de medula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encon- trar doadores compatíveis. A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sanguínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxigênio, contudo só é produzida em abun- dância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos já existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações. Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pessoas portadoras de anemia falci- forme tenham filhos normais, ou seja, a doença, até então transmitida hereditariamente, deixará de sê-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.


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4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 6Código: 14376

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Início de Ano

Parênquimas Clorofilianos Código Genético (Genética Molecular) Mutações Gênicas e Cromossômicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Melanina é um tipo de pigmento protéico produzido pelos me- lanócitos, células da camada basal da epiderme. Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos presentes nos cloroplastos das plantas, conferindo-lhes a cor verde. Mutações nos genes que participam das vias biossintéticas des- ses pigmentos podem comprometer sua produção, resultando em indivíduos albinos. Um animal albino pode crescer e se reproduzir; uma planta albina, contudo, não pode sobreviver. Explique por que um animal albino é viável, enquanto uma planta albina não.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 6Código: 14182

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Mutações Gênicas e Cromossômicas Lei da Segregação Mutações Gênicas Alelos Múltiplos (Polialelia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Nas populações de organismos diploides. alguns caracteres são determinados por mais de dois tipos de alelos. existindo. portanto. múltiplos alelos para cada lócus gênico. Como exemplo, pode-se citar a pelagem em coelhos. que é determinada por quatro tipos de genes alelos: C. que expressa a cor aguti ou selvagem: Cch, que expressa a cor chinchila: Ch. a cor himalaia: e Ca, a cor albina. Esses genes também apresentam relação de dominância entre si, sendo C > Cch >Ch> Ca. Considerando que a expressão desses genes também obedece à 1.º Lei de Mendel. explique de que forma mais de dois ale- los podem surgir e qual a vantagem da existência dos alelos múltiplos para as espécies?


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