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1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 63Código: 13557

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Respiração Aeróbia Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão in- terna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são ti- dos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular de dióxido de carbono (CO) para a atmosfera. Para testar se são realmente ecológicos, pesquisadores italia- nos compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro homens, em três situações, correndo, caminhando e andando de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de car- ros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros trans- portava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos. Os resultados são apresentados no gráfico a seguir, onde as bar- ras representam a emissão de CO, de cada tipo de carro, e as linhas vermelhas representam a emissão de CO, pelo grupo de quatro homens. quatro homens correndo quatro homens caminhando* 40- quatro homens pedalando ** t> o gramas de CO, emitido por km gasolina diesel hibrido *Baseado na velocidade de 5 km/hora **Baseado na velocidade de 50 km/hora (Scientific American Brasil, junho de 2011. Adaptado.) Considerando os resultados e as condições nas quais foi reali- zado o experimento, e considerando os processos de obtenção e produção da energia que permitem a movimentação dos múscu- los do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens (A) transportados por um carro híbrido apresentam a mesma taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada pelo carro híbrido que os está trans- portando. (B) correndo consomem mais glicose que quatro homens pe- dalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse transportando. (C) pedalando consomem mais oxigênio que quatro homens caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por um veículo híbrido que os estives- se transportando. (D) pedalando têm maior consumo energético que quatro ho- mens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer veículo que os estivesse transportando. (E) transportados por um veículo a gasolina ou por um vei- culo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro ho- mens transportados por um veículo híbrido, ou por aquela liberada pelo carro híbrido que os está transportando.


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2(UNESP- SP - 2010)Número Original: 63Código: 14090

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Equações e Etapas (Fotossíntese) Respiração Aeróbia Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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No quadro negro, a professora anotou duas equações químicas que representam dois importantes processos biológicos, e pediu aos alunos que fizessem algumas afirmações sobre elas. Equações: L12H0+6C0, > CH,0,+60,+6H0 ILCH,0,+60, — 6H,0+6C0, Pedro afirmou que, na equação I, o oxigênio do gás carbônico será liberado para a atmosfera na forma de O.. João afirmou que a equação 1 está errada, pois o processo em questão não forma água. Mariana afirmou que o processo representado pela equação II ocorre nos seres autótrofos e nos heterótrofos. Felipe afirmou que o processo representado pela equação I ocor- re apenas em um dos cinco reinos: Plantae. Patrícia afirmou que o processo representado pela equação II fornece, à maioria dos organismos, a energia necessária para suas atividades metabólicas. Pode-se dizer que (A) todos os alunos erraram em suas afirmações. (B) todos os alunos fizeram afirmações corretas. (C) apenas as meninas fizeram afirmações corretas. (D) apenas os meninos fizeram afirmações corretas. (E) apenas dois meninos e uma menina fizeram afirmações cor- retas.


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3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 65Código: 34009

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Poluição (Ecologia) (Biologia) Respiração Aeróbia Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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A forma comum, e talvez a mais antiga, de poluir as águas é pelo lançamento de dejetos humanos e de animais domésti- cos em rios, lagos e mares. Por serem constituídos de matéria orgânica, esses dejetos aumentam a quantidade de nutrientes disponiveis no ambiente aquático, fenômeno denominado eutro- fização (do grego eu, bem, bom, e trofos, nutrição). (José Mariano Amubis e Gilberto Rodrigues Martho. Biologia das populações, vol. 3, 2004. Adaptado) Nos gráficos, o eixo Y cosresponde a um dentre vários fatores que se alteram durante o processo de eutrofização, e o eixo X o tempo decorrido no processo. 58 Bs “3 “3 o mmr do eps I I “o tempo mr A partir das informações fornecidas, considere um lago que es- teja em processo de entrofização. O teor de oxigênio na água, a concentração de micro-organismos aeróbicos, a mortandade dos peixes e a concentração de micro-organismos anaeróbicos po dem ser representados, respectivamente, pelos gráficos (4) LIL Ie @®) LIL Iel © LL Mel D) LLHem E) LLIell


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4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 79Código: 14081

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Ciclo Biogeoquímico do Oxigênio Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Poluição (Ecologia) (Biologia) Respiração Aeróbia Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Ao iniciar as atividades, um piscicultor mandou analisar a água dos criadouros e o resultado obtido para o teor de oxigênio dis- solvido foi de 7 mg/L. Após algum tempo, num período de forte estiagem e muito calor, em um dos tanques ocorreu uma alta mortandade de peixes, onde ele constatou que a concentração do oxigênio dissolvido havia diminuído para 0,8 mg/L e que a água estava contaminada por resíduos provenientes da fossa de uma casa próxima, o que favoreceu uma proliferação de micro-orga- nismos. Para sanar o problema, o piscicultor instalou nos tanques bombas de aeração e um sistema de circulação constituído por tubulações que permitiam que a água fosse submetida a radiação de alta energia (ultravioleta-UV). Com isso o piscicultor conse- guiu equilibrar sua produção de peixes no tanque afetado, e ve- rificou que o teor de oxigênio dissolvido na água havia voltado a níveis próximos aos anteriores. Sobre o sucesso das medidas adotadas pode-se afirmar que (A) a luz UV agiu sobre o N, do ar, levando à formação de N,O, responsável pela destruição dos micro-organismos. (B) a luz UV resfriou a água e favoreceu a solubilização do O,, responsável pela destruição dos micro-organismos. (C) os micro-organismos anaeróbicos, causadores da queda do teor de O, dissolvido, foram destruídos quando da aeração. (D) o processo de aeração provocou o crescimento exponencial dos micro-organismos aeróbicos que auxiliaram na reposi- ção do O, no tanque. (E) houve um aumento do O, dissolvido na água devido ao pro- cesso de aeração e houve redução dos micro-organismos aeróbicos por ação da luz UV.


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