Os carros híbridos, cujos motores funcionam a combustão in-
terna (geralmente combustíveis fósseis) e eletricidade, são ti-
dos como alternativa viável para reduzir a emissão veicular de
dióxido de carbono (CO) para a atmosfera.
Para testar se são realmente ecológicos, pesquisadores italia-
nos compararam as emissões de dióxido de carbono de quatro
homens, em três situações, correndo, caminhando e andando
de bicicleta, com as emissões de dióxido de carbono de car-
ros movidos a gasolina, de carros movidos a óleo diesel e de
carros híbridos, quando cada um desses tipos de carros trans-
portava esses mesmos quatro homens em percursos urbanos.
Os resultados são apresentados no gráfico a seguir, onde as bar-
ras representam a emissão de CO, de cada tipo de carro, e as
linhas vermelhas representam a emissão de CO, pelo grupo de
quatro homens.
quatro homens correndo
quatro homens caminhando*
40-
quatro homens pedalando **
t>
o
gramas de CO, emitido por km
gasolina diesel hibrido
*Baseado na velocidade de 5 km/hora
**Baseado na velocidade de 50 km/hora
(Scientific American Brasil, junho de 2011. Adaptado.)
Considerando os resultados e as condições nas quais foi reali-
zado o experimento, e considerando os processos de obtenção e
produção da energia que permitem a movimentação dos múscu-
los do homem, pode-se dizer corretamente que quatro homens
(A) transportados por um carro híbrido apresentam a mesma
taxa respiratória que quatro homens pedalando, e liberam
para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono
que aquela liberada pelo carro híbrido que os está trans-
portando.
(B) correndo consomem mais glicose que quatro homens pe-
dalando ou quatro homens caminhando, e liberaram para
a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono que
aquela liberada por um carro híbrido que os estivesse
transportando.
(C) pedalando consomem mais oxigênio que quatro homens
caminhando ou correndo, e cada um desses grupos libera
para a atmosfera maior quantidade de dióxido de carbono
que aquela liberada por um veículo híbrido que os estives-
se transportando.
(D) pedalando têm maior consumo energético que quatro ho-
mens caminhando ou quatro homens correndo, e cada um
desses grupos libera para a atmosfera menor quantidade
de dióxido de carbono que aquela liberada por qualquer
veículo que os estivesse transportando.
(E) transportados por um veículo a gasolina ou por um vei-
culo a diesel liberam para a atmosfera maior quantidade
de dióxido de carbono que aquela liberada por quatro ho-
mens transportados por um veículo híbrido, ou por aquela
liberada pelo carro híbrido que os está transportando.