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Busca de Exercícios - UNESP - Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) - Fotossíntese - Sementes - Frutos - Flores Aprenda a usar!

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1(UNESP- SP - 2011)Número Original: 15Código: 13749

Provas Específicas - Início de Ano

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Fotossíntese Sementes Frutos Flores Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Em comemoração aos cinco séculos do descobrimento do País, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de São Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espécies de árvores nativas do Brasil. Em 2008, aos 8 anos, a área possuía exemplares com altura de até 26 metros, como o mutambo e o ingá. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO, pelas árvores plantadas. Para isso, caleularam o volume dos troncos, ramos, raízes e densidade da madeira das árvores do local. Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO... Contudo, os pesquisadores acreditam que este número esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das árvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do cálculo do volume dos troncos, ramos e raízes. Outro importante fator deveria ter sido considerado. Arboreto 500 anos, Parque Estadual Alberto Lôfgren (Horto Florestal), São Paulo. (www.abjica.org.br) Que processo fisiológico permitiu às árvores o acúmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cômputo do total de carbono sequestrado pelas árvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 77Código: 9314213

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características gerais do sistema respiratório humano .f Uso de figuras (Biologia).t Experimentos relacionados com o sistema respiratório humano .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Para simular o sistema respiratório humano, um aparato com duas bexigas representando os pulmões, uma membrana elástica representando o músculo diafragma e um tubo flexí- vel em forma de “Y”, representando a traqueia e os brônquios, foi montado dentro de um recipiente plástico que represen- tava a caixa torácica. Na figura 1, as bexigas estão vazias. Deslocando-se a membrana elástica para baixo, as bexigas se enchem, conforme a figura 2. FIGURA 1 FIGURA 2 | Tubo em forma de Y —— Recipiente plástico \ a (https://pt.slideshare.net. Adaptado.) Em uma analogia entre esse aparato e o sistema respiratório humano, o deslocamento da membrana elástica para baixo corresponde (A) à contração do diafragma, que aumenta o volume da cai- xa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pul- mões fique maior do que a pressão ambiente. (B) à contração do diafragma, que diminui o volume da cai- xa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pul- mões fique menor do que a pressão ambiente. (C) à contração do diafragma, que aumenta o volume da cai- xa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pul- mões fique menor do que a pressão ambiente. (D) ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique maior do que a pressão ambiente. (E) ao relaxamento do diafragma, que aumenta o volume da caixa torácica, fazendo com que a pressão interna dos pulmões fique menor do que a pressão ambiente.


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3(UNESP- SP - 2016)Número Original: 66Código: 6388088

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características gerais do sistema respiratório humano .f Uso de figuras (Biologia).t Experimentos relacionados com o sistema respiratório humano .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano. e. WRB (nttpztrede.novaescolaclube.org.br) ‘Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que (A) o movimento da mão esticando a borracha corres- ponde ao relaxamento do diafragma, em resposta a estímulos de quimiorreceptores localizados no bulbo, que detectam a baixa concentração de O, no sangue e promovem a inspiração (B) o movimento da mão esticando a borracha corres- ponde à contração do diafragma, por ação do bulbo quando o pH do sangue circulante diminui em razão da formação de ácido carbônico no plasma. (C) a garrafa pet corresponde à pleura, membrana dupla que envolve os pulmões e que apresenta quimiorre- ceptores sensíveis à variação de O, e CO, nos capi- lares alveolares, desencadeando os movimentos de inspiração e expiração. (D) a garrafa pet corresponde à parede da caixa torácica que, ao manter o volume torácico constante, permite que os pulmões, representados pelos balões, se in- flem na inspiração e se esvaziem na expiração, expul- sando o ar fico em CO, (E) os tubos que penetram na garrafa correspondem à traqueia e aos brônquios que, embora não apresen- tem movimentos de contração e relaxamento, favore- “cendo a movimentação do ar nas vias respiratórias, possuem válvulas que impedem a mistura do ar rico em O, com oar rico em CO,


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4(UNESP - 2018)Número Original: 67Código: 7002273

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características do sistema respiratório dos insetos .f Características do sistema respiratório dos répteis .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Uma professora explicava a seus alunos que a transpi- ração contribui para o controle da temperatura corporal e que os desodorantes antitranspirantes apresentam em sua composição sal de alumínio, o qual obstrui os ductos sudoríparos, impedindo a saída do suor. Um dos alunos perguntou à professora o que aconteceria se uma generosa dose de desodorante antitranspirante fosse borrifada no corpo de uma barata e no corpo de uma lagartixa. A professora desaconselhou o experimento em razão dos maus tratos aos animais e explicou que, caso fosse reali- zado, considerando os sistemas respiratórios desses ani- mais, provavelmente (A) a lagartixa e a barata morreriam por aumento da tem- peratura corporal. (B) a lagartixa e a barata morreriam por falta de oxigênio em suas células. (C) a barata sobreviveria e a lagartixa morreria por au- mento da temperatura corporal. (D) a lagartixa sobreviveria e a barata morreria por falta de oxigênio em suas células. (E) a barata e a lagartixa sobreviveriam.


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5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


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