Busca de Exercícios - UNESP - Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 56Código: 13030650

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões com imagens (filosofia).g

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

TEXTO 1 NÃO ENTENDO, PC. VOCÊ DÁ PRA DESLIGAR A PASSA O DIA JOGANDO VIDA REAL QUANDO A UM SIMULADOR DE VIDA AO INVÉS DE VIVER À GENTE SE ENCHE DELA? VIDA REAL. POR QUÊ? INSTALA ESSE JOGO NO MEU COMPUTADOR? www oslevadosdabreca.com (Wesley Samp. www.depositodowes.com, 17.12.2008.) TEXTO 2 A concepção de real e virtual pensados como um conti- nuo se vê reforçada pela percepção de que um registro afe- ta o outro. Tal ideia é sustentada por autores que concebem a internet como uma ferramenta para veicular as subjetivi- dades de nossa época, mas não só. [...] Segundo Viganó, “o advento da internet contribui potencialmente para fazer da assim dita realidade virtual um elemento constitutivo da realidade social”. (Flávia Hasky e Isabel Fortes. “Desconstruindo polarizações acerca da internet: entrelaçamentos entre os universos on-line e off-line”. Psicologia em Pesquisa, 2022.) O contraste entre esses textos permite retomar, na atualida- de, uma clássica questão filosófica, “o que é real?”, pois a (A) análise das relações virtuais ocorre dissociada das rela- ções presenciais. (B) ação individual segue inalterada ao longo do tempo. (C) invenção de novas tecnologias reformula o conceito de realidade. (D) disponibilidade de conexão à internet amplia o conheci- mento humano. (E) criação de mídias digitais estimula a imaginação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2023)Número Original: 60Código: 13030667

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

O lugar que ocupamos socialmente nos faz ter expe- riências distintas e outras perspectivas. A teoria do ponto de vista feminista e lugar de fala nos faz refutar uma visão universal de mulher e de negritude, e outras identidades, assim como faz com que homens brancos, que se pensam universais, se racializem, entendam o que significa ser branco como metáfora do poder. (Djamila Ribeiro. O que é: lugar de fala?, 2017. Adaptado.) O excerto aborda um conceito que propõe uma nova pers- pectiva de análise filosófica, sobretudo em relação (A) ao estabelecimento de uma ética pluralista. B) à recusa de instituições políticas. ) ) C) ao reconhecimento de um eurocentrismo epistêmico. D) à negação de hierarquias sociais. ) ( ( ( ( E) à reconstrução de discursos representativos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2023)Número Original: 38Código: 13030734

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Debates filosóficos sobre as relações entre a linguagem, a filosofia e as percepções da realidade .f Questões de identificações (Filosofia)

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

TEXTO 1 Quantas vezes ocorreu-me sonhar, durante a noite, que estava neste lugar, que estava vestido, que estava junto ao fogo, embora estivesse inteiramente nu dentro de meu leito? [...] Pensando cuidadosamente nisso, lembro-me de ter sido muitas vezes enganado, quando dormia, por semelhantes ilusões. E, detendo-me neste pensamento, vejo tão manifes- tamente que não há quaisquer indícios concludentes, nem marcas assaz certas por onde se possa distinguir nitidamente a vigília do sono, que me sinto inteiramente pasmado: e meu pasmo é tal que é quase capaz de me persuadir de que estou dormindo. (René Descartes. Obra escolhida, 1973.) TEXTO 2 O cientista Jeremy Bailenson, diretor-fundador do labora- tório que estuda realidade virtual na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, disse, em 2018, que o tempo passa- do com óculos de realidade virtual “é psicologicamente mui- to mais poderoso do que qualquer mídia já inventada e se prepara para transformar dramaticamente as nossas vidas. Nosso cérebro fica confuso o suficiente para entender esses sinais como realidade? Eu posso te garantir: a realidade vir- tual influencia. Para algumas pessoas, a ilusão é tão pode- rosa que o sistema límbico [região do cérebro envolvida com emoções e memória] delas entra em um estado de atividade intensa”. (Shin Suzuki. “Vida no metaverso: como a realidade virtual poderá afetar a percepção do mundo ao redor”. www.bbc.com, 28.11.2021. Adaptado.) Nesses dois textos, observa-se a problematização de uma questão clássica em filosofia, a qual corresponde à A) relação entre sensação e razão. B) evolução das descobertas científicas. ( (B) (C) estruturação do raciocínio lógico. (D) fundamentação do conhecimento comum. (E) E) combinação entre progresso e tecnologia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.