Busca de Exercícios - UFU - Fundamentos teóricos sobre o conhecimento humano da matéria no pensamento de Tomás de Aquino .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fundamentos teóricos sobre o conhecimento humano da matéria no pensamento de Tomás de Aquino .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFU - 2022)Número Original: 13Código: 12917729

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos teóricos sobre o conhecimento humano da matéria no pensamento de Tomás de Aquino .f

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

O intelecto humano não é ato de algum órgão, mas é uma certa capacidade da alma, que é forma do corpo. Por isso, é próprio dela conhecer a forma existente individualmente na matéria corporal, não porém na medida em que está em tal matéria. Ora, conhecer o que está na matéria individual, não na medida em que está em tal matéria, é abstrair a forma da matéria individual, que as fantasias representam. Por isso, é necessário dizer que o nosso intelecto intelige o que é material abstraindo das fantasias; e, através do que é material, assim considerado, chegamos a algum conhecimento do que é imaterial, assim como, pelo contrário, os anjos conhecem o que é material através do imaterial. AQUINO, Tomás de. Suma de Teologia. Primeira Parte, questões 84-89. Tradução de Carlos A. R. Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2005. p. 133. Sobre o modo como conhecemos as coisas materiais, é correto afirmar que, segundo Tomás de Aquino (1224-1274), A) conhecemos a natureza das coisas por rememoração, com base nas ideias eternas, que estão em nosso intelecto desde o nascimento. B) conhecemos a natureza das coisas do mesmo modo que os anjos, ou seja, por iluminação divina, sem utilizarmos os nossos sentidos. C) não conhecemos a natureza das coisas materiais pelo nosso intelecto, e sim pelos sentidos, pelo intelecto conhecemos apenas as coisas imateriais. D) não conhecemos a natureza das coisas materiais diretamente, e sim por meio de uma cooperação entre os sentidos e o intelecto, cnamada de abstração.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.