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1(UFPR - 2015)Número Original: 6Código: 6340739

Segunda Fase

Desigualdades sociais no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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Tomando como referência o livro Os clássicos da política (WEFFORT, Francisco. (org.). vol. 1. São Paulo: Ática, 2006), explique as diferenças entre as análises de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau a respeito das finalidades do Estado após o estabelecimento do contrato social.


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2(UFPR - 2022)Número Original: 58Código: 11759912

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Aspectos da mobilidade e desigualdade sociais no Brasil contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2022
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A idade avançada e os problemas de saúde de uma empregada doméstica de 63 anos não a impediam de percorrer semanalmente 120 km de sua casa humilde em Miguel Pereira, no sul fluminense, até o apartamento onde trabalhava no Alto Leblon, bairro da zona sul do Rio que tem o metro quadrado mais valorizado do país... (Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/19/primeira-vitima-do-rj-era- domestica-e-pegou-coronavirus-da-patroa.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05/11/2021.) A noticia do site UOL retrata a primeira morte registrada na pandemia do novo coronavirus no Brasil. Uma senhora de 63 anos contraiu o virus de sua patroa que voltava da Italia para o Rio de Janeiro. O exemplo dessa fatalidade, com uma mulher negra e empregada doméstica, revela um processo mais amplo, que vai além da pandemia e simboliza um cenário marcado por: a) injustiças sociais, em que determinados grupos sofrem desproporcionalmente as crises sanitárias, ambientais e econômicas. b) uma injustiça ambiental, que não pode ser associada às dimensões de injustiça econômica ou racial. c) injustiças socioambientais, em que a tragédia revela que apenas a população de baixa renda foi vítima, refém de uma fragilidade do sistema de saúde. d) um racismo estrutural, em que as políticas públicas conseguiram reverter os indicadores de desigualdade social. e) um racismo conjuntural, em que os reflexos sociais e sanitários da pandemia podem ser identificados.


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3(UFPR - 2023)Número Original: 79Código: 13024083

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Desigualdades sociais no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere o trecho a seguir: Os problemas de diversidade e pluralismo colocados em pauta pelas sociedades multiculturais, a partir da década de 1980, obrigaram-nos a uma nova reflexão sobre o reconhecimento universalista proposto pela Modernidade. Os movimentos sociais organizados por homossexuais, negros, mulheres, entre outros grupos, passaram a reivindicar a efetiva realização da igualdade de oportunidades e o fim dos princípios discriminatórios. Deu-se, então, o estabelecimento de políticas públicas que ficaram conhecidas como políticas de ação afirmativa. (O'DONNEL, Julia et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018.) Com base na argumentação das autoras, pode-se afirmar que: a) b) c) em termos práticos, a defesa desse novo tipo de reconhecimento social estimula diferentes ações de inclusão social, com exceção da “política de cotas”. as políticas de ação afirmativa constituem uma estratégia ideológica pouco eficaz, correspondendo a uma agenda globalista. movimentos sociais organizados por homossexuais, negros e negras (entre outras minorias) estão hiper-representados na sociedade em virtude das recentes políticas públicas de ação afirmativa, gerando grandes distorções e privilégios para estes grupos favorecidos. é necessário amplo debate sobre os temas da diversidade e representação social, atitude imperativa para atualização de categorias fundamentadas em pressupostos pré-modernistas. ações afirmativas se baseiam em um pressuposto que leva em conta as condições desiguais de determinados grupos sociais para acesso às oportunidades sociais.


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4(UFPR - 2023)Número Original: 80Código: 13024091

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Brasil.b Contribuições sociológicas de Florestan Fernandes sobre o entendimento das relações raciais no Brasil contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Sobre o tema do racismo na sociedade brasileira, considere o excerto a seguir: A visão de convívio harmonioso entre as raças foi desconstruída pelos estudos de Florestan Fernandes, que participou com Roger Bastide das pesquisas financiadas pela Unesco, e redundaram no livro A integração do negro na sociedade de classes (1965). (SILVA, Afrânio et. al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2016. p. 121.) Qual é, dentre as afirmativas a seguir, a que sintetiza a contribuição do sociólogo Florestan Fernandes para os estudos das relações raciais no Brasil? a) O autor demonstra que uma das particularidades do caso brasileiro é a vigência da ideia de que somos uma democracia racial, o que não é senão um mito que assegura a manutenção da desigualdade entre brancas e brancos por um lado e negras e negros de outro. b) O racismo reverso é seu argumento analítico para a crítica da imagem de que as relações raciais são harmoniosas no Brasil. c) O autor elabora o conceito de racismo estrutural ainda na década de 1960, num momento em que o Brasil era impactado pelas conquistas do movimento pelos direitos civis, nos EUA. d) Sua proposta foi o estabelecimento de uma política de cotas, encaminhada como projeto ao governo militar instaurado em 1964 visando à crítica das noções idealizadas do racismo. e) Oautor elabora normativas para a criação de organizações não governamentais (ONGs) atuantes como instrumentos para exercer a crítica e combater o racismo no Brasil.


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5(UFPR - 2023)Número Original: 5Código: 13024344

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de Sociologia

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Contrastes sociais e econômicos históricos da diversidade étnica nas regiões brasileiras atuais
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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“Mecanismos de discriminação étnico-racial no país se revelam na dinâmica do mercado de trabalho. Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado em 2010, mostra que a população negra teve uma trajetória desfavorável para se manter ou ascender no emprego, quando comparada a não negros, nas principais regiões metropolitanas do país. Aproximadas, as taxas de desemprego por cor, entre 2007 e 2010, indicam um maior número de desempregados negros. Em razão da pobreza de parte dessas famílias, a entrada de jovens no mercado de trabalho costuma ser precoce, dificultando a conclusão dos estudos de nível básico e o ingresso no ensino superior ou em cursos de qualificação. Por exercerem trabalho precário, muitas vezes informal, essas pessoas precisam permanecer mais tempo trabalhando para obter o direito à aposentadoria.” ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. p. 129. Considerando a relação entre educação formal e qualificação profissional proposta pela passagem acima e na obra citada, qual é o principal mecanismo que atualmente visa minimizar as desigualdades sociais e a discriminação étnico- racial apontadas no trecho? Adicionalmente, aponte três aspectos dessa relação e uma ação do Estado que levaram à necessidade de criação desse mecanismo.


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