Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPB - Geografia Urbana - Conceito de Paisagem Humanizada Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Geografia Urbana
  • Conceito de Paisagem Humanizada
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2012)Número Original: 2Código: 7183

Segunda série

Problemas Urbanos Urbanização Brasileira
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

Os movimentos sociais no Brasil não se resumem à luta pela terra rural. Na história recente, identificam-se vários movimentos sociais que reivindicam melhorias das condições de vida da população, como por exemplo, a União por Moradia Popular que também se organiza na Paraíba, em cidades como João Pessoa, Alagoa Grande e Bayeux. Considerando o tema luta por moradia e sua relação com a dinâmica social, é correto afirmar: a) O déficit de moradia é uma realidade que atinge todas as médias e grandes cidades brasileiras, onde se encontram os Movimentos de Sem Teto, que reúnem representantes de todas as classes sociais. b) A falta de moradias é uma realidade que atinge somente as grandes cidades, devido ao seu desenvolvimento industrial e, consequentemente, ao grande — fluxo migratório do interior para as capitais dos estados. c) O projeto do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” é uma importante politica de habitação popular que visa distribuir, gratuitamente, casas aos moradores de rua e de favelas. d) A história da urbanização brasileira mostra formas desiguais e segregacionistas de organização do espaço urbano, bem como exprime as diferenças entre classes sociais. e) O Movimento de Sem Teto é caracterizado pela luta por moradia, pela implantação de postos de saúde e pela ampliação e democratização das empresas imobiliárias privadas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2013)Número Original: 5Código: 6905

Segunda série

Especulação Imobiliária Favelização Rio de Janeiro.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

Nos últimos anos, o crescimento econômico brasileiro, entre outros fatores, acarretou a eleva« de bens chars 10 cdo consumo das habitações em praticamente todas as cidades veis e não duráveis c o aumento do cus brasileiras. No Ro de Janeiro, em especial, as pacific: da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), podem ser consideradas também como fatores que contribuíram para o aumento dos preços das habitações nas comunidades pacificadas, bem como nas áreas do seu entomo. es de favelas, atravé Nesse contexto, observe o mosaico de imageus orbitais e o mapa altimétrico a seguir Oceano Atlântico gene em core map gogi com b> Aer en 24 mas 7017 Com base nessas informações ¢ na literatura sobre o tema, é correto afirmar a) O crescimento econômico e o anmento da renda da população fizeram com que muitos moradores da por i ela da Rocinha, atualmente pacilicada, vendessem seus imóveis por precos elevados e saíssem dessa comunidade em dixecão a bairros verticalizados, localizados na orla, como o de Sie Conrado, b) A pacificação da favela da Rocinha e o aumento da renda da população originaram a saída de moradores dessa comunidade em direção a baizros não pacificados, próximos às praias, com densidade populacional inferior, onde o valor do imóvel é mais baixo. “) O cxescimento econômico e o aumento da renda da população fizeram com que muitos moradores do morro de São Conrado saíssem dessa comunidade em direção a outros morros, como o da Rocinha, que, por ainda não estar pacilicado, possui imóveis de valor mais baiso. d) A pacific tanto para alugar quanto para comprar, o que acarretou nma grande saída de moradores em dire ção do morro de São Conrado fez com que os preços dos imóveis anmentassem substancialmente, o à favela da Rocinha, onde os preços dos imóveis baixaram. e) à pacificação da favela da Rocinha, área densamente oenpada, provocon o aumento dos preços dos imóveis de baizros situados nas suas imediações, a exemplo de São Conzado, localizado entre o mar é os morros, que apresenta ocupação verticalizada e baixa densidade populacional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2010)Número Original: 3Código: 7821

Primeira série - Programa antigo

Geografia Urbana Conceito de Paisagem Humanizada
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2010
Exibir texto da questão

Em uma paisagem, ocorre a entrada e a saída de energia e atuam agentes internos e externos que promovem constantes transformações no sistema. Os seres humanos, nessa perspectiva, são considerados agentes antrópicos. Avaliando as paisagens urbanas, com base no exposto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: a) Os agentes internos, a exemplo do tectonismo, são os maiores responsáveis pelas mudanças no uso do solo em um sistema urbano. b) As atividades antrópicas são predominantes em um sistema urbano, visto que os seres humanos consomem apenas parte da energia solar. c) As atividades antrópicas, na paisagem urbana, atuam diretamente na sua transformação, através das necessidades de trabalho e habitação. d) A energia solar total que entra no sistema é transformada em poluição na paisagem urbana, através das ações antrópicas. e) Os agentes erosivos não atuam no relevo urbano, visto que o solo é ocupado por construções humanas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2011)Número Original: 8Código: 8887

Segunda série

Especulação Imobiliária Urbanização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2011
Exibir texto da questão

No processo brasileiro de urbanização, a apropriação da terra segue a tendência de sua valorização, atendendo aos interesses de reprodução do capital. Nessa lógica, observa-se, por um lado, que o uso do solo cansa efeitos na constituição das formas dos espaços construídos nas cidades. Por outro lado, assinala-se que, na caracterização dessas paisagens, a valorização da terra promove impactos na organização dos espaços internos dos centros urbanos. Enfim, essas cidades apresentam paisagens próprias ou singulares, visíveis em sua organização espacial, que se relacionam diretamente com a estrutura socioeconômica da população. A partir do exposto, identifique as consequências resultantes do processo de urbanização nas cidades brasileiras: L IL. Tl. Vv. Segregação urbana, retratando a espacialização dos espaços orientados para fins de moradia, segundo os respectivos níveis de renda de cada fração da população. Segregação urbana, traduzindo a fragmentação do habitat nas cidades, conforme a divisão da população em classes sociais, habitando zonas, bairros e outras áreas urbanas correspondentes. Exclusão urbana, revelando a marginalização das áreas nos bairros mais pobres, tipo favelas e invasões, frente aos bairros de extrema riqueza e privilegiados, realidade essa originada pela alta concentração de renda. Articulação urbana, retratando a ligação dos bairros ao centro tradicionalmente de comércio e de serviços, através dos principais eixos de circulação, favorecendo, assim, um desenvolvimento dinâmico e articulado de toda a economia urbana. Integração urbana, demonstrando a ligação entre todas as zonas, bairros e demais áreas das cidades, independente do padrão de renda do conjunto de sua população, potencializando, assim, uma paisagem socialmente harmônica e dinâmica.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 15Código: 8275

Segunda série

Paraíba.b Turismo (Atividades econômicas Urbanas)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

A cidade de João Pessoa, nos últimos dez anos, vem experimentando um rápido processo de verticalização e metropolização. Apesar disso, destaca-se como uma cidade preservada e que possui qualidade de vida. Para atrair turistas do Brasil e do exterior, sobremido no verão, o marketing turístico e o governamental têm utilizado elementos que estão relacionados à qualidade de vida na cidade. Dentre esses elementos, destacam-se os seguintes: a) A beleza natural e paisagística das praias, a presença de muitas árvores nas ruas da cidade, que lhe concedeu o título de cidade mais verde do mundo, e a modernização das avenidas e dos edifícios, cada vez mais altos. b) A falésia do Cabo Branco, que é o ponto extremo oriental das Américas, a Mata do Buraquinho, maior reserva de Mata Atlântica do país e a Lagoa do Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade. c) A beleza natural das praias urbanas, onde se pratica o naturismo, a presença do verde, com destaque para a Mata do Buraquinho e a Estação Ciência, Cultura e Artes no Parque do Extremo Oriental das Américas. d) O Patrimônio Histórico no Centro da cidade, recentemente tombado em nível nacional, a beleza natural das praias urbanas e sua paisagem diferenciada, cuja orla não possui espigões, e a presença do verde, predominante na Mata do Buraquinho. e) O Centro Histórico, com destaque para o Ponto de Cem Réis, o Plano Diretor da cidade, que preserva as praias e impede a construção de espigões na orla, e o Jardim Botânico, conhecido por Mata do Buraquinho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?