Busca de Exercícios - UFPB - Fotossíntese - Quimiossíntese - Respiração Anaeróbia Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Fotossíntese
  • Quimiossíntese
  • Respiração Anaeróbia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UFPB- PB - 2008)Número Original: 59Código: 8639

Segunda série

Ponto de Compensação Fótico Fatores Limitantes Internos Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

As equações, abaixo, representam, respectiva- mente, os processos de fotossíntese e respiração. LUZ 6603 + 12H50 2S CoH205 + 602 + 6H2O CoHi206 + 602 ——> 6H20 + 6CO2 Com relação a esses processos, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). O O O O O A taxa respiratória aumenta com a elevação da intensidade luminosa. O ponto de saturação luminosa é atingido quando, mesmo com o aumento da luminosidade, não ocorre mais aumento na taxa fotossintética. A taxa de fotossíntese, quando a planta encontra-se em condições ideais de luminosidade e de concentração de COs», diminui a partir de temperaturas superiores a 35°C. O ponto de compensação fótica atinge valores mais altos quando a planta consome, através da respiração, todo açúcar e CO; produzidos durante a fotossíntese. Os estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas e fundamentais para o processo de fotossíntese, fecham-se quando ocorrem altas taxas de CO» em suas células-guardas. A segiiência correta é: a) VVFFV c) FVFVV e) VFVFF b) VFVVF d) FVVFV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UFPB- PB - 2008)Número Original: 56Código: 8642

Segunda série

Fotossíntese Quimiossíntese Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
Exibir texto da questão

De acordo com suas características nutricionais, três tipos de bactérias são descritas a seguir. BACTÉRIA I Sintetiza as substâncias orgânicas que lhe servem de alimento. Para tanto, utiliza oxidações inorgânicas como fonte de energia, conforme a equação: 2NO2- + 04 —> 2NO3- + Energia BACTÉRIA II Produz enxofre elementar ($) como um subproduto da reação abaixo, conforme a equação: = LUZ = CO2 + 2H2S ——> (CH20) + 2S + H20 BACTERIA III Converte álcool etílico em ácido acético, conforme a equação: CG H50H + 0, ——> CHsCOOH + H20 Nesse contexto, sobre essas bactérias, é correto afirmar: a) I € autotrofica quimiossintetizante, e II e II são heterotróficas fermentadoras. b) 1, Ie III são autotroficas. c) Ie II são autotróficas quimiossintetizantes, e II é fotossintetizante. d) Ie II são autotróficas fotossintetizantes, e HI é heterotrófica fermentadora. e) I é antotrófica quimiossintetizante, II é autotrófica fotossintetizante, e UI, heterotrófica fermentadora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 44Código: 7314

Primeira série

Fotossíntese Quimiossíntese Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2012
Questão de Vestibular - UFPB 2012
Exibir texto da questão

As mudanças ocorridas na atmosfera, desde o surgimento da vida na terra até os dias atuais, levaram a uma evolução na forma pela qual os organismos obtêm sua energia. Considerando as quatro amplas categorias nutricionais: fotoantotróficos, fotoheterotróficos, quimioautotroficos e quimioheterotróficos, é correto afirmar: a) Os fotoautotróficos apresentam como fonte de energia compostos orgânicos. b) As bactérias são capazes de obter energia por essas quatro categorias. c) Os quimioantotróficos obtêm carbono a partir de substâncias inorgânicas. d) Os quimioheterotróficos obtêm energia a partir da luz. e) Os fotoheterotróficos obtêm energia a partir da luz e, o carbono a partir de compostos inorgânicos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UFPB- PB - 2013)Número Original: 46Código: 6856

Terceira série

Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

Em um experimento, testou-se o efeito da temperatura e da intensidade luminosa sobre a capacidade fotossintética de plântulas de mogno (Swietenia macrophylla) e acariquara (Minquartia guianensis). Os resultados obtidos em cada situação testada estão apresentados nos gráficos a seguir. Temp.- 32°C Temp. 320 Temoi:a Luz - 1,700 mol ny SRE oe Luz- 1.700 umol m? Luz - 1.000 umol nr*s g o ms : g 9 = S o o + = E = o x Em i é ã ã a Ea Ê 0 4 05 . r = 0 20 40 60 80 100 © 20 40 60 80 100 O 20 40 60 80 100 Tempo Tempo Tempo “Adaptado de: Dias, D. P. & Marenco, R. A. Pesquisa Agropecuária Brasileira. V. 42, n. 3, p. 307, mar. 2007. A partir da análise dos gráficos apresentados e dos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, pode-se concluir: I O mogno é uma planta heliófila por ter alta taxa fotossintética nas intensidades luminosas testadas. II. A acariquara possui um ponto de saturação luminosa menor que o mogno. HI. A alta temperatura pode afetar negativamente a taxa fotossintética do mogno. IV. A acariquara pode ser considerada uma planta umbrófila, quando comparada ao mogno, pois sua taxa fotossintética é sempre menor, independente dos parâmetros testados. As conclusões corretas são: a) apenas Ie II c) apenas I, Ie HI e) LIl,UleIV b) apenas II e IV d) apenas I, II] e IV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPB- PB - 2013)Número Original: 43Código: 7029

Primeira série

Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

Ha muitos anos o homem utiliza microorganismos para produção de alimentos e bebidas, como queijos e vinhos. Com o aumento da população mundial e consequentemente com o aumento do consumo, outras necessidades vêm surgindo e podem ter uma solução viável com a utilização de microorganismos. Dentre essas necessidades, está a produção de energia de fontes renováveis, a exemplo do biocombustível etanol, como alternativa ao uso de combustíveis derivados de petróleo. Com base na bioquímica dos microorganismos, é correto afirmar que alguns podem ser utilizados na produção de biocombustíveis porque a) produzem grandes quantidades de ATP em condições aeróbicas. b) desviam os produtos da via glicolítica para a fermentação alcoólica, em condições de baixa disponibilidade de oxigênio. c) sintetizam glicose a partir da fotossíntese. d) armazenam grandes quantidades de açúcares, que serão utilizados na produção de energia. e) utilizam o Ciclo de Krebs para produzir etanol em condições de disponibilidade de oxigênio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.