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1(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 4Código: 7505752

Exame Discursivo

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g

Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA (1808-1850) VICE-REINADOS CAPITANIAS-GERAIS - ESTADOS INDEPENDENTES (1808) (1808) (ATE 1850, EXCETO QUANDO INDICADO) Honduras, El Salvador,Guatemala Nicarágua Costa Rica México Cuba (1898) Cuba Haiti República Dominicana Guatemala Nova Espanha Venezuela Colômbia Equador Panamá (1903) Nova Granada Venezuela Chile Peru Chile Peru Bolívia Argentina Uruguai Paraguai Prata — Adaptado de FREIRE, Américo et al. História em curso. São Paulo: Editora do Brasil, 2008. Apesar da fragmentação da América Espanhola em dez repúblicas no momento da independência (até meados do século já havia 16), políticos, intelectuais e escritores, nos anos 1850 e 1860, mantinham a ideia anteriormente propagada (não só por Simón Bolívar) de que existe uma consciência e identidade hispano-americana/latino-americana comum que supera os “nacionalismos” locais e regionais. Eles argumentavam que a “América Latina” era fundamentalmente distinta dos Estados Unidos, a “outra” América. Acima de tudo, também acreditavam que os Estados Unidos eram seu inimigo. Adaptado de BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, 2009. A noção de América Latina, construída a partir de meados do século XIX, está associada a processos internos e extemos aos países da região. Apresente um fator de ordem interna responsável pela dinâmica territorial retratada na tabela. Cite, ainda, uma ação política dos Estados Unidos, entre 1840 e 1910, que reforçava o entendimento de políticos, intelectuais e escritores, ressaltado no texto, diante desse país.


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