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1(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 51Código: 6891032

Segundo exame de qualificação

Consequências da reutilização das áreas de mananciais.m Espírito Santo.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2018
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Em meio à crise hídrica enfrentada pelo Espírito Santo, um projeto ambiental incentiva pequenos agricultores a adotarem medidas que ajudam a recuperar nascentes. A iniciativa faz parte do projeto Olhos D'Água, do fotógrafo Sebastião Salgado, que recuperou em sua propriedade uma área da Mata Atlântica e, por consequência, nascentes. Os beneficiados pelo projeto não sofreram muito com a seca: nascentes das fazendas estão cercadas com arame, o gado não chega perto, e mudas de árvores foram plantadas em volta. Até agora, mais de 1200 nascentes já estão protegidas com esse tipo de intervenção. Adaptado de g1.globo.com, 11/03/2015. O impacto da intervenção citada sobre a bacia hidrográfica local é a redução ao longo do ano da: (A) á (B (C (D área da várzea = O carga do aquífero ~~ oscilação da vazão “= taxa de infiltração


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2(UERJ - 2016)Número Original: 8Código: 6977900

Exame Discursivo

Crise Hídrica Mundial
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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QUEDE ÁGUA? A seca avança em Minas, Rio, São Paulo. O Nordeste é aqui, agora. No tráfego parado onde me enjaulo, vejo o tempo que evapora. Meu automóvel novo mal se move, enguanto no duro barro, no chão rachado da represa onde não chove, surgem carcaças de carro. Os rios voadores da Hileia mal desaguam por aqui, e seca pouco a pouco em cada veia o Aquifero Guarani. Assim, do São Francisco a San Francisco, um quadro aterra a terra: por água, por um córrego, um chuvisco, nações entrarão em guerra Quede água? Quede água? (...) Quando em razão de toda a ação “humana” e de tanta desrazão, a selva não for salva e se tornar savana; e o mangue, um lixão; quando minguar o Pantanal, e entrar em pane a Mata Atlântica, tão rara; e o mar tomar toda cidade litorânea, e o sertão virar Saara; e todo grande rio virar areia, sem verão virar outono; e a água for commodity alheia, com seu ônus e seu dono; e a tragédia da seca, da escassez, cair sobre todos nós, mas sobretudo sobre os pobres, outra vez sem terra, teto, nem voz; Quede água? Quede água? Lenine e Carlos Rennó Carbono. Universal Music, 2015. As discussões sobre o problema da seca vêm se ampliando nos dias atuais. Várias regiões do planeta que antes não eram atingidas por esse fenômeno já sentem seus efeitos, como destaca a letra da canção. Aponte uma consequência da seca para as atividades humanas e uma para a dinâmica natural da Terra.


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3(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 47Código: 6329905

Primeiro exame de qualificação

Crise Hídrica Mundial
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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ALei Federal nº 9.433/1997 estabelece que serão cobrados os usos dos recursos hídricos sujeitos à concessão do Estado. Tal regulamentação modificou substancialmente as bases operacionais e econômicas da utilização da água bruta. Essa cobrança, embora criticada por alguns setores, foi um instrumento benéfico, tanto em termos de conservação dos recursos hídricos, por estimular a gestão da demanda, como em termos de proteção ambiental. Adaptado de HESPANHOL, L Scientific American Brasil. Edição especial, nº 62, 2015. Até a aprovação dessa lei, as indústrias não pagavam pela captação da água diretamente de um manancial, a chamada água bruta, para utilizá-la em seus processos produtivos. O instrumento de cobrança pela água bruta utilizada industrialmente obteve os resultados mencionados no texto porque: (A) estimulou o reúso do bem (B) ampliou a dispersão do consumo (C) reduziu a desigualdade de acesso (D) inibiu o assoreamento de nascentes


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4(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 48Código: 32040

Segundo exame de qualificação

Crise Hídrica Mundial
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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Índice de Pobreza em Água (IPA) Situação relativa ao IPA Adaptado de Jornal Mundo. São Paulo: Pangea, março de 2013. O Índice de Pobreza em Água é um indicador criado com a finalidade de estabelecer relações entre o acesso à agua potável e as características do meio natural e de cada sociedade. Com base no mapa, a maior presença de países em situação crítica quanto ao acesso à água potável está no subcontinente denominado: (A) Oriente Médio (B) Ásia Meridional (C) América Andina (D) África Subsaariana


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5(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 3Código: 9880

Discursivo

Problemas ambientais na sociedade de consumo Crise Hídrica Mundial
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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Chama-se água virtual o volume total de água gasto na obtenção de um determinado bem. Essa denominação deve-se ao fato de, ao final do processo produtivo, a maior parte da água utilizada não estar contida efetivamente no produto confeccionado. Média de água virtual em alguns produtos Quantidade (litros) Produto (por unidade) Fatia de pão 40 Maçã 70 Copo de leite 200 Camisa de algodão 2000 Par de sapatos (couro bovino) Adaptado de http://www .waterfootprint.org Considere que os países desenvolvidos apresentam elevado consumo de água virtual por habitante. Indique dois fatores que explicam esse nível de consumo, justificando cada um deles.


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