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Busca de Exercícios - UEPA - Romantismo - Realismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5999810

Segunda Etapa

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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A violência simbólica, respaldada em noções religiosas, identifica-se ou se deduz em Frei Luís de Sousa, quando: o o Telmo Pais culpa-se por ter desviado seu afeto de D. João de Portugal para D. Maria. D. Madalena põe obstáculos à mudança para o castelo de D. João de Portugal proposta por Manuel de Sousa Coutinho. D. Maria, nos instantes finais da peça, argumenta contra as decisões relativas ao seu destino e de seus pais. D. João de Portugal, em seu retorno imprevisto, abre mão de seus direitos, fundamentado na tese cristã de que o casamento é indissolúvel. Manuel de Sousa Coutinho resolve queimar seu castelo para não entregá-lo nas mãos dos islamitas.


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2(UEPA- PA - 2015)Número Original: 10Código: 5982461

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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O cristianismo, que deu sustentação teórica ao poder da nobreza durante a época do predomínio das relações de produção feudal, na Renascença perde a força que teve, mas ainda permanece como base de crença dos humanistas, apesar da valorização do paganismo. Localize os versos de Os Lusíadas em que se verifica essa crença. © Nao creias, fero Boreas, que te creio Que me tiveste nunca amor constante. O confuso de temor, da vida incerto, Chama aquele remédio santo e forte Que o impossível pode, desta sorte: o Mensageira do dia, e visitava aterrae o largo mar com leda fronte; a Deusa que nos céus a governava, O Elogo à linda Vênus se entregavam, Amansadas as iras e os furores. - “Estas obras de Baco são, por certo - Disse - mas não será que avante leve Tão danada tenção, que descoberto Me será sempre o mal a que se atreve.”


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3(UEPA- PA - 2015)Número Original: 13Código: 5982464

Prosel - Primeira Etapa - Prise SubPrograma XVIII

Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
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Assinale a unica alternativa cujos versos de Claudio Manuel da Costa exprimem as ideias que comumente estão associadas, no Arcadismo, às consequências negativas causadas pela expansão urbana capitalista no procedimento ético humano. O "Adorar as traições, amar o engano, Ouvir dos lastimosos o gemido, Passar aflito o dia, o mês e o ano;” O “onde estou? Este sítio desconheço: Quem fez tão diferente aquele prado? Tudo outra natureza tem tomado; E em contemplá-lo tímido esmoreço.” O "que inflexível se mostra, que constante Se vê este penhasco! já ferido Do proceloso vento, e já batido Do mar, que nele quebra a cada instante!” O “Ah! queira Deus, que minta a sorte irada: Mas de tão triste agouro cuidadoso Só me lembro de Nise, e de mais nada.” O "mas ah delírio meu, que me atropelas! Os olhos, que eu cuidei, que estava vendo, Eram (quem crera tal!) duas estrelas.”


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4(UEPA- PA - 2015)Número Original: 11Código: 5979890

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVII

Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
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"No romantismo brasileiro, a poesia muitas vezes se encarregou de criar um imaginário em torno da colonização europeia, destacando-lhe o caráter explorador no conjunto do capitalismo mundial e os prejuízos que ela causou ao nativo. Assinale a única alternativa cujos versos demonstrem essa temática. O “Anhangá impiedoso nos trouxe de longe Os homens que o raio manejam cruentos, Que vivem sem pátria, que vagam sem tino Trás do ouro correndo, vorazes, sedentos.” (Deprecação) O “Dá, meu Deus, que eu possa amar, Dá que eu sinta uma paixão, Torna-me virgem minha alma, E virgem meu coração.” (Minha vida e meus amores) O “seu rosto pálido e belo Já não tem vida nem cor! Sobre ele a morte descansa, Envolta em baço palor.” (Epicédio) O “Éalvo meu rosto da alvura dos lírios, Da cor das areias batidas do mar; As aves mais brancas, as conchas mais puras Não têm mais alvura, não têm mais brilhar.” (Marabá) O “Lá vão pelas matas; Não fazem ruído: O vento gemendo E as malas tremendo Eo triste carpido Duma ave a cantar, São eles - guerreiros, Que faço avançar.” (O Canto do Guerreiro)


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5(UEPA- PA - 2010)Número Original: 10Código: 6004308

Terceira Etapa

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Texto 4 Sim Sim, sei bem Que nunca serei alguém. Sei de sobra Que nunca terei uma obra. LJ Sim, mas agora, Enquanto dura esta hora, Este luar, estes ramos, Esta paz em que estamos, Deixem-me crer O que nunca poderei ser. Ricardo Reis Texto 5 Balada (Em memória de um poeta suicida) Não conseguiu firmar o nobre pacto Entre o cosmos sangrento e a alma pura. Porém, não se dobrou perante o facto Da vitória do caos sobre a vontade Augusta de ordenar a criatura LJ Gladiador defunto mas intacto (Tanta violência, mas tanta ternura) Mário Faustino Sobre os textos 4 e 5, é correto afirmar que: O tecnicamente, ambos os fragmentos fazem opção pelo verso branco. O a exploração da sonoridade dos versos significa, tecnicamente, um abandono das tradições literárias — anteriores modernismo. em ambos está presente a ideia impotência do poeta. os textos tratam da alegria do poeta cuja técnica de composição provém sentimento de domínio sobre o tempo e a vida. O a composição poética é tratada como resultado de uma atitude otimista quer diante do poema quer diante da vida.


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