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Busca de Exercícios - UEPA - Modernismo - Romantismo - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

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1(UEPA- PA - 2014)Número Original: 9Código: 5996218

Prosel - Terceira Etapa - Prise SubPrograma XV

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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A poesia em si é um ato comunicativo e, no Modernismo, este caráter ganha um olhar essencialmente estético: poeta e poema tornam-se sujeito e objeto no corpo da poesia. O poeta Max Martins em sua escritura toma posse da palavra e nela insere-se com originalidade e modernidade, criando em sua poética uma ambivalência de vozes onde poeta e poema se confundem, se misturam. Com base nesta afirmação, marque a alternativa em que os versos demonstram essa relação. o Sob a folhagem a lua de lábios, as facas interditas o subazul olhar de Lícia M. atravessando-me O As bananeiras indecentes alvoraçando suas pernas amplamente às serpentes de plumas: antros do inferno: as formações cruéis, passando: nuvens O caço a palavra caço-me na palavra ato-me à palavra E me desato suniato-me sumo na sombra do silêncio da palavra? O Isto não é um poema ainda é só trabalho duro, muro de pedra e nada - a pá nas minhas mãos vazias O meu nome é um rio Meu nome é um rio que perdeu seu nome Um rio nem sim nem não


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2(UEPA- PA - 2015)Número Original: 11Código: 5979890

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVII

Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2015
Questão de Vestibular - UEPA 2015
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"No romantismo brasileiro, a poesia muitas vezes se encarregou de criar um imaginário em torno da colonização europeia, destacando-lhe o caráter explorador no conjunto do capitalismo mundial e os prejuízos que ela causou ao nativo. Assinale a única alternativa cujos versos demonstrem essa temática. O “Anhangá impiedoso nos trouxe de longe Os homens que o raio manejam cruentos, Que vivem sem pátria, que vagam sem tino Trás do ouro correndo, vorazes, sedentos.” (Deprecação) O “Dá, meu Deus, que eu possa amar, Dá que eu sinta uma paixão, Torna-me virgem minha alma, E virgem meu coração.” (Minha vida e meus amores) O “seu rosto pálido e belo Já não tem vida nem cor! Sobre ele a morte descansa, Envolta em baço palor.” (Epicédio) O “Éalvo meu rosto da alvura dos lírios, Da cor das areias batidas do mar; As aves mais brancas, as conchas mais puras Não têm mais alvura, não têm mais brilhar.” (Marabá) O “Lá vão pelas matas; Não fazem ruído: O vento gemendo E as malas tremendo Eo triste carpido Duma ave a cantar, São eles - guerreiros, Que faço avançar.” (O Canto do Guerreiro)


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3(UEPA- PA - 2010)Número Original: 10Código: 6004308

Terceira Etapa

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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Texto 4 Sim Sim, sei bem Que nunca serei alguém. Sei de sobra Que nunca terei uma obra. LJ Sim, mas agora, Enquanto dura esta hora, Este luar, estes ramos, Esta paz em que estamos, Deixem-me crer O que nunca poderei ser. Ricardo Reis Texto 5 Balada (Em memória de um poeta suicida) Não conseguiu firmar o nobre pacto Entre o cosmos sangrento e a alma pura. Porém, não se dobrou perante o facto Da vitória do caos sobre a vontade Augusta de ordenar a criatura LJ Gladiador defunto mas intacto (Tanta violência, mas tanta ternura) Mário Faustino Sobre os textos 4 e 5, é correto afirmar que: O tecnicamente, ambos os fragmentos fazem opção pelo verso branco. O a exploração da sonoridade dos versos significa, tecnicamente, um abandono das tradições literárias — anteriores modernismo. em ambos está presente a ideia impotência do poeta. os textos tratam da alegria do poeta cuja técnica de composição provém sentimento de domínio sobre o tempo e a vida. O a composição poética é tratada como resultado de uma atitude otimista quer diante do poema quer diante da vida.


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4(UEPA- PA - 2010)Número Original: 10Código: 6004224

Segunda Etapa

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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Cesário Verde cultivou um realismo permeado por impressões acerca da vida urbana. A dinâmica da cidade e seus avanços tecnológicos não fascinam o poeta. Seus versos mostram, sutilmente, que a prática antiética capitalista, fundamentada na exploração econômica, é mascarada pelo suposto progresso das cidades. Assinale os versos que confirmam essa ideia. O “não desejemos, - nós, os sem defeitos -, que os tísicos pereçam! má teoria, se pelos meus o apuro principia, se a morte nos procura em nossos leitos! O “hoje entristeço. Lembro-me dos coxos, dos surdos, dos manhosos, dos manetas. Sulcavam as calçadas, as muletas; cantavam, no pomar, os pintarroxos!” © “contudo, nós não temos na fazenda, nem uma planta só de mero ornato! cada pé mostra-se útil, é sensato, por mais aromas que recenda!” O “esinto, se me ponho a recordar tanto utensílio, tantas perspectivas, as tradições antigas, primitivas, e a formidável alma popular! © “semelham-se a gaiolas, com viveiros, as edificações somente emadeiradas: como morcegos, ao cair das badaladas, saltam de viga em viga os mestres [carpinteiros.”


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5(UEPA- PA - 2010)Número Original: 10Código: 6004135

Primeira Etapa

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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O uso da tecnologia permitiu aos portugueses realizar grandes descobertas marítimas. Essas descobertas, entretanto, provocaram graves problemas éticos, que levaram muitos poetas a perderem a certeza do valor que elas poderiam ter, produzindo, por conta disso, versos em que passam a falar da inconstância das coisas. Localize os versos de Camões que refletem essa noção de ser o mundo um ambiente de incertezas. O “Mudam-se os tempos, mudam-se as [vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança;” “Farei que amor a todos avivente Pintando mil segredos delicados” “Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela,” “Chove nela graça tanta Que dá graça à formosura.” vo oo “Manda-me amor que cante docemente O que ele em minha alma tem impresso.”


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