Leia o texto a seguir.
Teremos ganho muito a favor da ciência estética se chegarmos não apenas à intelecção lógica mas à certeza
imediata da introvisão [Anschauung] de que o contínuo desenvolvimento da arte está ligado à duplicidade do
apolíneo e do dionisíaco, da mesma maneira como a procriação depende da dualidade dos sexos, em que a
luta é incessante e onde intervêm periódicas reconciliações.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das
Letras, 1992. p. 27.
A compreensão do processo de criação a partir da analogia com a procriação, da valorização da intuição e da
crítica ao conceito renovou profundamente a estética filosófica.
A respeito da teoria nietzscheana da criação, manifesta na sua interpretação do apolíneo e do dionisíaco, assi-
nale a alternativa correta.
a) O dionisíaco, elogiado por Nietzsche como símbolo de um acordo superior entre o humano e a natureza, tem como
marca característica a dissolução do humano.
b) O apolíneo representa o âmbito da dissolução das formas, da embriaguez; enquanto o dionisíaco diz respeito ao
âmbito figurativo do sonho.
c) O procedimento dialético socrático, discutido por Nietzsche, mantém a tensão característica da tragédia, sendo a
lógica uma criação resultante do equilíbrio entre a forma e o informe.
d) A cultura da ópera representa o renascimento da tragédia, pois reconstitui os vínculos entre arte, religião e sociedade
a partir da oposição entre o apolíneo e o dionisíaco.
e) A relação entre o apolíneo e o dionisíaco permite pensar a criação a partir de elementos negligenciados pela filosofia,
como o corpo, as pulsões e o feminino.