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1(UECE - 2019)Número Original: 65Código: 7859618

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”. HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983 — adaptado. Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações: I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém. II. O direito de natureza não garante a propriedade individual. III. O direito de natureza é igual para todos. É correto o que se afirma em A) IelIlapenas. B) IelTIII apenas. C) Ile III apenas. D) I, Il e II.


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2(UECE - 2019)Número Original: 9Código: 7871597

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“É um dito corrente que todas as leis siienciam em tempos de guerra, e é verdade, não apenas se falarmos de leis civis, mas também naturais [...] E entendemos que tal guerra é de todos os homens contra todos os homens.” HOBBES, Thomas. Do Cidadão. Trad. Raul Fiker. Sao Paulo: Edipro, 2016, p. 83s. O Texto de Hobbes se refere a um estado de guerra de todos contra todos, que enseja, pelo medo da morte, um estado civil. O nome dado por Hobbes a esse estado anterior ao pacto social é A) Leviata. B) Sociedade Civil. C) Estado de Natureza. D) Lei Natural.


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3(UECE - 2020)Número Original: 7Código: 7871838

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Leia atentamente o seguinte trecho do texto Hobbesiano, que se refere a um pacto entre “contratantes” em estado de natureza: “Quando se faz um pacto em que ninguém cumpre imediatamente sua parte, e uns confiam nos outros, na condição de simples natureza (que é uma condição de guerra de todos os homens contra todos os homens), a menor suspeita razoável torna nulo este pacto. Mas se houver um poder comum situado acima dos contratantes, com direito e força suficientes para impor seu cumprimento, ele não é nulo”, HOBBES, Thomas. LEVIATÃ ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. Nizza. 32 Ed. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983. No que diz respeito ao estado de natureza, como mencionado, considere as seguintes afirmacoes: I. Entre o estado de natureza e o estado civil (ou estado de sociedade), ha uma relação de contraposição, pois o estado de sociedade surge como antítese corretiva ao estado de natureza. Il. A passagem do estado de natureza ao estado de sociedade ocorre espontaneamente, ou seja, como decorrência do processo de propensão natural dos indivíduos ao consenso. III. O estado de natureza é um estado cujos elementos constitutivos são os indivíduos singulares, livres e iguais, mas que vivem uma vida solitária, cruel e animalesca, da qual precisam escapar. É correto o que se afirma em A) Ie III apenas. B) Ile III apenas. C) IelIapenas. D) I,lle III.


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