Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UEA - Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UEA - 2020)Número Original: 4Código: 12962906

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República Acre.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
Exibir texto da questão

O principal foco de críticas era a entrega de 3 164 km? que seriam cedidos à Bolívia em troca dos cerca de 200 mil do Acre. Como o ministro Rio Branco não podia arguir a simples matemática dessa troca, que na boca do chanceler brasileiro seria ofensiva aos bolivianos, por meio de um pseudônimo, es- creveu na imprensa um artigo de defesa do tratado: “Durante sessenta anos do regime passado, o território nacional não teve aumento algum. Sofremos até, pelo Tratado de 27 de agosto de 1828, a desagregação da Província Cisplatina, a perda de 187000 km?, extensão territorial quase equivalente à que pelo Tratado de Petrópolis vamos agora incluir dentro dos limites do Brasil.” (Luís Cláudio Villafafie G. Santos. O evangelho do Barão, 2012. Adaptado.) Considerando o excerto e conhecimentos sobre a incorporação do Acre ao território brasileiro, pode-se afirmar que (A) as populações dos territórios em disputa permaneceram alheias às pendências interestatais. (B) a área em litígio estava inexplorada na época do ponto de vista das atividades econômicas. (C) o governo republicano brasileiro procurou reproduzir a mesma eficácia da política externa da monarquia. (D) a questão restringiu-se às discussões entre os Estados republicanos da Bolívia e do Brasil. (E) as negociações ocorreram em meio a defesas de interes- ses nacionalistas dentro e fora do pais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UEA - 2019)Número Original: 17Código: 7829915

Macro - Conhecimentos Gerais

Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
Exibir texto da questão

O Barão do Rio Branco estava atento à opinião pública, que clamava pela defesa dos brasileiros do Acre. Se o território era tradicionalmente reconhecido como boliviano, a população que para lá se deslocara era majoritariamente brasileira. O ba- rão conseguiu neutralizar a possibilidade de apoio estrangeiro as pretensões bolivianas ao indenizar os acionistas da empre- sa anglo-americana Bolivian Syndicate. Ele afastou também o Peru, reservando seus direitos para uma negociação posterior, e concentrou-se na negociação com a Bolívia. (Luís Cláudio Villafafe Gomes Santos. O evangelho do Barão, 2012. Adaptado.) O autor refere-se às negociações diplomáticas que deram origem ao Tratado de Petrópolis de 1903. A incorporação do Acre ao território brasileiro envolveu (A) interesses de seringueiros, investimentos internacionais e disputas territoriais entre países sul-americanos. (B) guerras declaradas entre Estados, reações a influência brasileira no continente e apoio internacional à América espanhola. (C) disputas entre partidos da república brasileira, endivi- damento do país com empresas nacionais e exploração de minérios. (D) questões de limites territoriais herdadas do período colonial, arbitragem internacional eextração de drogas do sertão. (E) projetos de preservação ambiental, catequização de sociedades tribais e combate à escravidão ameríndia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?