Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2019)Número Original: 17Código: 7829915

Macro - Conhecimentos Gerais

Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
Exibir texto da questão

O Barão do Rio Branco estava atento à opinião pública, que clamava pela defesa dos brasileiros do Acre. Se o território era tradicionalmente reconhecido como boliviano, a população que para lá se deslocara era majoritariamente brasileira. O ba- rão conseguiu neutralizar a possibilidade de apoio estrangeiro as pretensões bolivianas ao indenizar os acionistas da empre- sa anglo-americana Bolivian Syndicate. Ele afastou também o Peru, reservando seus direitos para uma negociação posterior, e concentrou-se na negociação com a Bolívia. (Luís Cláudio Villafafe Gomes Santos. O evangelho do Barão, 2012. Adaptado.) O autor refere-se às negociações diplomáticas que deram origem ao Tratado de Petrópolis de 1903. A incorporação do Acre ao território brasileiro envolveu (A) interesses de seringueiros, investimentos internacionais e disputas territoriais entre países sul-americanos. (B) guerras declaradas entre Estados, reações a influência brasileira no continente e apoio internacional à América espanhola. (C) disputas entre partidos da república brasileira, endivi- damento do país com empresas nacionais e exploração de minérios. (D) questões de limites territoriais herdadas do período colonial, arbitragem internacional eextração de drogas do sertão. (E) projetos de preservação ambiental, catequização de sociedades tribais e combate à escravidão ameríndia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República

Exibir Questões - UEA

Questões Parecidas

1(UEA - 2020)Número Original: 4Código: 12962906

Macro - Conhecimentos Específicos - Humanas

Processos de negociação externa para a incorporação do Acre ao território brasileiro no início da Primeira República Acre.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
Exibir texto da questão

O principal foco de críticas era a entrega de 3 164 km? que seriam cedidos à Bolívia em troca dos cerca de 200 mil do Acre. Como o ministro Rio Branco não podia arguir a simples matemática dessa troca, que na boca do chanceler brasileiro seria ofensiva aos bolivianos, por meio de um pseudônimo, es- creveu na imprensa um artigo de defesa do tratado: “Durante sessenta anos do regime passado, o território nacional não teve aumento algum. Sofremos até, pelo Tratado de 27 de agosto de 1828, a desagregação da Província Cisplatina, a perda de 187000 km?, extensão territorial quase equivalente à que pelo Tratado de Petrópolis vamos agora incluir dentro dos limites do Brasil.” (Luís Cláudio Villafafie G. Santos. O evangelho do Barão, 2012. Adaptado.) Considerando o excerto e conhecimentos sobre a incorporação do Acre ao território brasileiro, pode-se afirmar que (A) as populações dos territórios em disputa permaneceram alheias às pendências interestatais. (B) a área em litígio estava inexplorada na época do ponto de vista das atividades econômicas. (C) o governo republicano brasileiro procurou reproduzir a mesma eficácia da política externa da monarquia. (D) a questão restringiu-se às discussões entre os Estados republicanos da Bolívia e do Brasil. (E) as negociações ocorreram em meio a defesas de interes- ses nacionalistas dentro e fora do pais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?