A questão de como decorar as igrejas cristãs fez
reviver as discussões sobre o problema geral da imagem
e o seu uso na religião cristã. O Papa Gregório Magno,
que viveu no final do século VI, defendeu o seu uso, argu-
mentando que muitos membros da Igreja não sabiam ler
nem escrever e, que, para ensiná-los, essas imagens
eram úteis. Disse ele: “A pintura pode fazer pelos analfa-
betos o que a escrita faz pelos que sabem ler”.
(Ermest H. Gombrich. A história da arte, 1993. Adaptado.)
A decisão tomada pelo Papa Gregório Magno expressava
(A)
a adoção pelas pequenas comunidades cristas de
conteúdos politeístas e fetichistas das tribos germã-
nicas.
o empenho eclesiástico em se manter fiel às proi-
bições dos textos originais e fundamentadores do
monoteísmo.
a oposição do papado à preservação de qualquer ele-
mento cultural oriundo da tradição clássica romana.
o esforço de adaptação do catolicismo às condições
históricas caracterizadas pela derrocada do Império
Romano e pela formação dos reinos bárbaros.
a necessidade do cristianismo romano de combater a
expansão do movimento protestante na Europa.