Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ITA - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ITA- SP - 2014)Número Original: 39Código: 31069

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ITA 2014
Exibir texto da questão

Questão 39. O poema abaixo, sem título, é um haicai de Paulo Leminski lua à vista brilhavas assim sobre auschwitz? (Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987.) Neste texto, I. haconstraste entre a imagem natural e o fato histórico. IL o contraste entre “lua” e “auschwitz” provoca uma reação emotiva no sujeito lírico. II. o caráter interrogativo revela a perplexidade do sujeito lírico. Está(ão) cosreta(s) A() apenasTelL B() apenas Ie IIL C() apenas Ie IIL. D() apenas OL E() todas


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ITA- SP - 2014)Número Original: 37Código: 31071

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ITA 2014
Exibir texto da questão

Questão 37. O poema abaixo é de Cecília Meireles: Epigrama 8 Encostei-me em ti, sabendo bem que eras somente onda. Sabendo bem que eras nuvem, depus minha vida em ti. Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil, fiquei sem poder choras, quando caí É CORRETO afirmar que o texto A() contém uma expressão exagerada de dor e tristeza, decorrente do fim de um envolvimento amoroso. B() fala sobre o rompimento de duas pessoas, que, por já ser previsto, não causou dor no sujeito lírico. C() registra o término de um envolvimento afetivo superficial, pois os amantes não se entregaram totalmente. D() contém ambiguidade, pois, apesar de o sujeito lírico dizer que não chorou, o poema exprime tristeza. E() gasante que a forma mais aconselhável de lidar com as desilusões é estarmos de antemão preparados para ela.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ITA- SP - 2008)Número Original: 38Código: 6648

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ITA 2008
Exibir texto da questão

O poema ao lado. do poeta contemporâneo José Paulo Paes, se reporta à “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias. O texto de José Paulo Paes A() faz uma severa crítica ao nacionalismo romântico. exacerbado na “Canção do exílio”. B() mostra que cantar a pátria. tal como é idealizada na “Canção do exíli alienante. reduz de forma humorística a “Canção do exílio” a seus traços essenciais. reproduz todo o conteúdo da “Canção do exílio”. mostra que é impossível fazer novas versões da “Canção do exílio”. ", é algo moO Canção do exílio facilitada 1a? ah! sabia... (Em: Um por todos. São Paulo: Brasiliense, 1986.)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ITA- SP - 2010)Número Original: 36Código: 6453

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ITA 2010
Exibir texto da questão

Na obra Quaderna (1960). João Cabral de Melo Neto incluiu um conjunto de textos, intitulado “Poemas da cabra”. cujo tema é o papel desse animal no universo social e cultural nordestino. Um desses poemas é reproduzido ao lado: Acerca desse poema, NÃO se pode afirmar que: A() o poeta vê a cabra como um animal forte e que influencia outros seres que vivem em condições adversas. B() aquilo que a cabra parece ensinar aos demais seres é a resignação e a paciência diante da adversidade. C() a cabra oferece uma espécie de modelo comportamental para aqueles que precisam ser fortes para enfrentar uma vida dura. D() a cabra é um animal resistente ao meio hostil em que vive, assim como outros animais também o são. como o jumento. E() há no poema uma aproximação entre a cabra e o homem nordestino. pois ambos são fortes e resistentes. Um núcleo de cabra é visível por debaixo de muitas coisas. Com a natureza da cabra Outras aprendem sua crosta. Um núcleo de cabra é visível em certos atributos roucos que têm as coisas obrigadas a fazer de seu corpo couro. A fazer de seu couro sola. a armar-se em couraças, escamas: como se dá com certas coisas e muitas condições humanas. Os jumentos são animais que muito aprenderam da cabra. O nordestino. convivendo-a. fez-se de sua mesma casta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ITA- SP - 2011)Número Original: 37Código: 5670

Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ITA 2011
Exibir texto da questão

O poema ao lado. “Gioconda (Da Vinci)”. de Carlos Drummond de Andrade, refere-se a uma célebre tela renascentista: NÃO se pode afirmar que o poema O ardiloso sorriso alonga-se em silêncio para contemporâneos e pósteros ansiosos, em vão. por decifrá-lo. A() faz uso de metalinguagem num sentido amplo. pois é uma obra de arte que fala de outra. B() procura se inserir no debate que a tela Gioconda provoca desde a Nao há decifração. Há o sorriso. Renascença. C() mostra que são inúmeros os significados do sorriso da Gioconda. (Em: Farewell. Rio de Janeiro: Record, 1996) D() garante não haver razão alguma para a polêmica, como diz o último verso. E() ilustra a polissemia de obras de arte, inclusive do próprio poema.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?